Carregando...
JusBrasil - Diários
24 de julho de 2014
Pg. 37. Poder Executivo. Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro DOERJ de 12/11/2012

Pág. 37. Poder Executivo. Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro (DOERJ) de 12 de Novembro de 2012

Página 37 Poder Executivo 12/11/2012DOERJ

Publicado por Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro (extraído pelo JusBrasil) - 1 ano atrás

g) Ficará a cargo da Diretoria Geral de Saúde a realização da revisão médica nos candidatos aprovados no exame intelectual.

h) O CRSP estará encarregado da correção dos cartões resposta.

ANEXO A - RELAÇÃO DE ASSUNTOS DO EXAME INTELECTUAL

EDITAL 2013

PARA O 4º ANO

1) LÍNGUA PORTUGUESA - Fonema e letra; Encontro vocálico; Encontro Consonantal; Dígrafo; Sílaba tônica; Sinônimo e antônimo; Variedades da língua; Substantivo: simples e composto; Preposição; Adjetivo e locução adjetiva; Pessoas gramaticais e pronome pessoal; Pronome de tratamento; Concordância: substantivo e verbo; Tempos verbais: presente, passado e futuro; Ortografia: letras C e S com o mesmo som, G, J, C, Ç, SC, SÇ, XC, S, Z, X com som de Z. Terminações: OSO, OSA, EZ, EZA, AM, ÃO. SUGESTÃO BIBLIOGRÁFICA: Português projeto Buriti - Editora Moderna - 3º ano.

2) MATEMÁTICA; Números naturais; Ordem crescente e ordem decrescente; Números ; ordinais; Números pares e ímpares; Tabuadas de2à9;Sistemadenumeração romano; Sistema de numeração decimal; Ordens e classes; Adição e subtração com números; naturais; Ideias de adição; Ideias de subtração; As propriedades da adição; Adição e subtração sem reagrupamento; Adição e subtração com reagrupamento; Multiplicação e divisão com números naturais; Ideias da multiplicação e da divisão; Multiplicação por um só número algarismos sem reagrupamento; Multiplicação com mais de dois fatores; Multiplicação por um número de um só algarismo com reagrupamento; Divisão exata: quociente com dois algarismos; Divisão exata: dividindo centenas, dezenas e unidades; Operações com números naturais; Adição e subtração; Multiplicação e divisão; Medidas no dia a dia; Medindo o tempo; O calendário; Medindo o comprimento; Usando a régua; Medindo a capacidade; Medindo a massa; O grama; A hora e minuto; Sólidos geométricos; Linhas retas e linhas curvas; Polígonos; Vista de frente, de lado e de cima; Simetria - SUGESTÃO BIBLIOGRÁFICA; Matemática - Aprendendo Sempre. Luiz Roberto Dante - 3º Ano. Editora Ática; Matemática - Pode Contar Comigo. José Roberto Bonjorno e Regina Azenha - 3º Ano. Editora FTD. Matemática - Caderno do Futuro. 2ª Série. Editora IBEP. Matemática - Eu Gosto. Célia Passos e Zeneide Silva. 2ª Série/3º Ano. Editora IBEP. Dante, Luiz Roberto. Aprendendo Sempre: Matemática, 3º Ano / Luiz Roberto Dante. São Paulo: Ática, 2008 (Aprendendo Sempre). Bonjorno, José Roberto. Matemática: Pode Contar Comigo, 3º Ano / José Roberto Bonjorno, Regina de Fátima Souza Azenha Bonjorno. - São Paulo: FTD, 2008 (Coleção Pode Contar Comigo). Passos, Célia. Caderno do Futuro - Matemática - 2ª Série: ensino fundamental / Célia Passos, Zeneide Silva - São Paulo: IBEP, 2006. Passos, Célia. Matemática: Célia Passos, Zeneide Silva - São Paulo: IBEP, 2006. (Coleção Novo Eu Gosto) 2ª série/3º Ano.

