Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Segundo TSE, participação de jovens diminuiu nas eleições

    há 14 anos

    Segundo estatística do TSE apontada em reportagem do jornal “Folha de S.Paulo”, participação de jovens entre 16 e 17 anos - que votam por opção - sofreu decréscimos nas últimas três eleições. Hoje, o eleitorado brasileiro é formado por 2,39 milhões de pessoas nessa faixa etária. Há oito anos, em 2002, eram 2,21 milhões. Em 2004, subiu para 3,65 milhões, em 2006, caiu para 2,56 milhões, mas voltou a subir, para 2,92 milhões, dois anos depois.

    O Tribunal Superior eleitoral realiza campanhas de incentivo ao voto para essa faixa etária desde 2006 e não sabe explicar o motivo da queda. Técnicos do TSE afirmam, porém, que não é possível dizer que o único motivo é o menor interesse pela política.

    Segundo o Assessor da corregedoria-geral do TSE, Sérgio Cardoso, essa faixa etária é mais a volátil, já que é totalmente renovada a cada pleito -quem vota por opção em uma eleição, já votará obrigatoriamente na próxima.

    Esse grupo faz parte de um total de 135,8 milhões de eleitores que, de acordo com os dados divulgados ontem, estarão aptos a votar no próximo dia 3 de outubro. O número é 7,8% maior do que registrado em 2006, ano das últimas eleições gerais.

    Naquele ano, 125,9 milhões de pessoas estavam aptas para ir às urnas. Dois anos depois, nas eleições municipais de 2008, o eleitorado brasileiro era formado por 130,3 milhões de pessoas.

    De uma eleição para outra, os dados divulgados pelo TSE mostram que o eleitorado cresce em média pouco mais de 4% a cada pleito. As mulheres continuam sendo maioria, representando 51,8% do total (ou 70,4 milhões), enquanto os homens representam 48,1% do total (65,2 milhões).

    Segundo os números, São Paulo ainda é o maior colégio eleitoral do país, formado por 30,3 milhões de pessoas (ou 22,3% do total), seguido por Minas Gerais (14,5 milhões ou 10,6%) e Rio de Janeiro (11,5 milhões ou 8,5%).

    • Publicações2093
    • Seguidores16
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações423
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/segundo-tse-participacao-de-jovens-diminuiu-nas-eleicoes/2291988

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)