Página 5593 do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de 27 de Setembro de 2016

Superior Tribunal de Justiça
há 8 anos

relatoria, julgado em 3/6/2015. Na verdade, constitui-se aquele mandamus de remédio constitucional impetrado pelos demais corréus da mesma ação penal de que trata o mérito deste habeas corpus, conforme se extrai da ementa:

HABEAS CORPUS. TORTURA (ART. , II, § 4º, II, DA LEI N. 9.455/1997). WRIT SUBSTITUTIVO DE RECURSO ESPECIAL. FALTA DE CABIMENTO. VERIFICAÇÃO DE EVENTUAL COAÇÃO ILEGAL À LIBERDADE DE LOCOMOÇÃO. VIABILIDADE. ALEGAÇÕES DE INÉPCIA DA DENÚNCIA E ATIPICIDADE DA CONDUTA. FORMULAÇÃO APÓS A PROLAÇÃO DE SENTENÇA CONDENATÓRIA. INVIABILIDADE. ILEGALIDADE NO RECONHECIMENTO PESSOAL DOS ACUSADOS. DEBATE DO TEMA PELO TRIBUNAL A QUO. AUSÊNCIA. CONHECIMENTO PELO STJ. IMPOSSIBILIDADE. SUPRESSÃO DE INSTÂNCIA. INVESTIGAÇÕES REALIZADAS PELO MINISTÉRIO PÚBLICO. POSSIBILIDADE. AUSÊNCIA DE VEDAÇÃO LEGAL. ENTENDIMENTO PACIFICADO DO STF NO MESMO SENTIDO. COAÇÃO ILEGAL. AUSÊNCIA. ALEGAÇÃO NO SENTIDO DA POSSIBILIDADE DE APLICAÇÃO DA FICÇÃO JURÍDICA DO CRIME CONTINUADO. CRIME COMETIDO NAS MESMAS CIRCUNSTÂNCIAS DE TEMPO, LOCAL E MANEIRA DE EXECUÇÃO. DADOS CONSTANTES DOS AUTOS, DANDO CONTA DA UNIDADE DE DESÍGNIOS. CRIME COMETIDO MEDIANTE MOTIVAÇÃO ÚNICA. INTUITO DE "RESTABELECER A ORDEM E A DISCIPLINA NO ESTABELECIMENTO", BEM COMO "APLICAR UM CORRETIVO" AOS ADOLESCENTES. HIPÓTESE DE CRIME CONTINUADO QUALIFICADO (ART. 71, PARÁGRAFO ÚNICO, DO CP). DELITO DOLOSO, PRATICADO CONTRA VÍTIMAS DIFERENTES E MEDIANTE VIOLÊNCIA À PESSOA. APLICAÇÃO DA MAJORANTE NO MÁXIMO (TRIPLO), TENDO EM VISTA OS MOTIVOS E AS CIRCUNSTÂNCIAS DO CRIME, BEM COMO O FATO DE SE TRATAR DE TRINTA E TRÊS VÍTIMAS. CONCESSÃO DA ORDEM DE OFÍCIO, NESTE PONTO. CORRÉUS EM SITUAÇÃO FÁTICO-PROCESSUAL IDÊNTICA. EXTENSÃO DOS EFEITOS. VIABILIDADE (ART. 580 DO CPP).

1. Apesar de se ter solidificado o entendimento no sentido da impossibilidade de utilização do habeas corpus como substitutivo do recurso cabível, este Superior Tribunal analisa, com a devida atenção e caso a caso, a existência de coação manifesta à liberdade de locomoção, não tendo sido aplicado o referido entendimento de forma irrestrita, de modo a prejudicar eventual vítima de coação ilegal ou abuso de poder e convalidar ofensa à liberdade ambulatorial.

Figura representando 3 páginas da internet, com a principal contendo o logo do Jusbrasil

Crie uma conta para visualizar informações de diários oficiais

Criar conta

Já tem conta? Entrar