Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Materiais de construção, elétricos e ferramentas entram na substituição tributária a partir de setembro

    entram na substituição tributária a partir de setembro

    Os três segmentos passarão a ter ICMS recolhido por substituição tributária

    Os setores de material de construção, material elétrico e de ferramentas terão o ICMS recolhido por meio de substituição tributária a partir de 1º de setembro. Com a medida, as operações dos estabelecimentos varejistas e atacadistas desses segmentos passarão a ser tributadas na indústria e não mais nos pontos-de-venda.

    O diretor da Receita Estadual, Júlio César Grazziotin, destaca que os atacadistas e varejistas dos três setores têm o prazo de 31 de agosto para realizarem o levantamento dos estoques devendo encaminhar os arquivos eletrônicos com a declaração dos estoques à Secretaria da Fazenda até 31 de outubro. O recolhimento de ICMS relativo a esses estoques será feito de forma parcelada com prazos específicos para cada setor, levando em conta a rotatividade e o valor das mercadorias. Devemos definir esses prazos em reuniões com os setores na próxima semana.

    O diretor ressaltou, ainda, a necessidade das empresas se organizarem de forma a compor os seus custos decorrentes da mudança tributária, com vistas à comercialização dos produtos a partir do dia 1º de setembro, bem como a necessidade de mudanças nos seus sistemas informatizados.

    Nesta semana, a equipe da Receita Estadual esteve reunida com representantes da Fecomércio, do Sindilojas-PoA e da Acomac Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção de Porto Alegre e também com representantes do setor de ferramentas.

    A inclusão desses três setores na Substituição Tributária faz parte de Protocolos ICMS assinados no dia 23 de julho pela governadora Yeda Crusius e pelo governador de São Paulo, José Serra, que amplia esse sistema de recolhimento de ICMS para doze novos setores.

    O diretor da Receita Estadual destaca que as empresas que realizam operações com os produtos relacionados nos protocolos podem pleitear a inscrição como contribuintes no Estado de São Paulo e também em Minas Gerais, conforme protocolo assinado anteriormente com o governo mineiro. Dessa forma essas empresas poderão obter maior prazo para o recolhimento a partir de 1º de setembro de 2009.

    Abaixo o cronograma de implantação da ST interna para os demais segmentos:

    A PARTIR DE 1º DE OUTUBRO

    Vinhos e Bebidas Quentes

    Bicicletas

    Brinquedos

    Material de Limpeza

    Produtos Alimentícios

    Artefatos de Uso Doméstico

    A PARTIR DE 1º DE NOVEMBRO

    Instrumentos Musicais

    Artigos de Papelaria

    Produtos Eletrônicos, Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos

    • Publicações2743
    • Seguidores8
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações56
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/materiais-de-construcao-eletricos-e-ferramentas-entram-na-substituicao-tributaria-a-partir-de-setembro/1688726

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)