PARA O 5º ANO

1) LÍNGUA PORTUGUESA: Compreensão textual; Sílaba; Classificação das palavras quanto ao número de sílabas; Classificação das palavras quanto à posição da sílaba tônica; Encontro Vocálico; Encontro Consonantal; Dígrafo; Sinais de Pontuação; Acentuação gráfica; Frase; Sinônimo; Antônimo; CLASSE GRAMATICAL: Substantivo; Adjetivo; Artigo; Numeral; Pronome; Verbo. ORTOGRAFIA: Emprego das palavras mal e mau; Uso das letras l e u em final de sílaba; Uso de palavras escritas com j e g; Uso de palavras escritas com s, ch, x, e z; Uso dos porquês; Uso das palavras obrigado, mesmo, próprio- SUGESTÃO BIBLIOGRÁFICA: Noronha, Maria Eduarda. Estudando a nossa língua - Gramática e Ortografia, 4º ano: Ensino Fundamental, -Ed. Construir; Prado, Angélica. Projeto Prosa: Língua Portuguesa, 4º ano: Ensino Fundamental, - 2. ed. - São Paulo : Saraiva, 2008; Vasconcelos, Adson. Aprender Juntos Português, 4º ano: Ensino Fundamental, - 2. ed. - São Paulo : Edições Sm, 2008. Miranda, Cláudia. Pensar e Viver: Língua Portuguesa, 4º ano: Ensino Fundamental, 3º ed. - São Paulo: Ática, 2008. Carpaneda, Isabella Pessoa de Melo. Porta Aberta: Língua Portuguesa, 4º ano. 1. ed. - São Paulo : FTD, 2011. Cipriano, Lucia Helena Ribeiro. Linhas & Entrelinhas: Língua Portuguesa: 4º ano, - 4. ed. - Curitiba: Positivo, 2011. Campedelli, Samira - [et al.]. Hoje é dia de português: 4º ano. - Curitiba: Ed. Positivo; 2007. 2) MATEMÁTICA: Números naturais. Ordem crescente e ordem decrescente. Números ordinais. Números pares e ímpares. Números primos. Sistema de numeração romano. Sistema de numeração decimal - Ordens e classes. Adição e subtração com números naturais. Idéias de adição. Idéias de subtração. As propriedades da adição. Adição e subtração. Multiplicação e divisão com números naturais. Idéias da multiplicação e da divisão. Multiplicação e divisão por 10, 100, 1000. Propriedades da multiplicação. Multiplicação com fatores de dois ou mais algarismos. Divisor maior que 10. Operações com números naturais. Adição e subtração. Multiplicação e divisão. Expressões numéricas. Adição e subtração. Multiplicação e divisão. Múltiplos e divisores. Números fracionários. Frações. Frações equivalentes. Comparação de frações. Simplificação de frações. Frações de uma quantidade. Adição e subtração de frações. Números decimais. Décimos, centésimos e milésimos. Representação decimal. Sistema monetário. Adição e subtração. Multiplicação e divisão. Medidas de tempo. O ano, o mês, a semana e o dia. A hora, o minuto e o segundo. Medidas de comprimento e superfície. Medidas de comprimento. Área de uma superfície. Perímetro. Medidas de massa. Medidas de capacidade. Sólidos geométricos. Poliedros e corpos redondos. Prismas e pirâmides. Polígonos e ângulos. Segmento de reta. Reta e semirreta. Retas paralelas e concorrentes. Retas perpendiculares. Ângulos reto, agudo e obtuso. Polígonos. Perímetro. Área de uma superfície - SUGESTÃO BIBLIOGRÁFICA Matemática - Aprendendo Sempre. Luiz Roberto Dante - 4º Ano. Editora Ática. Matemática - Pode Contar Comigo. José Roberto Bonjorno e Regina Azenha - 4º Ano. Editora FTD. Matemática - Caderno do Futuro. 3ª Série. Editora IBEP. Matemática -Eu Gosto. Célia Passos e Zeneide Silva. 3ª Série/4º Ano. Editora IBEP. Dante, Luiz Roberto. Aprendendo Sempre: Matemática, 4º Ano/Luiz Roberto Dante. São Paulo: Ática, 2008 (Aprendendo Sempre). Bonjorno, José Roberto. Matemática: Pode Contar Comigo, 4º Ano/José Roberto Bonjorno, Regina de Fátima Souza Azenha Bonjorno. - São Paulo: FTD, 2008 (Coleção Pode Contar Comigo). Passos, Célia. Caderno do Futuro - Matemática - 3ª Série: ensino fundamental / Célia Passos, Zeneide Silva - São Paulo: IBEP, 2006. Passos, Célia. Matemática: Célia Passos, Zeneide Silva - São Paulo: IBEP, 2006. (Coleção Novo Eu Gosto).

