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Pg. 49. Poder Executivo. Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro DOERJ de 14/10/2010

Pág. 49. Poder Executivo. Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro (DOERJ) de 14 de Outubro de 2010

Página 49 Poder Executivo 14/10/2010DOERJ

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fora, dêixis. 7. Inglês escrito, falado e inglês das formas de comunicação digital.

Sugestões Bibliográficas:

CARTER, R. NUNAN, D. (eds.) Teaching English to Speakers of Other Languages. Cambridge. Cambridge University Press. 2001.

CARTER, R.; McCARTHY, M. Cambridge Grammar of English. Cambridge. Cambridge University Press. 2006.

DUDLEY- EVANS, T. English for Specific Purposes. In CARTER, R.; NUNAN, D. (eds.) Teaching English to Speakers of Other Languages. HAMMOND, J.; DEREWIANKA, B. Genre. In CARTER, R.; NUNAN, D. (eds.) Teaching English to Speakers of Other Languages.

HAMP-LYONS, L. English for academic purposes. In CARTER, R.; NUNAN, D. (eds.) Teaching English to Speakers of Other Languages. NUTTALL, C. Teaching Reading Skills in a Foreign Language. London: Heinemann. 1996. Parte 3.

RICHARDS, J., ROGERS, T., SWAN, M. Approaches and Methods in Language Teaching. Cambridge: Cambridge University Press. 2nd edition. 2001, capítulos1a5.

SINCLAIR, J. (ed.) Collins Cobuild English Grammar. London: Harper Collins. 1990.

THORNBURY, S. How to teach vocabulary. London: Pearson. 2002. PSICOLOGIA - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

O campo da Psicologia: história, fundamentos, teorias e técnicas. Desenvolvimento, Aprendizagem e Memória. Linguagem e Pensamento. Motivação e Emoção. Personalidade. Psicanálise. Psicologia e Educação. Psicologia e Organizações. Legislação Profissional.

Sugestões Bibliográficas:

ÁRIES, P. História Social da criança e da Família. Rio de Janeiro: LTC, 2006.

CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. Código de ética profissional do psicólogo.

DAVIDOFF, L. Introdução à Psicologia. São Paulo: Pearson Makron Books, 2001.

DOLTO, F. Os caminhos da educação. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

DUFOUR, D. R. A arte de reduzir as cabeças. Sobre a nova servidão na sociedade ultraliberal. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2005. FOUCAULT, M. "A Psicologia de 1850 a 1950", in Problematização do sujeito: psicologia, psiquiatria e psicanálise. Coleção Ditos & Escritos. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.

FREUD, S. (1905) Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, vol. VII. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

__________. (1912) A dinâmica da transferência. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, vol. XII. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

__________. (1915 [1914]) Observações sobre o amor transferencial: novas recomendações sobre a técnica da psicanálise III. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, vol. XII. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

__________. (1921) Psicologia de grupo e análise do ego. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, vol. XVIII. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

__________. (1930 [1929]) Mal-estar na civilização. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, vol. XXI. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

GARDNER, H. Inteligências múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

GOFFMAN, E. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

LAJONQUIÈRE, L. De Piaget à Freud: para repensar as aprendizagens. Petrópolis: Vozes, 1998.

MOURA, M. L. S. & CORREA, J. Estudo psicológico do pensamento: de W. Wundt a uma ciência da cognição. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1997.

PENNA, A. G. História da idéias psicológicas. Rio de Janeiro: Imago, 1991.

___________. Introdução à aprendizagem e memória. Rio de Janeiro: Imago, 2001.

___________. Introdução à psicologia da linguagem e do pensamento. Rio de Janeiro: Imago, 2003.

___________. Introdução à psicologia do século XX. Rio de Janeiro: Imago, 2004.

PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.

_________. Epistemologia Genética. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

RAPPAPORT, C. R. Psicologia do Desenvolvimento, Volume 1. Teorias do desenvolvimento, conceitos fundamentais. São Paulo: EPU, 2007. Resolução CFP nº 001/1999 - Normas de atuação para os psicólogos em relação à questão da orientação sexual.

Resolução CFP nº 018/2002 - Normas de atuação para os psicólogos em relação ao preconceitoeàdiscriminação racial.

Resolução CFP nº 007/2003 - Manual de elaboração de documentos escritos produzidos pelo psicólogo, decorrentes da avaliação psicológica.

SENNETT, R. A cultura do novo capitalismo. São Paulo: Record, 2006.

VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

______________. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

W I N N I C O T T ,D .Ob r i n c a rear e a l i dade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.

_____________. A criança e o seu mundo. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

ZANELLI, C. J. & BORGES-ANDRADE, J. E. & BASTOS. A. V. Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed, 2004.

QUÍMICA - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Programa: Estrutura atômica. Classificação periódica dos elementos. Ligações interatômicas e intermoleculares. Estequiometria. Gases. Teorias ácido-base. Funções da química inorgânica: classificação, nomenclatura e reações. Compostos de coordenação ou complexos de metais de transição. Funções da Química Orgânica. Efeitos eletrônicos. Aromaticidade. Ácidos e bases em química orgânica. Estereoquímica. Análise conformacional. Reações da Química Orgânica: via radicais livres, substituição nucleofílica, substituição eletrofílica, eliminação, adição eletrofílica, adição nucleofílica, oxidação e redução. Reações de Precipitação. Reações de Complexação. Titulometria. Volumetria. Gravimetria. Espectrometria de absorção molecular no UV/VIS. Espectrometria de fluorescência e fosforescência molecular. Espectrometria de absorção molecular no infravermelho. Espectrometria da absorção atômica. Espectrometria de emissão atômica. Espectrometria de massas com plasma indutivamente acoplado. Métodos cromatográficos. Ecossistemas. Ciclos bioegoquímicos. Poluição das águas. Poluição atmosférica. Poluição por resíduos sólidos. Poluição dos solos. Sugestões Bibliográficas:

KOTZ, J. C.; TREICHEL, Jr. P. Química e reações Químicas. Vol. 1 e 2. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos.

BRADY, J. E.; HUMISTON, G. E. Química Geral. Vol. 1 e 2. R. J. : Livros Técnicos e Científicos.

RUSSEL, J. B. Química Geral. Vol. 1 e 2. São Paulo: McGraw-Hill. MASTERTON, W. L.; SLOWINSKI, E. J. Química Geral Superior. Rio de Janeiro: Ed.Guanabara Dois.

ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de Química. Porto Alegre: Bookman.

LEE, J. D. Química Inorgânica. Edgard Blucher, São Paulo.

MORRISON, R.; BOYD, R. Química orgânica. 13. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

ALLINGER, N. L. et al. Química orgânica. 2. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos.

SOLOMONS, T. W. G.; FRYHLE, C. Química orgânica. 8. ed. R. J. : Livros Técnicos e Científicos.

McMURRY, J. Química orgânica. 4. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos.

SKOOG, D.A. et al. Fundamentos de Química Analítica. São Paulo. Thomson.

SKOOG, D.A. et al. Princípios de Análise Instrumental. São Paulo: Bookman Artmed Bookman.

BAIRD, C. Química Ambiental. Bookman. São Paulo.

BRAGA, B. et al. Introdução à Engenharia Ambiental. Prentice Hall. ROCHA, J.C. et al. Introdução à Química Ambiental. Bookman.

SOCIOLOGIA - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Fundamentos teóricos de conteúdo e de metodologia das ciências sociais. Etapas do pensamento sociológico. Filosofia, teoria política e antropologia cultural. Conceitos principais: sociedade, individuo e Estado; trabalho e poder; o público e o privado; democracia, cidadania e globalização; mercado e consumo; informática e tecnologia; educação; configurações institucionais. Modernidade e pós-modernidade. Teoria social hoje: a crise de paradigmas. Capitalismo, socialismo e comunismo. Situação histórico-social do século XX. Identidade nacional. Sociologia no Brasil: a formação nacional, a culturaeahistória.

Sugestões Bibliográficas:

ARENDT, Hannah. A condição humana. Tradução de Roberto Raposo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1999.

ARON, Raymond. As etapas do pensamento sociológico. Tradução de Sérgio Bath. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Tradução de Mauro Gama, Cláudia Martinelli Gama, Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998.

BOBBIO, Norberto. A teoria das formas de governo. Tradução de Sérgio Bath. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2000.

CANCLINI, Néstor García. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1999.

DURKHEIM, Emile. Educação e Sociologia. Tradução de Lourenço Filho. São Paulo: Edições Melhoramentos, s/d.

FREYRE, Gilberto. Casa-grande e senzala. São Paulo: Global, 2005. FRIDMAN, Luiz Carlos. Vertigens pós-modernas: configurações institucionais contemporâneas. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.

