Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Lula diz que não será cortado nenhum centavo do PAC

    Publicado por Reuters Brasil
    há 13 anos

    RIO DE JANEIRO (Reuters) - Em reação à declaração do ministro da Fazenda, Guido Mantega, de que o esforço fiscal que será feito a partir do primeiro ano do governo da presidente eleita Dilma Rousseff afetaria obras do PAC, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira que não será cortado "nenhum centavo do programa".

    "Não acredito que a gente tenha necessidade de cortar nenhum centavo do PAC, mas temos que manter a inflação sob controle, a estabilidade econômica, e nós precisamos manter dinheiro para investimento", afirmou o presidente a jornalistas no Rio de Janeiro. "Se tiver que mexer alguma coisa vai ser em custeio e não em obras para investimento", acrescentou Lula.

    Na segunda, Mantega afirmou que o ajuste fiscal previsto para 2011 deve afetar obras do PAC, que poderiam ser adiadas. Entretanto, o ministro, que permanecerá na Fazenda no governo de Dilma, afirmou que projetos em andamento serão mantidos, porém aqueles que ainda não estão sendo executados poderão ser adiados.

    Lula disse que está tranquilo com a preservação do Programa de Aceleracao do Crescimento (PAC), porque conhece bem as ideias da presidente eleita e do ministro da Fazenda.

    "Você acha que eu estou com ar de quem está preocupado de que vai ser cortado algum centavo do PAC?", disse Lula ao ser questionado sobre possíveis cortes. "Hoje o Guido teve que falar com dois presidentes", afirmou, referindo-se a ele e a Dilma.

    O presidente disse que ligou nesta terça para o ministro da Fazenda, mas negou que tenha dado "uma bronca" pelas declarações feitas por Mantega.

    "Eu conheço a Dilma, foi aqui na Rocinha que ela foi batizada como mãe do PAC. Sei do carinho que ela tem pelas coisas do PAC e o carinho com que ela vai tratar o PAC", afirmou Lula.

    O presidente admitiu, no entanto, que alguns projetos em atraso podem ser remanejados. "Obviamente que você pode ter manejo de obras se você tiver uma obra do PAC com problema na Justiça, no Tribunal de Contas, e que vai demorar seis meses, oito meses, um ano. Você pode fazer um remanejamento do recurso", afirmou.

    (Por Rodrigo Viga Gaier)

    • Publicações11504
    • Seguidores33
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações4
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lula-diz-que-nao-sera-cortado-nenhum-centavo-do-pac/2498296

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)