PARA O 6º ANO.

1) LÍNGUA PORTUGUESA: Compreensão textual. Sílaba. Classificação das palavras quanto ao número de sílabas. Classificação das palavras quanto à posição da sílaba tônica. Encontro Vocálico. Encontro Consonantal. Dígrafo. Sinais de Pontuação e expressividade. Acentuação gráfica. Frase. Denotação e Conotação. Polissemia. Concordância nominal. Concordância verbal. CLASSE GRAMATICAL: Substantivo. Adjetivo. Numeral. Artigo. Pronome. Verbo. Advérbio. Preposição. Conjunção. Interjeição. ORTOGRAFIA: Uso dos porquês. Uso das palavras obrigado, mesmo, próprio. Uso das palavras atrás, traz e trás. Emprego de há e a. Uso das palavras a gente e agente. Emprego das palavras mas e mais. Emprego das palavras onde e aonde. Emprego das palavras mal e mau - SUGESTÃO BIBLIOGRÁFICA: Noronha, Maria Eduarda. Estudando a nossa língua - Gramática e Ortografia, 5º ano: Ensino Fundamental, - Ed. Construir. Prado, Angélica. Projeto Prosa: Língua Portuguesa, 5º ano : Ensino Fundamental, - 2. ed. - São Paulo: Saraiva, 2008. Vasconcelos, Adson. Aprender Juntos Português, 5º ano: Ensino Fundamental, - 2. ed. - São Paulo : Edições Sm, 2008. Miranda, Cláudia. Pensar e Viver : Língua Portuguesa, 5º ano : Ensino Fundamental, - 3º ed. - São Paulo : Ática, 2008. Carpaneda, Isabella Pessoa de Melo. Porta Aberta : Língua Portuguesa, 5º ano. 1. ed. - São Paulo : FTD, 2011. Cipriano, Lucia Helena Ribeiro. Linhas & Entrelinhas : Língua Portuguesa : 5º ano, - 4. ed. -Curitiba : Positivo, 2011. Campedelli, Samira - [et al.]. Hoje é dia de português: 5º ano. - Curitiba : Ed. Positivo ; 2007. 2) MATEMÁTICA: Sistema de numeração Decimal. Números naturais. Classes das unidades e classes dos milhares. Classe dos milhões. Adição e subtração com números naturais. Adição / Subtração. Propriedades da adição e subtração. Expressões numéricas com adições e subtrações. Multiplicação e divisão com números naturais. Ideias de multiplicação. Propriedades de multiplicação. Multiplicação comum dos fatores menor que 10 e com fatores maiores que 10. Idéias de divisão. Divisão com divisor maior que 10. Expressões numéricas envolvendo as quatro operações. Múltiplos e divisores. Múltiplos de um número. Mínimo múltiplo comum. Divisores de um número. Regras de divisibilidade. Máximo divisor comum