GIDDENS, Anthony. A terceira via: reflexões sobre o impasse político atual e o futuro da social-democracia. Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Record, 1999.

GIDDENS, Anthony, TURNER, Jonathan (Orgs.). Teoria social hoje. Tradução de Gilson César Cardoso de Sousa. São Paulo: Editora UNESP, 1999.

HADDAD, Fernando (Org.). Desorganizando o consenso: 9 entrevistas com intelectuais dissidentes. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

HELLER, Agnes… [et al]. A crise dos paradigmas em ciências sociais e os desafios para o século XXI. Rio de Janeiro: Contraponto, 1999. HOLANDA, Sergio Buarque de. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

KONDER, Leandro. Filosofia e educação: de Sócrates a Habermas. R. J. : Forma & Ação, 2006.

MARX, O capital: edição resumida. Tradução de Ronaldo Alves Schmidt. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1967.

MILLS, C. Wright. Poder e política. Tradução de Waltensir Dutra. R. J. : Zahar Editores, 1965.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez, 1999.

SOARES, Luiz Eduardo. Os dois corpos do presidente e outros ensaios. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1993.

TOCQUEVILLE, Alexis de. A democracia na América: leis e costumes. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

VELHO, Gilberto. Individualismo e cultura. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1999.

WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. Tradução de M. Irene de Q. F. Szmrecsänyi e Tamás J. M. K. Szmrecsänyi. São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1967.

2. CARGO: PROFESSOR FAETEC I - EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO ESPECIAL

PORTUGUÊS (para todas as disciplinas)

Compreensão e interpretação de texto. Modos de organização textual: descrição, narração e dissertação/argumentação. Coerência e coesão textual. Intertextualidade. Polifonia. Níveis de linguagem. Uso e adequação da língua à situação de comunicação. Discurso direto e indireto. Adequação vocabular. Prosódia e semântica: denotação, conotação e ambiguidade. Polissemia. Homonímia, sinonímia, antonímia e paronímia. Ortoepia e prosódia. A norma culta. Sistema ortográfico vigente. Relação grafema/fonema. Acentuação gráfica e sinais diacríticos. Pontuação. Estrutura e formação das palavras. Classes de palavras. Emprego das classes gramaticais. Colocação de pronomes átonos. Flexão nominal e flexão verbal. Verbos regulares, irregulares, defectivos e anômalos; vozes verbais, locuções verbais e tempos compostos. Termos da oração. Processos de coordenação e subordinação (valores sintáticos e semânticos). Regência nominal e verbal. Crase. Concordância nominal e verbal.

Sugestões Bibliográficas:

ABREU, Antônio Suárez: Curso de redação.11 ed. São Paulo: Ática, 2001.

BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37 ed.Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 2000.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira: 2000.

GARCIA, Othon Moacir. Comunicação em prosa moderna.19 ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2000.

PLATÃO & FIORIN. Lições de texto: leitura e redação. 4 ed. São Paulo: Ática, 2000. PLATÃO & FIORIN. Para entender o texto: leitura e redação. 4 ed. São Paulo: Ática, 1990.

SACCONI, Luiz Antonio. Nossa gramática.15 ed. São Paulo: Atual Editora, 1999.

CONCIMENTOS PEDAGÓGICOS (para todas as disciplinas)

Aspectos Filosóficos da Educação - o pensamento pedagógico moderno: iluminista, positivista, socialista, escolanovista, fenomenológicoexistencialista, antiautoritário, crítico. Tendências atuais:liberais e progressistas. O pensamento pedagógico brasileiro: correntes e tendências na prática escolar. Aspectos Sociológicos da Educação - as bases sociológicas da Educação, a Educação como processo social, as instituições sociais básicas, educação para o controle e para a transformação social, cultura e organização social, desigualdades sociais, a relação escola / família / comunidade. Educação e Sociedade no Brasil. Aspectos Psicológicos da Educação - a relação desenvolvimento / aprendizagem: diferentes abordagens, a relação pensamento / linguagem - a formação de conceitos, crescimento e desenvolvimento: o biológico, o psicológico e o social. O desenvolvimento cognitivo e afetivo. Aspectos do Cotidiano Escolar - a formação do professor; a avaliação como processo, a relação professor / aluno; a função social do ensino: os objetivos educacionais, os conteúdos de aprendizagem; as relações interativas em sala de aula: o papel dos professores e dos alunos; a organização social da classe; os direitos da criança e do adolescente; a sala de aula e sua pluralidade; Diretrizes, Parâmetros, Medidas e Dispositivos Legais para a Educação - A LDB atual, o Estatuto da Criança e do Adolescente, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, as Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental.

