Carregando...
JusBrasil - Diários
22 de outubro de 2014
Pg. 43. Poder Executivo. Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro DOERJ de 10/05/2013

Pág. 43. Poder Executivo. Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro (DOERJ) de 10 de Maio de 2013

Página 43 Poder Executivo 10/05/2013DOERJ

Publicado por Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro (extraído pelo JusBrasil) - 1 ano atrás

5.2.1 - Não serão consideradas como deficiência as disfunções visuais e auditivas passíveis de correção simples pelo uso de lentes ou aparelhos específicos conforme as determinações do Decreto Federal nº 3298/1999 em seu artigo .

5.2.2 - O não encaminhamento do laudo médico com CID/CIF, no prazo estabelecido no Edital (Anexo I), implicará a participação e classificação no processo seletivo nas mesmas condições dos demais candidatos, não se admitindo recurso ou contestação sobre o resultado.

5.2.3 - Cabe ao candidato com deficiência acompanhar a divulgação do resultado da verificação do laudo médico, conforme calendário (Anexo I) do presente Edital.

5.2.4 - O candidato com deficiência que, no ato da inscrição, não declarar essa condição e posteriormente comprovar, não poderá interpor recurso em favor de sua classificação.

5.3 - Os candidatos COTISTAS concorrerão em igualdade de condições com os demais no que se refere à realização, avaliação, duração, conteúdo, horário e local de aplicação das provas, sendo assegurado aos candidatos com deficiência acesso às condições específicas.

5.4 - Os candidatos que necessitarem de condições específicas para realizarem a prova (ledor, intérprete de líbras, prova ampliada, auxílio para transcrição, sala de fácil acesso, etc.) deverão informá-la (s) no local apropriado do requerimento de inscrição.

5.5 - O requerente não deverá anexar nenhum documento original, considerando que os documentos anexados ao requerimento não serão devolvidos. Não serão aceitos protocolos de quaisquer documentos.

5.6 - Somente serão analisados, pela comissão da Consulplan da presente seleção, os documentos para pré-inscrição no sistema de cotas entregues no período definido no calendário (Anexo I).

5.7 - A entrega do requerimento preenchido pelo candidato, ou seu representante legal, com os documentos específicos que comprovem a solicitação no sistema de reserva de cotas, deverá ser realizada, via SEDEX ou carta registrada , para o endereço Rua José Augusto de Abreu, nº 1000, Bairro Augusto de Abreu, Muriaé/MG ,CEP 36.880-000, até a data-limite , conforme calendário (Anexo I).

6 - DO TESTE DE HABILIDADES ESPECÍFICAS - THE

6.1 - O teste de habilidade específica - THE destina-se aos candidatos interessados em concorrer a uma vaga para o curso técnico subsequente em Arte Dramática da Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena.

6.2 - O teste de habilidades especificas - THE será aplicado pela coordenação do curso técnico em Arte Dramática da Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena.

6.3 - O teste de habilidades especificas - THE será realizado em 02 (duas) fases consecutivas.A primeira fase eliminatória com conceito apto ou não apto. A segunda fase será eliminatória e classificatória com notas de 0,0 (zero) a 10,0 (dez). Esclarecendo-se que o candidato que obtiver nota inferior à 5,0 (cinco) na segunda fase será eliminado do processo.

6.4 - Para a primeira fase do THE os candidatos farão parte de grupos com mínimo de 5 (cinco) e máximo de 8 (oito) componentes, compostos no dia do teste de acordo com a coordenação do curso técnico em Arte Dramática da ETE de Teatro Martins Pena. A segunda fase do THE será individual.

6.5 - Os candidatos que não estiverem realizando o THE não poderão permanecer nos espaços destinados às avaliações.

6.6 - Para participar da 2ª (segunda) fase do THE será necessário que o candidato tenha obtido o conceito apto na 1ª (primeira) fase. 6.7 - Serão considerados eliminados os candidatos que obtiverem o conceito não apto na 1ª (primeira) fase do THE ou na 2ª (segunda) fase quando obtiverem nota inferior à 5,0 (cinco).

6.8 - o final da 2ª (segunda) fase do THE, a pontuação obtida pelos candidatos será ordenada numa listagem decrescente, ou seja, da maior pontuação para a menor, determinando a classificação dos candidatos.