GEOMETRIA: Segmento de reta e reta. Retas paralelas e concorrentes. Ângulos. Retas perpendiculares. Polígonos. Quadriláteros. Circunferência e círculo. NÚMEROS FRACIONÁRIOS: Representação e leitura de um número fracionário. Fração de uma quantidade. Frações equivalentes. Comparando número fracionário. Adição e subtração com frações do mesmo denominador. Adição e subtração com frações de denominadores diferentes. Multiplicação de um número natural por um número fracionário. Divisão de um número fracionário por um número natural. NÚMEROS DECIMAIS: Décimos, centésimos, milésimos. Adição e subtração com números decimais. Multiplicação de número natural por número decimal. Divisão de número natural por outro menor ou maior. Porcentagem. UNIDADES DE MEDIDA: Medidas de comprimento. Medidas de superfície. Medidas de volume. Unidades de medidas de volume. Unidades de medidas de capacidade. Medidas de massa. SUGESTÃO BIBLIOGRÁFICA: Matemática - Pode contar comigo. José Roberto Bonjorno e Regina Azenha - 5º ano - Edição renovada - FTD. Matemática- Fazendo e compreendendo Matemática. Lúcilia Bechara Sanches, ManhúciaPerelberg Liberman e Regina Lúcia da Motta Wey 5º ano - Ed. Saraiva. Matemática - Aprendendo Sempre. Luis Roberto Dante - 5º ano. Ed. Ática.

PARA O 7º ANO.

1. LÍNGUA PORTUGUESA: Conhecimento Textual (texto ficcional e não ficcional):

- leitura, interpretação e análise de textos - Leitura, interpretação e análise dos significados presentes num texto e relacionamento destes com o universo em que ele foi produzido..intertextualidade;. estruturas textuais: semelhanças e diferenças de organização. Fonética, ortografia e pontuação: letra/fonema; dígrafos; encontro consonantal e encontros vocálicos; correta escrita das palavras da língua portuguesa: ortografia uso do c, “ç”, “ch”, g, j, s, “sc”, “ss”, x e z; acentuação gráfica (monossílabos, oxítonas, paroxítonas, proparoxítonas, ditongos e hiatos);.partição silábica; emprego dos sinais básicos de pontuação; Iniciais maiúsculas. Morfologia: estrutura e formação das palavras; classes de palavras: substantivo (flexão e derivação), artigo, adjetivo (flexão e derivação), numeral, pronome, verbos regulares, advérbio, preposição, conjunção, interjeição. Semântica: uso de onomatopéias; grafia e sentido de MAL/MAU; grafia e sentido de HÁ/A; grafia e sentido de MAS /MAIS; sinônimos e antônimos e sua função no texto. SUGESTÃO BIBLIOGRÁFICA: CEREJA, William Roberto. Português: linguagens, 6ª série: língua portuguesa/ William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães. - 4ª ed. - São Paulo: Atual, 2006. TERRA, Ernani. Curso Prático de Gramática. 5ª edição. São Paulo: Scipione, 2007. CUNHA, Celso e CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 3ª edição, revista. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008. FERREIRA, Mauro. Aprender e Praticar Gramática. Edição Renovada. São Paulo: FTD, 2003. 2) MATEMÁTICA: Números naturais; Operações fundamentais com números naturais. Potenciação, raiz quadrada e expressões numéricas. Divisores e múltiplos de números naturais; Números Primos;

- mmc e mdc. Frações e Porcentagens; Idéias associadas à fração; Frações Equivalentes;

Operações com frações; Porcentagens. Números decimais; Décimos, centésimos e milésimos nos números decimais; Operações com números decimais; Porcentagem na forma de número decimal. GEOMETRIA: Ângulos; Polígonos; Circunferências; Grandezas e Medidas; A idéia de medida e algumas grandezas; Medida de tempo; Unidades padronizadas de medidas; Perímetro; Áreas; Volume - SUGESTÃO BIBLIOGRÁFICA: Praticando Matemática (coleção atualizada) - Autor: ANDRINI, Álvaro e VASCONCELLOS, Maria José - Editora Brasil; Tudo é Matemática - Autor: DANTE, Luiz Roberto - Editora Ática.

PARA O 8º ANO.