Sugestões Bibliográficas:

CANDAU, Vera Maria (org.). Magistério: Construção Cotidiana. 6ª ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

DAVIS, Claudia; OLIVEIRA, Zilma. Psicologia da educação. São Paulo : Cortez, 1990.

DEL-CAMPO, Eduardo Roberto; OLIVEIRA, Thales Cezar. Estatuto da Criança e do Adolescente: Provas e Concursos. São Paulo: Atlas, 2007.

FONTANA, Roseli; CRUZ, Nazaré. Psicologia e Trabalho Pedagógico. Atual, 1997.

GADOTTTI, Moacir. História das Idéias Pedagógicas. São Paulo : Ática, 1999.

GADOTTTI, Moacir. Pensamento Pedagógico Brasileiro. São Paulo : Ática, 2004.

GOMES, Cândido Alberto. A Educação em Novas Perspectivas Sociológicas. São Paulo: EPU, 2005,

HOFFMANN, Jussara. Avaliação: Mito e Desafio. Porto Alegre: Mediação, 2002.

LEI FEDERAL nº 9394/1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educacao Nacional.

LUCKESI, Cipriano. Filosofia da educação. São Paulo : Cortez, 2002. MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio. Brasília, 1996 / 2000.

PARECER CNE/CEB 04/98. Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental.

PARECER CNE/CEB 15/98. Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio.

PILETTI, Nelson. Sociologia da Educação. São Paulo: Ática, 2006.

TOSCANO, Moema. Introdução à Sociologia Educacional. 13ª ed.Petrópolis: Vozes: 2008.

ZABALA, Antoni. A Prática Educativa - como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

ARTES - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Os Parâmetros Curriculares Nacionais e o ensino de Artes Visuais e Teatro. A Arte na educação escolar: procedimentos pedagógicos (objetivos, conteúdos, métodos e avaliação). A história da Arte Brasileira e Universal: manifestações artísticas de diferentes épocas, principais características e artistas representantes. Os elementos das Artes Visuais e suas relações compositivas. História do Teatro através dos tempos; percurso histórico de diferentes concepções teatrais.

1. O ENSINO DE ARTE: Fundamentos históricos, filosóficos e pedagógicos do ensino de Artes Visuais e Teatro. Procedimentos pedagógicos em Artes Visuais e Teatro: objetivos, conteúdos, métodos e avaliação. 2. HISTÓRIA DA ARTE UNIVERSAL E BRASILEIRA: da préhistória à contemporaneidade. Artes Visuais: principais manifestações artísticas, características das tendências e artistas representantes. Teatro: encenação teatral; conceito e percurso histórico de diferentes concepções teatrais e propostas contemporâneas. Características das tendências e artistas representantes. 3. ARTE, TECNOLOGIA E CULTURA: Manifestações artístico-culturais populares. Revolução tecnológica e novas formas de arte. A fruição estética e a atitude crítica em arte. 4. ARTE E FILOSOFIA: Teorias da arte. A questão estética: arte e verdade; o destino da arte; expressão e imaginação.

Sugestões Bibliográficas:

BOAL, Augusto. Teatro do Oprimido. Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 1991.

FERRAZ, Maria Heloísa C. de T. e FUZARI, Maria F. Rezende. Metodologia do ensino da arte: fundamentos e proposições. 2.ed. rev. e ampl. São Paulo: Cortez, 2009.

FUZARI, Maria F. Resende e Ferraz, Maria Heloísa. Arte na Educação Escolar. S. P.: Cortez, 1990.

GARCEZ, Lucília e Oliveira, Jô. Explicando a Arte Brasileira. Rio de Janeiro: Ediouro. 2003.

GASSNER, John. Mestres do teatro I e II. São Paulo: Perspectiva. MARTINS, Miriam Celeste, Gisa Picosque, M. Terezinha Guerra. Didática do Ensino da Arte - A Língua do Mundo. Poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998.

MAGALDI, Sábato. Panorama do teatro brasileiro. São Paulo: Difusão Européia do Livro, INACEM.

Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs): Arte/ Secretaria de Educação Fundamental- Brasília: MEC/SEF, 1997.

PROENÇA, Graça. História da Arte. Rio de Janeiro: 1995.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Ed. Perspectiva,1979.