6.8.1 - Os candidatos aptos para participar da 2ª (segunda) fase deverão preparar e apresentar as duas cenas (monólogos) - 2 (dois) parahomense2 (dois) paramulheres-indicadas neste Edital.

6.8.2 - As cenas (monólogos) serão apresentadas individualmente .

6.8.3 - Os quatro textos dramáticos que compõem o THE - 2 (dois) para homens e 2 (dois) para mulheres - serão de leitura obrigatória. Os candidatos deverão ler as peças teatrais na íntegra, ou seja, não apenas os monólogos, sob pena de desclassificação.

6.8.4 - O teste e a verificação de aptidão para o curso dar-se-ão mediante o conhecimento das peças na íntegra, memorização e preparação de cenas oriundas dos fragmentos das obras dramáticas.

6.9 - Maiores informações pertinentes aos textos, referências bibliográficas e dinâmica de avaliação do teste de habilidades específicas -THE estarão disponíveis para os candidatos na ETE de Teatro Martins Pena (Rua 20 de abril, nº 14 - Centro, Rio de Janeiro - RJ), no horário das 9 h às 17 horas, a partir do início das inscrições da presente seleção.

6.9.1 - Os monólogos determinados pela escola-2 (dois) para homens e 2 (dois) para mulheres - destinados às apresentações na 2 (segunda) fase serão divulgados na página eletrônica da Faetec www.faetec.rj.gov.br ou na ETE de Teatro Martins Pena.

6.10 - Não será obrigatório o uso de figurinos apropriados ou ainda acessórios para realização do THE.

6.11 - A 1ª (primeira) e 2ª (segunda) fases do THE serão realizadas em finais de semana (sábados e domingos), conforme estabelecido no calendário (Anexo I).

6.12 - O critério estabelecido para indicação de quais candidatos participarão do primeiro dia da realização do THE será a listagem geral de inscritos divulgada em ordem alfabética na página eletrônica www.faetec.rj.gov.br e na DRE - Divisão de Registros Escolares (Rua Clarimundo de Melo, 847, Quintino/RJ).

6.12.1 - Os candidatos que, comprovadamente, estejam dentro da listagem alfabética de inscritos, terão que comparecer, obrigatoriamente, para realização da 1ª (primeira) fase e da 2ª (segunda) fase do THE, na ETE de Teatro Martins Pena conforme calendário (Anexo I) e Cartão de Confirmação de Inscrição - CCI. Para os candidatos que farão o THE no turno da manhã, o horário de chegada será às 9heos que farão no turno da tarde, o horário de chegada será às 14h.

6.13 - Nenhum candidato fará o teste de habilidades específicas -THE fora do dia, horário e local indicados no Cartão de Confirmação de Inscrição - CCI.

6.14 - Para a realização do THE o candidato deverá apresentar um documento oficial de identificação (original com foto), comprovante de inscrição e foto 3x4 recente, para ser anexada à ficha de inscrição. 6.15 - A banca examinadora poderá interromper o teste do candidato ou ainda grupo no momento em que julgar pertinente nas duas fases de THE.

7 - DAS FASES E PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

7.1 - O teste de habilidades especificas - THE será realizado em 2 (duas) fases consecutivas e eliminatórias , nas quais serão observados e avaliados os seguintes requisitos:

7.2 - PRIMEIRA FASE (grupo):

7.2.1 - Dinâmica 1 - Jogos Teatrais -o candidato será avaliado através de jogos teatrais observando o grau de domínio de:

a. Qualidade do movimento e suas variações - Capacidade de o candidato utilizar as variantes de velocidade do movimento (normal, lento, muito lento, rápido, muito rápido).

b. Relação do corpo no espaço e sua ocupação - Capacidade de o candidato dominar e utilizar as diferentes ordens espaciais, tais como: planos (médio, alto e baixo), direção (direita/esquerda - em cima/embaixo), lugar (no meio, à frente, atrás, ao lado).

c. Atenção e interação com o grupo - Capacidade de o candidato desenvolver sua atividade a partir da construção qualitativa dos relacionamentos interpessoais.

d. Respostas às orientações do avaliador - Capacidade de o candidato responder e/ou reagir com clareza às solicitações dos avaliadores.