1) LÍNGUA PORTUGUESA: Conhecimento Textual (texto ficcional e não ficcional):

- leitura, interpretação e análise de textos - Leitura, interpretação e análise dos significados presentes num texto e relacionamento destes com o universo em que ele foi produzido. intertextualidade; estruturas textuais: semelhanças e diferenças de organização; os tipos de discurso (direto, indireto e indireto livre); elementos da narrativa. Fonética, ortografia e pontuação: letra/fonema; dígrafos;

-encontro consonantal e encontros vocálicos; correta escrita das palavras da língua portuguesa: ortografia uso do c, “ç”, “ch”, g, j, s, “sc”, “ss”, x e z; acentuação gráfica (monossílabos, oxítonas, paroxítonas, proparoxítonas, ditongos e hiatos); partição silábica; emprego dos sinais de pontuação; Iniciais maiúsculas. Morfologia: estrutura e formação das palavras; classes de palavras: substantivo (flexão e derivação), artigo, adjetivo (flexão e derivação), numeral, pronome, verbos: regulares, irregulares, anômalos, defectivos e abundantes; advérbio, preposição, conjunção e interjeição. Morfossintaxe: frase, oração e período, termos da oração (tipos de sujeitos, adjunto adnominal, tipos de predicados, tipos de objetos, vozes verbais e adjunto adverbial. conceitos básicos da concordância verbal. Semântica: uso de onomatopeias na HQ; polissemia. homonímia; paronímia; sinônimos e antônimos e sua função no texto - SUGESTÃO BIBLIOGRÁFICA: SETE , Maria das Graças ; II. PAULINO, Maria Ângela; III. STARLING, Rozário. Para ler o mundo: língua portuguesa 7º ano/ (ed. Al). - São Paulo: Scipione, 2009- (coleção para ler o mundo). TERRA, Ernani. Projeto radix: português, 7ºano/ Ernani Terra, Floriana Toscano Cavallete. - São Paulo: Scipione, 2009. - (coleção projeto radix). TERRA, Ernani. Curso Prático de Gramática. 5ª edição. São Paulo: Scipione, 2007. CUNHA, Celso e CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 3ª edição, revista. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008. FERREIRA, Mauro. Aprender e Praticar Gramática. Edição Renovada. São Paulo: FTD, 2003. Nova ortografia (acordo ortográfico) - 2009/2010. 2) MA

MATEMÁTICA: Os números inteiros. Potenciação de números. Raiz quadrada. Divisão de números racionais. Expressões numéricas. Equações do 1º grau. Resoluções de problemas do 1º grau. Inequações. Resoluções de inequações. Sistemas de equações. Razão e proporções. Regra de três simples e compostas. Porcentagem. Desconto. GEOMETRIA: Ângulos. Medidas de ângulos. Complementares. Suplementares. Bissetriz. Ângulo oposto pelo vértice - SUGESTÃO BIBLIOGRAFICA: ANDRINI, Álvaro, VASCONCELOS Maria José. Praticando Matemática (coleção atualizada). Editora do Brasil. DANTE, Luiz Roberto .Tudo é Matemática. Editora Átila. BIANCHINI, Edwaldo .Matemática - Editora Brasil. NAMI, Miguel Asis.Vencendo com a Matemática . Editora Brasil.

PARA O 9º ANO

1) LÍNGUA PORTUGUESA: Conhecimento Textual (texto ficcional e não ficcional): localização de informações explícitas em um texto. inferência do sentido de uma palavra ou expressão. inferência de uma informação implícita em um texto. identificação do tema/assunto de um texto. distinção de um fato da opinião relativa a esse fato. interpretação do texto com auxilio de material gráfico diverso (propaganda, quadrinho, foto, charge, etc.). identificação da finalidade de textos de diferentes gêneros. reconhecimento de diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido. estabelecimento de relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto. identificação do conflito gerador do enredo e dos elementos que constroem a narrativa. estabelecimento de relação causa/consequencia entre partes e elementos do texto e estabelecimento de relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por diversas classes de palavras. Conhecimento Linguístico: identificação do efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações. identificação dos efeitos de ironia ou humor em textos variados. identificação e reconhecimento do efeito de sentido do uso das funções sintáticas. identificação das marcas linguísticas que evidenciam o locutoreointerlocutor de um texto. identificação e reconhecimento de encontros consonantais e dígrafos, ortografia e pontuação. identificação e reconhecimento de sinais gráficos e acentuação gráfica: agudo, crase, circunflexo, cedilha, til, hífen, apóstrofo e aspas. identificação e reconhecimento de classe de palavras: operações e uso e reflexão. identificação e reconhecimento de articulação de recursos sintáticos (coordenação e subordinação: substantiva e adjetiva) com estratégia e argumentação. identificação e reconhecimento de operadores de transformação estrutural e de expansão de sintagmas (ativa x passiva; adjetivo/locução adjetiva; estruturas substantivas e adjetivas); operações de pronominalização e substituição lexical. identificação e reconhecimento de concordância e significação. identificação e reconhecimento dos termos da oração e seus efeitos de sentido. identificação e reconhecimento das funções sintáticas no período simples e composto (todas); e

