Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Villaverde destaca legado de Salvador Celia

    O deputado Adão Villaverde (PT) representa o PT e a bancada estadual na cerimônia fúnebre do médico Salvador Celia que será cremado na tarde desta sexta-feira (10) em Porto Alegre. Renomado psiquiatra infantil que se dedicou a estudar o desenvolvimento de bebês, Salvador Celia faleceu ontem (9) vitimado por um câncer, aos 68 anos.

    "É uma perda irreparável a deste respeitado profissional que dominava as questões referentes aos cuidados com a primeira infância", disse o deputado. "Salvador Celia foi e continuará sendo aquela grande e imprescindível figura humana que deixa para todos nós um legado baseado no humanismo, na solidariedadade e na noção de uma nova sociedade embalou os sonhos de minha época".

    Professor de Medicina da Ulbra e presidente do Departamento Científico (DC) de Saúde Mental da Sociedade Brasileira de Pediatria, de 1998 a 2001, defendia a ideia de que a criança que teve nos primeiros três anos de vida um vínculo afetivo seguro com os pais será mais saudável na adolescência - com mais autonomia e independência para descobrir a vida - e como adulto.

    Era defensor ferrenho do aumento do período da licença-maternidade:"Uma boa interação entre o bebê e a mãe deve ser feita em mais de quatro meses", explicava. "Quanto mais tempo, mais a criança vai internalizar os afetos". E completava: "o apego seguro é a base para um desapego saudável".

    Conforme o jornal Zero Hora, poucos psiquiatras gaúchos foram tão premiados no Exterior como Salvador Celia que ultimamente dando aulas também em Montevidéu e em Paris. Considerado um dos precursores da psiquiatria infantil no Estado, notabilizou-se dentro e fora do Brasil demonstrando que a saúde mental precisa ser cuidada desde os primeiros anos de vida do bebê. Não esperar pelos problemas psíquicos, mas preveni-los com o reforço dos laços afetivos entre a mãe e a criança foi um de seus grandes legados para a legião de médicos que ajudou a formar como professor.

    Egresso da UFRGS, fez especialização nos EUA e voltou ao Estado para fundar o Instituto Leo Kanner, no final dos anos 70. O local tornou-se ponto de referência na especialização de psiquiatras da infância. Era neste instituto que ainda dava aulas, além da Ulbra. Médicos que acompanharam a carreira de Celia destacaram, para o jornal, sua visão comunitária da psiquiatria, colocada em prática quando comandou o Centro Vida, na zona norte de Porto Alegre. "O conceito dele de que a psiquiatria precisa ser comunitária, social, o tornou reconhecido no mundo inteiro. Era impressionante ver como era requisitado para palestras em universidades de fora, principalmente de Portugal", lembrou o psiquiatra e escritor Celso Gutfrind ao diário.

    Foi ele, também, que idealizou a Semana do Bebê, realizada já há 10 edições em Gramado, e que passou a ser adotada em outras cidades.

    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações297
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/villaverde-destaca-legado-de-salvador-celia/1520935

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)