Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto autoriza processo criminal contra dirigente de entidade esportiva

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 12 anos

    Alceu Moreira explica que atualmente está prevista apenas a responsabilidade civil dos dirigentes. Dirigentes de entidades esportivas que se apropriarem ou aplicarem créditos ou bens sociais da instituição em proveito próprio ou de terceiros poderão ser responsabilizados penalmente. A medida está prevista no Projeto de Lei 2832/11, do deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), que está em análise na Câmara.

    A proposta inclui dispositivo à Lei Pelé ( 9.615/98 ), que institui normas gerais sobre o desporto.

    O autor afirma que a intenção é responsabilizar criminalmente os dirigentes de clubes, federações e confederações, que se apropriem de bens das associações por eles administradas. O Brasil está pleno de clubes tradicionais que foram à falência e foram jogados no esquecimento por conta disso, afirma.

    Moreira explica que pela atual legislação existe apenas a previsão da responsabilidade civil os dirigentes desonestos, algo que é claramente insuficiente, defende.

    Para o parlamentar, é preciso punir os dirigentes desonestos por apropriação indébita. A conduta de quem se apropria com dolo de créditos ou bens sociais da entidade esportiva em proveito próprio ou de terceiros deve ser julgada de acordo com o Código Penal, ressalta.

    Tramitação

    A proposta será analisada pelas comissões de Turismo e Desporto; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser apreciada em Plenário.

    Íntegra da proposta: PL-2832/2011

    • Publicações97724
    • Seguidores268409
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações26
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-autoriza-processo-criminal-contra-dirigente-de-entidade-esportiva/3003477

    Informações relacionadas

    Câmara dos Deputados
    Notíciashá 9 anos

    Apropriação indébita por parte de dirigente esportivo pode virar crime

    Tiago Adede y Castro, Advogado
    Artigoshá 6 anos

    Meu advogado não me paga, o que fazer?

    Jurisprudênciahá 6 anos

    Turma Nacional de Uniformização TNU - Pedido de Uniformização de Interpretação de Lei (Presidência): Pedido XXXXX20164058300

    Direito Doméstico
    Notíciashá 9 anos

    As Donas de Casa e a Previdência Social

    Amanda Karoline Souza, Advogado
    Artigosano passado

    Quem foi dona de casa a vida inteira tem direito à aposentadoria?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)