- aplicação das regras de concordância nominal e verbal. Produção Textual:

- compreensão e atendimento a proposta de: desenvolvimento do conteúdo, tipo de texto e características do gênero textual solicitado. apresentação da escrita: legibilidade, ausência de rasuras e adequada utilização da margem, organização do texto em parágrafos. redação de períodos completos; emprego de vocabulário adequado ao gênero textual solicitado; emprego adequado dos principais elementos coesivos (conjunção, preposição, advérbio etc.); emprego adequado dos sinais de pontuação;

- emprego adequado dos sinais de acentuação e outras notações léxicas; emprego adequado das letras maiúsculas e minúsculas; domínio da ortografia da língua; e

produção de texto coerente, sem ambiguidades e sem trechos desconexos. SUGESTÃO BIBLIOGRÁFICA: CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português: linguagens (6º ao 9º ano). 4ª ed. São Paulo: Ática, 2010.g. TERRA, Ernani e CAVALLETE, Floriana. Projeto Radix (8º ano): Gramática. São Paulo: Scipione, 2009. BECHARA, Evanildo. Gramática escolar da língua portuguesa. 1ª ed. -4 reimpr.. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004. TERRA, Ernani. minigramática. São Paulo: Scipione, 2011. PENTEADO, Ana Elisa de Arruda; LOUSADA, Eliane Gouvêa; MARCHETTI, Greta; STRECKER, Heidi; SCOPACASA, Maria Virgínia. Para viver juntos: 8º ano: ensino fundamental. - 1 ed. rev. - São Paulo: Edições SM, 2009. GONÇALVES, Maria Sílvia. Projeto Radix: produção de textos, 8º ano - São Paulo: Scipione, 2009. - [Coleção Projeto Radix 2) MATEMÁTICA: Os números inteiros. Conjuntos. números racionais. números decimais. decimal periódica. Potenciação. notação cientifica. valor numérico. expressões numéricas. Monômios. quadrado perfeito. frações algébricas. produto notável. equação fracionária equação literária. raiz quadradas regra de três. GEOMETRIA: Ângulos. medidas de ângulos. bissetriz, complementares. Suplementares. ângulos formados por três retas. ângulos de um triângulo. Congruência. Quadriláteros. polígonos convexo. circunferência e círculo - SUGESTÃO BILIOGRÁFICA: ANDRINI, Álvaro, VASCONCELOS Maria José. Praticando Matemática (coleção atualizada). Editora do Brasil. DANTE, Luiz Roberto .Tudo é Matemática. Editora Átila. BIANCHINI, Edwaldo. Matemática - Editora Brasil. NAMI, Miguel Asis .Vencendo com a Matemática . Editora Brasil.

