Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Auditório lotado na abertura da 3ª Semana do Ministério Público de Pelotas

    Operadores do Direito, acadêmicos e estudantes de Pelotas estiveram reunidos na noite de quarta-feira (26), na sede das Promotorias na cidade, acompanhando a abertura da 3ª Semana do Ministério Público. Entre as autoridades presentes estiveram o presidente da AMP/RS, Marcelo Dornelles, a procuradora-geral de Justiça, Simone Mariano da Rocha, além de representes do Executivo e Legislativo municipais, Judiciário e OAB.

    O coordenador das Promotorias de Pelotas, Paulo Roberto Charqueira, abriu o evento saudando a presença de todos e destacando a importância dos temas escolhidos para nortear as discussões este ano: o combate ao crack; a criança e o adolescente; o crime organizado e o novo momento do processo penal.

    O presidente da AMP/RS, Marcelo Dornelles, foi o primeiro palestrante do evento. Coube a ele falar sobre o avanço do crack no Rio Grande do Sul e seus efeitos na sociedade, tema da campanha que a entidade desenvolve desde o dia 14 de maio deste ano. Além de apresentar resultados desta cruzada, que já atingiu cerca de 20 mil pessoas, através de mais de 40 intervenções em todo o Estado, o presidente falou sobre o papel do Ministério Público no combate à droga. “O crack está presente nas diversas áreas de atuação do Ministério Público, da criminal aos direitos humanos. Por isso, acabamos sentindo de diferentes maneiras o crescimento do consumo da droga, seja na falta de estrutura para o atendimento ou na mudança do perfil da violência urbana”, disse ele.

    Na opinião de Dornelles, a formação de redes sociais é o caminho mais eficiente de combate ao crack. “Nós, enquanto agentes públicos, temos que ter a humildade de admitir que não podemos agir sozinhos na luta contra esta poderosa droga. É preciso unir esforços para atuar de forma integrada na repressão, tratamento e, principalmente, na prevenção”.

    O trabalho integrado da rede pública em benefício da sociedade também foi destacado pela procuradora-geral de Justiça, Simone Mariano da Rocha, porém, com o olhar voltado para a população infanto-juvenil. Com larga experiência na área, ela ressaltou alguns avanços das políticas públicas nos últimos 20 anos de vigência do Estatuto da Criança e do Adolescente, mas destacou que ainda é preciso avançar muito. “O Estatuto não é uma legislação romântica. Ttalvez nós sejamos incompetentes enquanto sistema”, disse ela, acrescentando que a distância entre o que está na lei e a realidade só poderá ser diminuída através de um olhar responsável, capaz de avaliar conquistas e projetar metas a serem conquistadas.

    Após as palestras da noite, o grupo Filhos do Sol fez uma apresentação musical. Formado por crianças abrigadas, o grupo faz parte do projeto Um futuro com arte , da Promotoria da Infância e Juventude de Pelotas, em parceria com a Secretaria Municipal de Cidadania.

    Prestígio

    Estiveram presentes no evento, os subprocuradorores-gerais Delmar Pacheco da Luz e Ana Maria Schinestsck, o subcorregedor-geral, Luiz Cláudio Varela Coelho, o chefe de gabinete, Benhur Biancon Junior, o coordenador do Núcleo da AMP/RS em Pelotas, Rogério Caldas, e os promotores Victor Hugo de Azevedo Neto, Martha Weiss Jung, Edson Vitt Fernandes, José Olavo Bueno dos Passos, Maria Laura Luzardi, Maria do Rosário Rodrigues, Maria Fernanda Pitrez, Décio Luis da Mota, Paulo Gilberto Vieira, Guilherme Kratz, Jaime Chatkin, Andrea Torres, Isnar Corrêa, Cláudia Rodrigo Pegoraro e Luana Rocha Ribeiro.

    • Publicações1109
    • Seguidores5
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações145
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/auditorio-lotado-na-abertura-da-3-semana-do-ministerio-publico-de-pelotas/1789924

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)