Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Diminui confiança da população na Justiça

    O estudo Índice de Confiança da Justiça (ICJ Brasil), feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra que a confiança da população na Justiça caiu nos primeiros três meses de 2010. Desde que o estudo começou a ser feito, em 2009, a queda é algo recorrente.

    De todas as pessoas que foram entrevistas, 46% já recorreram à Justiça ou mora com alguém que o fez. O mais preocupante é que 64% afirmaram achar o judiciário pouco ou nada honesto. Enquanto 59% acreditam que a influência política domina o judiciário, 78% disseram que o acesso à Justiça é algo caro.

    Menos da metade das metas cumpridas

    Já quanto às metas do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), o Judiciário cumpriu menos da metade da meta de julgamentos estabelecida em 2010. Até o final de fevereiro, foram julgados 546,7 mil processos ajuizados até 2006, o que corresponde a 44,5%. Para zerar o número de processos, e a chamada Meta 2 seja completamente cumprida, os tribunais terão que finalizar o julgamento de mais de 1,2 milhão de processos.

    Servidores tem feito sua parte

    No RS, foram julgados 21,4 mil processos e cumprida 62,4% da meta. O atingimento deste resultado é fundamentalmente pela dedicação dos servidores do Judiciário. Apesar de toda a luta da categoria por uma valorização que ainda está só no discurso, os trabalhadores tem feito sua parte para este resultado.

    Todos estes dados reforçam a posição dos trabalhadores para que o TJRS implante imediatamente mesa de negociação para debater o PCS. A obtenção de índices maiores na avaliação da Justiça passa, necessariamente pela valorização dos servidores e perspectivas de carreira dentro do Poder.

    Assessoria de Comunicação

    • Publicações1231
    • Seguidores2
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações3
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/diminui-confianca-da-populacao-na-justica/2597132

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)