PARA O 1º ANO DO ENSINO MÉDIO. 1) LÍNGUA PORTUGUESA:. Conhecimento Textual (texto ficcional e não ficcional): localização de informações explícitas em um texto; inferência do sentido de uma palavra ou expressão; inferência de uma informação implícita em um texto; identificação do tema/assunto de um texto; distinção de um fato da opinião relativa a esse fato; interpretação do texto com auxilio de material gráfico diverso (propaganda, quadrinho, foto, charge, etc.); identificação da finalidade de textos de diferentes gêneros; reconhecimento de diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido; estabelecimento de relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto; identificação do conflito gerador do enredo e dos elementos que constroem a narrativa; estabelecimento de relação causa/consequencia entre partes e elementos do texto; e estabelecimento de relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por diversas classes de palavras. Conhecimento Linguístico: identificação do efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações; identificação dos efeitos de ironia ou humor em textos variados; identificação e reconhecimento do efeito de sentido do uso das funções sintáticas; identificação das marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto; identificação e reconhecimento de encontros consonantais e dígrafos, ortografia e pontuação; identificação e reconhecimento de sinais gráficos e acentuação gráfica: agudo, crase, circunflexo, cedilha, til, hífen, apóstrofo e aspas. identificação e reconhecimento de classe de palavras: operações e uso e reflexão; identificação e reconhecimento de articulação de recursos sintáticos (coordenação e subordinação) com estratégia e argumentação; identificação e reconhecimento de operadores de transformação estrutural e de expansão de sintagmas (ativa x passiva; adjetivo/locução adjetiva; estruturas substantivas e adjetivas); operações de pronominalização e substituição lexical; identificação e reconhecimento de regência e significação; identificação e reconhecimento de concordância e significação; identificação e reconhecimento dos termos da oração e seus efeitos de sentido. Identificação e reconhecimento das funções sintáticas no período simples e composto (todas); e aplicação das regras de concordância nominal e verbal. Produção Textual: produzir um texto dissertativo argumentativo de 20 (vinte) a 25 (vinte) linhas; compreensão e atendimento a proposta de: desenvolvimento do conteúdo, tipo de texto e características do gênero textual solicitado; apresentação da escrita: legibilidade, ausência de rasuras e adequada utilização da margem; organização do texto em parágrafos; redação de períodos completos; emprego de vocabulário adequado ao gênero textual solicitado; emprego adequado dos principais elementos coesivos (conjunção, preposição, advérbio etc.); emprego adequado dos sinais de pontuação;

- emprego adequado dos sinais de acentuação e outras notações léxicas; emprego adequado das letras maiúsculas e minúsculas; domínio da ortografia da língua; e

- produção de texto coerente, sem ambiguidades e sem trechos desconexos. SUGESTÃO BIBLIOGRÁFICA: CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português: linguagens (6º ao 9º ano). 4ª ed. São Paulo: Ática, 2010.g. CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo.

5ª ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2008. TERRA, Ernani e CAVALLETE, Floriana. ProjetoRadix (9º ano): Gramática. São Paulo: Scipione, 2009. BECHARA, Evanildo. Gramática escolar da língua portuguesa. 1ª ed. -4 reimpr.. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004. TERRA, Ernani. Curso prático de gramática. 6ª ed. - São Paulo: Scipione, 2011. GONÇALVES, Maria Sílvia. Projeto Radix: produção de textos, 9º ano - São Paulo: Scipione, 2009. - [Coleção Projeto Radix. 2) MATEMÁTICA: Radicais: Recordando potências; Raízes; Relação entre potência e raízes; Operações com radicais. Cálculo algébrico: Produtos Notáveis; Racionalização de denominadores; Fatoração; Equações: Equação do 2º grau; Equação do 2º grau - Discussão e propriedades das raízes. Equação redutíveis à equação do 2º grau: Equações fracionárias; Equações biquadradas; Sistemas de equações. Funções: Tabelas, fórmulas e gráficos; Funções representadas por retas;

- Função do 2º grau; Revendo inequações do 1º e 2º grau; Sistemas de inequações. Noções de Estatística. Contagem e Probabilidade. GEOMETRIA: Teorema de Tales; Semelhança: Semelhança de triângulos; Casos de semelhança; Relações métricas no triângulo retângulo; Relações métricas no triângulo qualquer. Razões trigonométricas no triângulo retângulo. Polígonos e circunferência: Área do retângulo, do quadrado e do paralelogramo; Área do triângulo, do losango e do trapézio; Polígonos regulares;

0 Comentário

Faça um comentário construtivo abaixo e ganhe votos da comunidade!

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "gritar" ;)

ou

×
Disponível em: http://www.jusbrasil.com.br/diarios/42285481/doerj-poder-executivo-12-11-2012-pg-37