7.2.2 - Dinâmica 2 - Improvisação Coletiva - O candidato será avaliado através da improvisação coletiva considerando a capacidade de resposta a estímulos externos (relação interpessoal/orientação do avaliador), aspectos de espontaneidade,criatividade e do grau de domínio em:

a. Mostrar com clareza “quem” é o seu personagem com suas características físicas e emocionais;

b. Mostrar com o máximo de detalhes o lugar, “onde” o personagem se encontra e

c. Mostrar com clareza a (s) atividade (s) que seu personagem realiza. “O que” está fazendo durante a cena.

7.3 - SEGUNDA FASE (individual)

7.3.1 - O candidato será avaliado individualmente, a partir dos seguintes critérios:

7.3.1.1 - Expressão musical (escala de avaliação 0,0 a 1,5 pontos): a) afinação (0,0 a 0,75) - Capacidade de o candidato cantar, à capela, a melodia de uma das canções populares selecionadas para o THE, citados no item 7.4, observando as relações intervalares (ou seja, as notas musicais corretas) de acordo com a partitura ou com as gravações incluídas nos LPs/CDs de Francisco Buarque de Hollanda: abaixo relacionados:

LPS/CDS

“Rita” - Chico Buarque de Hollanda (1966);

“Samba do grande amor” - Para viver um grande amor (1983);

“Tatuagem” - Chico canta (1973);

“O que será” - Meus caros amigos (1976);

“Maninha” - Tom e Miúcha (1977).

ou, ainda, com um dos registros audiovisuais disponibilizados nas páginas eletrônicas citados no item 7.4.1.

b) ritmo (0,0 a 0,75) - Capacidade de o candidato cantar, à capela, a melodia de uma das canções populares selecionadas para este teste citadas no item 7.4, observando a relação de duração dos sons (ou seja, o ritmo correto) de acordo com a partitura ou com as gravações incluídas no LPs/CDs citados no item 7.3.1.1.a, ou, ainda, com um dos registros audiovisuais disponibilizados nos endereços eletrônicos citados no item 7.4.1.

7.4 - Para a avaliação de Expressão Musical, que será realizada apenas na 2ª fase do THE, os candidatos devem se preparar atentando para as seguintes canções de Francisco Buarque de Hollanda:

1) candidatos do sexo feminino: Canções “O que será” ou “Maninha” ou “Tatuagem”.

2) candidatos do sexo masculino: Canções “A Rita” ou “Samba do grande amor” ou “Tatuagem”.

7.4.1 - Endereços eletrônicos (links) para os candidatos escutarem as canções no YouTube (internet). Cada candidato deve escolher apenas uma canção:

a) “A Rita” - http://www.youtube.com/watch?v=YXqKAwm4j1Q

b) “Samba do grande amor” - http://www.youtube.com/watch?v=Amcl8sVliNQ

c) “Tatuagem” - http://www.youtube.com/watch?v=j3JNNhlmLCg

http://www.youtube.com/watch?v=cvae8gdWNTM&feature=related

d) “O que será” - http://www.youtube.com/watch?v=h9N6DVXJCp8

e) “Maninha” - http://www.youtube.com/watch?v=lNkYV7lf-uc

7.4.1.1 - Expressão vocal (escala de avaliação 0,0 a 1,5 pontos):

a) dicção (0,0 a 0,5) Capacidade de o candidato enfatizar a dicção com relação à própria inteligibilidade do texto a ser declamado pelo ator no teatro.

b) projeção (0,0 a 0,5) Habilidade de o candidato em lançar sua voz no espaço sonoro.

c) volume (0,0 a 0,5) Capacidade de o candidato relacionar a intensidade do som (amplitude da onda sonora), forte ou fraca, em relação ao espaço, como, por exemplo, no palco.

7.4.1.2 - Expressão corporal (escala de avaliação 0,0 a 1,5 pontos): Será solicitado ao candidato uma movimentação corporal livre com música proposta pela banca examinadora com duração de 40 segundos.

a) espaço - (0,0 a 0,75) - Capacidade do candidato apresentar domínio sobre as LEIS dos MOVIMENTOS que se expressam pela expansão e contração do corpo no espaço através dos elementos conhecidos como Altura, Força, Direção e Formas.

b) dinâmica - (0,0 a 0,75) - Capacidade de o candidato estar conectado com seus impulsos interiores de forma a desenvolver as leis do movimento com Velocidade, Equilíbrio, Presença.

