Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Aumento de energia poderá ser questionado

    há 15 anos

    Para o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE), Hércules Amaral, em tempos de crise, o reajuste médio de 11,25% da Coelce não é uma boa notícia. Ele diz que esperava um aumento mais próximo da inflação do período, de 6,27%, e que a Aneel participasse do esforço coletivo dos governos para movimentar a economia. Adianta que amanhã o relatório da agência e todas as informações referentes ao aumento serão analisadas para ver a possibilidade de recorrer, judicialmente ou administrativamente, contra o aumento.

    Amaral diz que pode haver erro. E lembra que a Aneel voltou atrás no repasse do Imposto sobre Circulação de Mercadorias se Serviços (ICMS), que havia sido autorizado em dezembro de 2008. Depois que a Secretaria da Fazenda (Sefaz) deu amplo conhecimento sobre a cobrança a agência desistiu, afirma, considerando que se há precedente é preciso observar o processo.

    O presidente da Associação dos Consumidores de Energia Elétrica (Acel), Iran Ribeiro, informa que vai esperar o retorno de lideranças que foram a Brasília acompanhar a reunião da diretoria da Aneel para analisar a questão e ver que procedimentos serão adotados. Não queremos aceitar passivamente esse reajuste acima de 11%, visto que o IGP-M não atingiu os 7%. Ressaltou que não existe gás natural para as termelétricas funcionarem mas a térmica da Endesa já fornece bem mais de 30% da energia que o Ceará consome. De onde vem essa energia?, questiona.

    Para ele, a Coelce não cumpre a promessa de perseguir a modicidade da tarifa (o preço mais baixo) que vem desde o início da privatização em 1998. Se for comprar energia fora, a Coelce tem que obedecer a exigência de buscar a modicidade tarifária, ressalta, acrescentando que não é comprando energia de termelétrica, que é mais cara, que a empresa vai atingir esse critério.

    Monopólio

    Ribeiro enfatiza que mais uma vez se coloca a força do monopólio da distribuidora de energia elétrica acima da lei. Para ele, esse aumento é contrário ao que está no contrato de concessão porque nós não estamos num momento de reposição tarifária. Este é um ano de reajuste e como está no contrato é pelo IGP-M, afirma, salientando que a energia do Ceará já vem se colocando entre as mais do Brasil. Isso compromete a competitividade das empresas e os empregos, conclui.

    O presidente da Acel afirma que nas alegações da Aneel para justificar o aumento acima da inflação está a utilização das térmicas. Mas ela não consegue explicar claramente quais as térmicas de Fortaleza que geram essa energia, visto que não temos gás natural suficiente para isso, avalia. (Artumira Dutra)

    Fonte: Jornal O POVO

    • Publicações8756
    • Seguidores67
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações19
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aumento-de-energia-podera-ser-questionado/1003185

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)