Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Advogada de réu confesso diz que fazendeiros não são mandantes do assassinato de irmã Dorothy

    Publicado por Agência Brasil
    há 14 anos

    Belém - A advogada Marilda Eunice Cantal, que defende Rayfran das Neves Sales - réu confesso do assassinato da missionária Dorothy Stang -, afirmou hoje (10) que os fazendeiros Regivaldo Pereira Galvão e Vitalmiro Bastos de Moura não são os mandantes do assassinato da freira norte-americana.

    Os dois fazendeiros são acusados de terem planejado e mandado matar a missionária. Ambos aguardam julgamento em liberdade.

    “A versão do Rayfran é que ele não matou a irmã Dorothy em troca de recompensa. Ele disse quem foi a pessoa que o encaminhou a fazer isso [ crime ] na época e inocenta totalmente o Vitalmiro e o Regivaldo”, declarou.

    Perguntada sobre quem seria o “mandante do crime”, Marilda Cantal afirmou que não poderia citar o nome porque se trata de uma testemunha do processo. “Essa pessoa é testemunha do processo e no dia em que for chamada a depor irá assumir isso”, acrescentou.

    Hoje, Rayfran das Neves Sales seria novamente julgado pelo crime, mas a defesa apresentou pedido para suspender o novo julgamento e preferiu aceitar a pena de reclusão de 27 anos, imposta em dezembro de 2005, quando confessou ser o autor dos disparos que mataram Dorothy Stang.

    O juiz Raimundo Moisés Alves Flexa, presidente do 2º Tribunal do Júri de Bélem, acatou o pedido e manteve a decisão do primeiro julgamento em que Rayfran foi condenado por homicidio duplamente qualificado.

    Ainda segundo a advogada, como o réu já cumpriu um sexto da pena, ele tem o direito de progredir do regime fechado para o semiaberto, conforme Lei de Execucoes Penais vigente à época da condenação.

    “Fiz um estudo dos julgamentos anteriores a que o Rayfran foi submetido e avaliei que a pena poderia aumentar em novo julgamento. A melhor decisão que eu vislumbrei, já que o Rayfran já merece a progressão de regime, foi pedir dispensa desse júri”, explicou Marilda.

    • Publicações90686
    • Seguidores338
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações172
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/advogada-de-reu-confesso-diz-que-fazendeiros-nao-sao-mandantes-do-assassinato-de-irma-dorothy/2032444

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)