7.4.1.3 - Interpretação (0,0 a 5,5 pontos):

a) compreensão e adequação do texto na ação (0,0 a 3,0) - Capacidade de o candidato expressar sua compreensão do texto dramático através das ações da personagem.

b) orientações da banca (escuta) (0,0 a 2,5) - Capacidade de o candidato responder e/ou reagir com clareza às solicitações e perguntas dos avaliadores.

8 - DOS RECURSOS

8.1 - O candidato que desejar interpor recurso poderá recorrer por meio de requerimento, em formulário próprio, disponível na página eletrônica www.faetec.rj.gov.br ou na ETE de Teatro Martins Pena (Rua 20 de abril, 14 - Centro, Rio de Janeiro - RJ), no horário das 10h às 18h, nos dias estabelecidos no calendário (Anexo I).

8.2 - O recebimento do recurso ocorrerá na ETE de Teatro Martins Pena, no horário das 10h às 18h, nos dias estabelecidos no calendário (Anexo I), devendo conter os dados citados no item 8.3

8.3 - O recurso deverá sempre ser individual e preenchido pelo requerente. Deve constar de nome do candidato, número de inscrição, tipo de processo seletivo, município e unidade de ensino, curso, forma de organização e turno ao qual concorre e o motivo do recurso. As questões contra as quais deseja recorrer devem ser apresentadas em folhas separadas, com a indicação devidamente fundamentada para qual o candidato se julga prejudicado.

8.4 - Será indeferido preliminarmente o recurso que não estiver fundamentado ou for interposto fora do prazo e deixar de atender o estabelecido nos itens 8.1 e 8.3.

8.5 - A banca examinadora constitui última instância para os recursos, sendo soberana em suas decisões, motivo pelo qual não serão aceitos recursos adicionais ou contestações posteriores à divulgação final da classificação (Anexo I).

9 - DO RESULTADO FINAL

9.1-Da listagem geral constarão a pontuação (pontos obtidos nas 2ª [segunda] fase do THE) de todos os candidatos, em ordem alfabética.

9.2 - Do resultado final constarão os candidatos aprovados de acordo com a classificação final (ordem decrescente de pontuação a partir dos pontos obtidos na 2ª [segunda] fase do THE), bem como os candidatos reprovados, sendo feito em quatro listagens:

a) na primeira listagem,o resultado final das vagas para ampla concorrência;

b) na segunda listagem,o resultado final das vagas para pessoas com deficiência comprovada por laudo médico conforme Edital, no subitem 1.4

c) na terceira listagem, o resultado de cotistas oriundos de escolas públicas;

d) na quarta listagem, o resultado de cotistas negros, pardos e índios.

9.2.1-Aclassificação do candidato corresponderá à sua pontuação no resultado final no curso e opção efetivada à época da inscrição, não cabendo mais recurso questionando sua pontuação

9.2.2 - Em caso de vagas reservadas não preenchidas por determinado grupo (estudantes que cursaram integralmente na rede pública ou negros, pardos e índios ou deficientes) deverão as mesmas ser, prioritariamente, ocupadas por candidatos classificados nos demais grupos da reserva seguindo a ordem de classificação. Os critérios mínimos de qualificação para acesso às vagas oferecidas deverão ser uniformes para todos os concorrentes, independentemente de sua origem, admitida, porém, a adoção de critérios diferenciados de qualificação por curso e turno.

9.2.3 - O candidato do sistema de cotas que, no resultado final , obtiver classificação dentro do número de vagas oferecidas para ampla concorrência será convocado para assumir esta vaga independentemente de estar inscrito no concurso como cotista

9.3 - O candidato que não comparecer ao THE em qualquer fase será automaticamente eliminado do processo de seleção para o curso técnico em Arte Dramática.

9.4 - Em caso de igualdade de pontos na classificação final, na nota obtida na 2ª (segunda) fase, serão adotados, sucessivamente, os seguintes critérios de desempate:

a) maior pontuação na interpretação;

b) maior pontuação na expressão corporal;

c) idade dos candidatos, da maior para a menor.

9.5 - Preenchidas todas as vagas, o candidato, cujo número total de pontos for igual ao do ocupante da última vaga preenchida por critérios de desempate, não terá direito à matrícula.

10 - DA DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS

10.1 - Os resultados oficiais do processo seletivo para preenchimento das vagas do 2º (segundo) semestre de 2013 serão divulgados na página eletrônica www.faetec.rj.gov.br nas datas previstas do calendário (Anexo I).

