Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Na rescisão, empresa não pode descontar empréstimo tomado pelo trabalhador

    Publicado por Espaço Vital
    há 13 anos

    Uma dívida entre empregado e empresa não pode ser descontada da verba rescisória. O entendimento é da 6ª Turma do TST. De acordo com o ministro Maurício Godinho Delgado, "a verba rescisória só pode sofrer descontos se a dívida decorrer de questões trabalhistas". Outrossim, o valor jamais pode ultrapassar um salário.

    A sentença foi dada em julgamento de caso em que a empresa Gerdau Aços Longos S.A. descontou R$ 4.589,47 da rescisão de um de seus funcionários para quitar a dívida da compra de um apartamento.

    Segundo a empresa, o empregado recebeu R$ 7.572 para a compra de uma casa e o valor descontado diz respeito à quantia ainda não paga.

    Nos termos do acordo de empréstimo, apresentado como prova na 1ª Vara do Trabalho de Sapucaia do Sul (RS), o funcionário deveria pagar o valor emprestado em 60 parcelas de, no mínimo, 20% de seu salário. A Justiça trabalhista gaúcha deu razão ao empregado. Condenou a Gerdau a devolver a quantia descontada.

    O TRT da 4ª Região (RS) entretanto, deu provimento ao recurso interposto pela Gerdau, justificando que "como a quantia foi emprestada em benefício do empregado, o valor não deveria ser restituído ao trabalhador".

    A defesa do reclamante, então, recorreu ao TST. A corte julgou que a ordem pública proíbe a compensação de dívidas não trabalhistas do empregado com os créditos laborais, mantendo a decisão da primeira instância.

    O advogado Arthur Orlando Dias Filho atua em nome do trabalhador. (RR nº 43100-96.2005.5.04.0291 - com informações do TST e da redação do Espaço Vital).

    • Publicações23538
    • Seguidores515
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações63
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/na-rescisao-empresa-nao-pode-descontar-emprestimo-tomado-pelo-trabalhador/2723633

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)