Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Na rescisão, empresa não pode descontar empréstimo tomado pelo trabalhador

Publicado por JurisWay
há 13 anos

Uma dívida entre empregado e empresa não pode ser descontada da verba rescisória. O entendimento é da 6ª Turma do TST. De acordo com o ministro Maurício Godinho Delgado, a verba rescisória só pode sofrer descontos se a dívida decorrer de questões trabalhistas. Outrossim, o valor jamais pode ultrapassar um salário.

A sentença foi dada em julgamento de caso em que a empresa Gerdau Aços Longos S.A. descontou R$ 4.589,47 da rescisão de um de seus funcionários para quitar a dívida da compra de um apartamento.

Segundo a empresa, o empregado recebeu R$ 7.572 para a compra de uma casa e o valor descontado diz respeito à quantia ainda não paga.

Nos termos do acordo de empréstimo, apresentado como prova na 1ª Vara do Trabalho de Sapucaia do Sul (RS), o funcionário deveria pagar o valor emprestado em 60 parcelas de, no mínimo, 20% de seu salário. A Justiça trabalhista gaúcha deu razão ao empregado. Condenou a Gerdau a devolver a quantia descontada.

O TRT da 4ª Região (RS) entretanto, deu provimento ao recurso interposto pela Gerdau, justificando que como a quantia foi emprestada em benefício do empregado, o valor não deveria ser restituído ao trabalhador.

A defesa do reclamante, então, recorreu ao TST. A corte julgou que a ordem pública proíbe a compensação de dívidas não trabalhistas do empregado com os créditos laborais, mantendo a decisão da primeira instância.

Fonte: TST

  • Publicações73364
  • Seguidores792
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações35646
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/na-rescisao-empresa-nao-pode-descontar-emprestimo-tomado-pelo-trabalhador/2724568

Informações relacionadas

Descontos na rescisão não podem ultrapassar a remuneração do empregado

JT considera ilegal desconto do valor integral de empréstimo na rescisão contratual

Filipe Pessoa de Albuquerque, Advogado
Artigoshá 2 anos

Descontos permitidos na rescisão

Lilian Furlaneto, Advogado
Artigoshá 7 anos

Emprestei dinheiro ao meu funcionário e terei que dispensá-lo antes do término do pagamento do empréstimo. E agora?

Marta Aparecida de Moura  , Advogado
Modeloshá 4 anos

[Modelo] Reclamação Trabalhista

6 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Nesse caso é melhor não emprestar, porque o cara saia da empresa e nunca mais quita a divida, isso não é justo, tenha consciência, se tem o dinheiro pague o que deve! continuar lendo

se o Empregador sabe, por que então empresta? continuar lendo

Olá, tudo bem? Atuei por quase 5 meses em uma empresa e pedi demissão. Havia um valor disponibilizado pela empresa para estrutura home office e esse foi usado. A empresa pode descontar todo o valor da rescisão?
– Se não, como é realizado o débito restante? A empresa está querendo emitir boletos com data que eles querem para que eu realize o pagamento e eu já informei que não é possível.
Isso pode ocorrer? continuar lendo

Estou com o mesmo problema 😑 continuar lendo

Exatamente, porém, ainda tem muitos trabalhadores, por serem leigos no assuntos, o Empregador acaba lesando o Empregado. continuar lendo