10.2 - A FAETEC não se responsabilizará por instituições não autorizadas que divulgarem ou repassarem informações aos candidatos. 10.3-AConsulplan compromete-se em divulgar, conjuntamente com a FAETEC, os resultados do presente processo seletivo, sendo de inteira responsabilidade do candidato manter-se informado sobre os resultados oficiais da aprovação, classificação e reclassificação por meio da página eletrônica www.faetec.rj.gov.br

10.4 - O não acompanhamento por parte do candidato das informações publicizadas na página eletrônica www.faetec.rj.gov.br ou referente às ações (ou aos períodos) de matrícula ou reclassificações acarretará na perda da vaga e na eliminação do candidato do presente processo seletivo.

11 - DA MATRÍCULA

11.1 - O candidato deverá realizar a matrícula no período estabelecido no calendário (Anexo I),na ETE de Teatro Martins Pena (Rua 20 de abril, nº 14 - Centro, Rio de Janeiro - RJ), no horário das 13h às 20h.

11.2 - Somente será matriculado, no curso técnico de nível médio subsequente ao ensino médio, o candidato aprovado e classificado na vaga do processo seletivo, com ensino médio ou equivalente, integralmente concluído, perdendo o direito à vaga o candidato que não apresentar no ato da matrícula prova desta escolaridade.

11.3 - Para matricular-se, o candidato deverá apresentar a ficha de matrícula e cópia dos documentos exigidos no item 11.3.1.

11.3.1 - O candidato terá acesso à ficha de matrícula para imprimir na página eletrônica www.faetec.rj.gov.br devendo entregá-la na unidade de ensino para qual está aprovado e classificado na vaga, juntamente com original e cópia dos seguintes documentos:

a. certidão de nascimento ou certidão de casamento;

b .documento de identidade;

c. CPF do próprio candidato, preferencialmente, independente da idade;

d. 03 (três) retratos 3X4 recentes;

e. histórico escolar do ensino médio;

f. certificado do ensino médio, cópia da publicação no DOERJ - Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro (alunos concluintes no RJ, após 1984) ou certidão de conclusão de ensino médio expedida pela Secretaria Estadual de Educação SEEDUC (Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM).

g. título de eleitor, para os candidatos de 18 (dezoito) anos com comprovante de quitação eleitoral;

h. certificado de reservista, para os candidatos do sexo masculino, maiores de 18 (dezoito) anos;

i. comprovante de residência;

j. carteira de identidade e CPF do responsável legal para o candidato menor de 18 (dezoito) anos;

k. os candidatos com deficiência deverão apresentar laudo médico original com validade de no máximo seis meses, de acordo com o item 1.4.1 deste Edital.

l. os candidatos cotistas da rede pública deverão apresentar comprovação de ter cursado o ensino fundamental (1º e 2º ciclos) e médio, integralmente, na Rede Pública, conforme Lei Estadual nº 6433/2013; 11.3.2 - Somente será matriculado no curso técnico de nível médio na forma subsequente , sob pena inclusive de seu cancelamento, o candidato que apresentar a declaração de conclusão do ensino médio no ato da matrícula, entretanto, condicionando-se um prazo para apresentação do histórico escolar, de no máximo de 30 (trinta) dias e o certificado do ensino médio no prazo de 180 (cento e oitenta) dias, a contar da data da matrícula para o 2º (segundo) semestre do ano de 2013.

11.4 - No ato da entrega dos documentos, a cópia será autenticada pelo funcionário da unidade de ensino que efetivou a matricula.

11.5 - Será permitida a matrícula por procuração, devendo o procurador apresentar o referido documento outorgado por instrumento particular e com firma reconhecida em cartório ou na impossibilidade de reconhecimento de firma, apresentar junto com a procuração cópia da carteira de identidade do candidato aprovado, além de todos os documentos exigidos nos itens anteriores. A procuração ficará retida na

0 Comentário

Faça um comentário construtivo abaixo e ganhe votos da comunidade!

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "gritar" ;)

ou

×

Fale agora com um Advogado

Oi. O JusBrasil pode te conectar com Advogados em qualquer cidade caso precise de alguma orientação ou correspondência jurídica.

Disponível em: http://www.jusbrasil.com.br/diarios/54168011/doerj-poder-executivo-10-05-2013-pg-43