Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Assembleia homenageará escritor Pedro Nunes Filho

    A Assembleia Legislativa da Paraíba concedeu a Medalha Augusto dos Anjos ao escritor e historiador Pedro Nunes Filho, em reconhecimento aos seus méritos de ativista cultural, que enaltece o nome da Paraíba no Brasil. O autor do projeto de resolução é o deputado Francisco de Assis Quintans.

    Pedro Nunes Filho nasceu em 18 de abril de 1944, no povoado de Bonfim, São José do Egito, Pernambuco, mas foi criado na Fazenda Mugiqui, distrito da Prata, na época pertencente ao município de Alagoa do Monteiro, nesse Estado. É filho de Pedro Nunes de Farias, com raízes familiares na Serra do Teixeira, e de Boaventura Priscila Nunes, descendente dos Neri do Crato, no Ceará.

    De 1959 a 1965, estudou interno no Seminário Diocesano de Campina Grande onde recebeu sólida formação humanística. Ao deixar o Seminário, mudou-se para Pernambuco onde adquiriu o grau de Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Recife, instituição na qual fez pós-graduação em Direito Tributário.

    Em 1978 ingressou por concurso público na carreira de Auditor Fiscal da Receita Federal. Em 1995, ganhou bolsa para estudar no Japão onde foi palestrante no 29º Seminário Internacional de Tributação. Lá fez Curso de Tributação Internacional ministrado por professores da OCDE.

    É casado com Maria Lucília Lafayette Nunes e tem dois filhos adultos: Daniela e Leonardo. Aposentou-se da função de Auditor Fiscal em 2003. É sócio fundador do Instituto Histórico e Geográfico de São João do Cariri e membro da Sociedade Paraibana de Arqueologia.

    Como escritor, publicou as seguintes obras:

    GUERREIRO TOGADO - prefácio de Frederico Pernambucano de Mello e apresentação da brasilianista Linda Lewin. O livro trata da Guerra de 11 travada entre o Bacharel Augusto de Santa Cruz Oliveira, promotor público de Alagoa do Monteiro, e o Governador da Paraíba João Machado.

    A obra é um resgate importante da história da Paraíba, tem 500 páginas e foi publicado pela Editora da Universidade Federal de Pernambuco. GUERREIRO TOGADO mereceu extenso comentário de Bráulio Tavares no jornal A TARDE, de São Paulo e foi também destaque durante várias semanas na imprensa de Pernambuco.

    CAATINGA BRANCA - apresentação de Frederico Pernambucano de Mello, resgata costumes rurais em cinco histórias de personagens com trajetórias de vida obscuras, porém singulares.

    CARIRIS VELHOS - Prefácio de Frei Hugo Fragoso, professor de História na Universidade Católica de Salvador, e apresentação de Fábio Dantas, escritor e sociólogo. Este livro trata do encontro dos curraleiros que, a partir de 1690, começaram a ocupar os sertões paraibanos e o encontro deles com as diversas etnias indígenas que perderam suas terras e foram por eles foram dizimadas. É também um grito em defesa das caatingas sertanejas, único bioma desse tipo no globo terrestre. Resgata vocábulos arcaicos, hoje quase esquecidos, porém dotados de grande força de comunicação. A linguagem é poética, o que torna a leitura muito prazerosa. O livro foi lançado no Recife em 2008. É obra fortemente recomendado pelo escritor pelo paraibano Josué Silvestre.

    MUNDO-SERTÃO - Luzes e Abismos, é o próximo lançamento do escritor. Como as obras anteriores, aborda temas paraibanos.

    Para o deputado Francisco de Assis Quintans, “essa é uma justa e merecida homenagem, simbolizada pela Medalha Augusto do Anjos, a esse homem que dedica sua vida à arte da escrita, contando a historia de nossa Paraíba, em especial a do Cariri Paraibano, através dos seus livros”.

    • Publicações4618
    • Seguidores6
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações235
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/assembleia-homenageara-escritor-pedro-nunes-filho/1900712

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)