BARBOSA, Ana Mae (org.), Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002. O ensino da arte: memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2008. Teoria e prática da Educação Artística. São Paulo: Cultrix.

BOAL, Augusto, Teatro do oprimido. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.

CAUQUELIN, Anne. Teorias da Arte. São Paulo: Martins, 2005.

COSTA, Cristina, Questões de arte: O belo, a percepção estética e o fazer artístico. São Paulo: Moderna, 2004.

DOMINGUES, Diana (org), A arte no século XXI: a humanização das tecnologias. São Paulo. Fundação Editora da UNESP. 1997.

FERRAZ, Maria Heloísa C. de T. e FUZARI, Maria F. Rezende. Metodologia do ensino da arte: fundamentos e proposições. 2.ed. rev. e ampl. São Paulo: Cortez, 2009.

FUZARI, Maria F. Resende e Ferraz, Maria Heloísa. Arte na Educação Escolar. S. P. : Cortez,1990.

GASSNER, John. Mestres do teatro I e II. São Paulo: Perspectiva. LACOSTE, Jean. A filosofia da arte. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1986.

MAGALDI, Sábato. Panorama do teatro brasileiro. São Paulo: Difusão Européia do Livro, INACEM.

MARTINS, Miriam Celeste, Gisa Picosque, M. Terezinha Guerra. Didática do ensino da Arte - A língua do mundo. Poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD. 1998.

Ministério da Educação, Parâmetros Curriculares Nacionais. Arte/ Secretaria de Educação Fundamental - Brasília: MEC/SEF, 1997.

PROENÇA, Graça. História da Arte. São Paulo: Ática, 1995.

ROUBINE, Jean Jaques. A linguagem da encenação teatral. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 1979.

STRICKLAND, Carol, Arte comentada: da pré-história ao pós moderno - tradução Angela Lobo de Andrade. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004. BIOLOGIA - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Organização dos Seres Vivos: Teoria celular. Composição química da célula (elementos químicos mais freqüentes, as biomoléculas). Células procariotas / células eucariotas. A Organização Celular: A membrana celular (constituição, transporte de substâncias). O citoplasma (constituição, morfologia e fisiologia das organelas, fotossíntese, respiração e fermentação). O núcleo (a organização dos componentes). O ciclo celular (mitose, meiose). A natureza do material genético (estrutura do DNA, replicação do DNA, transcrição de RNA, síntese de proteínas). Histologia Animal e Vegetal: Tecidos animais (epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso). Tecidos vegetais (condutores e meristemáticos). Seres Vivos: Classificação. Nomenclatura. Reinos. Vírus. Parasitoses (doenças humanas). Anatomia e Fisiologia Animal Comparada: Grandes funções vitais. Estratégias adaptativas a diferentes ambientes. Hereditariedade: Reprodução humana. Gametogênese. Embriologia e histogênese. Genética: Os trabalhos de Mendel (1ª e 2ª Lei de Mendel). Probabilidade aplicada à genética. Genealogias. Polialelia e grupos sangüíneos (ABO, Rh). Gens letais. Interação gênica e herança quantitativa. Ligação gênica. Cromossomos sexuais e herança. Anomalias genéticas. Ecologia: Estudos das comunidades. Fluxo de matéria e energia (cadeias e teias alimentares, ciclos biogeoquímicos). Interação entre os seres vivos na comunidade. Estudos das populações (densidade populacional, potencial biótico, resistência do meio). Agressões à biosfera (poluição, inversão térmica, efeito estufa, chuvas ácidas, camada de ozônio, eutrofização). Evolução: Origem da vida. Teorias evolutivas. Mecanismos de especiação. Evidências da evolução. Genética de populações. Evolução humana.

Sugestões Bibliográficas:

AMABIS, José Mariano e MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia. Vols 1, 2 e 3. Ed. Moderna, 2005.

FAVARETTO, José Arnaldo e MERCADANTE, Clarinda. Biologia. Vol. Único. Ed. Moderna, 2005.

FROTA-PESSOA, Oswaldo. Biologia. Vols 1, 2 e 3. Ed. Ática, 2005. GAINOTTI,Alba e MODELLI,Alessandra. Biologia para o ensino médio. Vol. Único. Ed.Scipione, 2002.

JÚNIOR, César da Silva e SASSON, Sezar. Biologia. Vols. 1, 2 e 3. Ed. Saraiva, 2005.

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