Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça dá 48 horas para Estado retomar aulas dos alunos surdos

    O juiz Kléver Loureiro, da 7ª Vara da Fazenda Estadual, deu ontem (11/11) um prazo de 48 horas para o Estado contratar interpretes da linguagem de sinais para as unidades de ensino da rede pública estadual, que estão sem aulas por falta de professores tradutores da linguagem brasileira de sinais (Líbras).

    Segundo a promotora de Justiça Cecília Carnaúba, da Promotoria da Fazenda Pública Estadual, o juiz garantiu a ação civil pública postulada pelo MP de Alagoas e determinou a retomada deste serviço de Líbras nas escolas. “Isso vai possibilitar que os alunos surdos concluam o ano letivo”, destacou a promotora, autora da ação.

    Para Cecília, o governo do Estado não deve recorrer da decisão, para não prejudicar os alunos. “A liminar foi solicitada dada a gravidade do problema, já que os 186 portadores de deficiência auditiva podem perder o ano letivo de 2008, caso esses profissionais não sejam contratados, imediatamente”, enfatizou a promotora.

    Segundo ela, há carência de interpretes de Líbras em todas as unidades de ensino do Estado, mas essa deficiência só deverá ser resolvida em definitivo com a realização do concurso público, conforme consta no pedido principal da ação civil, proposta no dia 4 de novembro.

    “Além disso, há mais de dois meses que estamos tentando fazer com que o governo resolva a carência de interpretes de Líbras, mas nenhuma ação nesse sentido foi colocada em prática pelo Estado. Por isso, não tivemos outra saída a não ser apelar para a Justiça”.

    • Publicações1657
    • Seguidores8
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações17
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-da-48-horas-para-estado-retomar-aulas-dos-alunos-surdos/169530

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)