Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Inquérito policial: qual seu conceito, finalidade e características? - Michele Melo

há 16 anos

É possível conceituar inquérito policial como o conjunto de diligências (atos investigatórios) realizadas pela polícia judiciária (polícias civil e federal), com o objetivo de investigar as infrações penais e colher elementos necessários para que possa ser proposta a ação penal. Sua finalidade terá por fim a apuração das infrações penais da sua autoria, consoante art. do CPP.



São características do inquérito policial:

Sigiloso: art. 20 do CPP "Necessário à elucidação do fato ou Exigido pelo interesse da sociedade". Esse artigo não é aplicado ao advogado do investigado, a exceção será no caso de investigação de absoluto sigilo, como por exemplo, interceptação telefônica.

Escrito: art. 9 do CPP "As peças do IP serão processadas e reduzidas a escrito ou datilografadas e, neste caso, rubricadas pela autoridade.

Inquisitivo: Significa dizer que no IP não há contraditório e ampla defesa, ou seja, não são aplicados os princípios constitucionais. Posição sustentada pelo STF, pois no IP ainda não existe acusação formal. O IP é mera colheita de provas.

Assim, é possível se concluir que a real finalidade do inquérito policial é reunir elementos suficientes que possibilite a convicção do membro do" parquet ", para que ofereça a denúncia ou o ofendido ofereça a queixa-crime. Os elementos de convicção são: materialidade do fato e indícios de autoria, possibilitando que o titular da ação penal ingresse em juízo.

Fonte: SAVI

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876173
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações68257
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/inquerito-policial-qual-seu-conceito-finalidade-e-caracteristicas-michele-melo/105791

Informações relacionadas

Dayane Moura, Estudante de Direito
Artigosano passado

Inquérito policial: definição, características e função.

Daniela Cabral Coelho, Advogado
Artigoshá 2 anos

Todos os princípios do processo penal

Escola Brasileira de Direito, Professor
Artigoshá 5 anos

Quais as 5 características do inquérito policial?

Flavio Meirelles Medeiros, Advogado
Artigoshá 2 anos

Artigo 4º CPP – Inquérito Policial. Histórico, natureza, finalidade, princípios, valor probatório, relações com o MP.

Daniela Cabral Coelho, Advogado
Artigoshá 5 anos

Arquivamento e desarquivamento do Inquérito policial - Resumo

8 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Inquérito Policial é um tema muito amplo, mas ao mesmo tempo muito interressante, percebe-se no texto acima. continuar lendo

Existe prazo limite para um inquérito policial??? continuar lendo

Sim. Segundo o art. 10 do CPP, o Inquérito Policial deverá terminar no prazo de 10 dias, se o indiciado tiver sido preso em flagrante, ou se estiver preso preventivamente, contado o prazo, a partir do dia em que se executar a ordem de prisão, ou no prazo de 30 dias, quando estiver solto, mediante fiança ou sem ela! continuar lendo

É muito bacana ler um texto resumido e ao mesmo tempo com informações suficientes para o fim a que estamos buscando.

Parabéns pela clareza da escrita. continuar lendo

Inquérito policial é um procedimento administrativo, a cargo da policia judiciária, destinado à apuração de fatos que constituam infrações penais em tese. continuar lendo