Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Seminário discute criação de lei para Internet

    há 14 anos

    Brasília 14/05/2010 (MJ) - No seminário sobre o Marco Civil da Internet no Brasil, realizado pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), nesta quinta-feira (13) em Brasília, o ministro da Justiça Luiz Paulo Barreto defendeu a criação de uma lei para conferir segurança jurídica para quem utiliza a rede. Embora haja no país cerca de 70 milhões de internautas, não existe nenhuma regulamentação para a web no Brasil. O ministro afirmou ainda que "nenhuma legislação poderia tolher a internet no que ela é mais genuína: a liberdade, a livre discussão e a internacionalização de ideias e conteúdos".

    Com o objetivo de determinar regras mínimas e definir responsabilidades sobre o uso da rede, o Ministério da Justiça, por meio da Secretaria de Assuntos Legislativos, iniciou em 2009 um debate com a sociedade para a elaboração do Marco Civil da Internet -- uma proposta preliminar de lei brasileira para a web."Vamos poder contar, no Brasil, com uma espécie de constituição da Internet proposta a partir de um amplo debate nacional", disse o ministro.

    O endereço eletrônico www.culturadigital.br/marcocivil , que hospeda a minuta preliminar do Marco Civil da Internet, já teve mais de 35 mil acessos dede que foi disponibilizado, em 8 de abril deste ano. Para o secretário de Assuntos Legislativos, Felipe de Paula, que apresentou o Marco Civil da Internet no seminário a palavra final sobre o projeto será da sociedade. "Não há nenhum apego ao texto na forma em que está atualmente. Ele está exposto justamente para ser alterado e melhorado. O Marco Civil da Internet não é um projeto do governo, e sim de cada um de vocês", afirmou.

    A consulta aberta à sociedade segue até o dia 23 de maio. As contribuições serão incorporadas ao texto final do Marco Civil da Internet, que deve ser enviado para votação no Congresso Nacional até o final de junho.

    Por que regulamentar a Internet?

    A necessidade de se criar uma lei para a web foi reafirmada por outros painelistas do seminário sobre o Marco Civil da Internet. A diretora jurídica do Mercado Livre, Laura Fragomeni, argumentou que definir regras para a internet é preciso até mesmo para o desenvolvimento econômico do setor. "Estabelecer regras claras permite às empresas que já existem atuarem com segurança e proporciona um terreno fértil para novas empresas, blogueiros, e até mesmo novas iniciativas de comércio eletrônico surgirem e trabalharem em um ambiente mais definido", explica.

    "Os riscos, hoje, de se desenvolver um negócio na internet no Brasil são altíssimos", resume o diretor de políticas públicas e relações governamentais do Google, Ivo Correa. Para o representante do Google, é comum o receio à regulamentação da rede, mas estabelecer regras sobre o uso da internet é um benefício para todos.

    "Primeiro, o que vem à cabeça das pessoas é a imagem da censura. E não é descabido ter cuidado quando o assunto é regular a internet. Mas o governo pode sim regulamentar a web e de uma forma positiva", defende.

    Ivo Correa acredita que as legislações devem conferir "um mínimo necessário" de regulamentação, apenas para definir as regras básicas. Por essa razão, ele elogia a proposta do Ministério da Justiça. "Da maneira como está hoje, nenhum dos itens do Março Civil extrapola esse mínimo necessário de regulamentação".

    • Publicações7213
    • Seguidores624124
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações0
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/seminario-discute-criacao-de-lei-para-internet/2187325

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)