Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Manicure tem reconhecido vínculo de emprego com salão de beleza

    (Publicada originalmente em 07/07/2008)

    Uma cabeleireira e manicure obteve na Justiça do Trabalho o reconhecimento de seu vínculo empregatício com o salão de beleza no qual prestava serviços. A decisão foi da 1ª Turma do TRT-MG, acompanhando voto da desembargadora Deoclecia Amorelli Dias.

    A relatora esclareceu que os profissionais dessa categoria e os salões de beleza podem formar uma espécie de sociedade informal ou sistema de parceria, desde que obedeçam aos critérios firmados em convenção coletiva de trabalho. Como, no caso, não foram observadas estas regras, a Turma deu provimento ao recurso, reconhecendo o vínculo empregatício entre as partes e determinando o retorno do processo à Vara de origem para o julgamento dos demais pedidos feitos pela reclamante.

    Segundo a desembargadora, a prestação de serviços de manicure ou cabeleireiro em salões de beleza tem se dado de diversas formas, o que levou os sindicatos profissional e patronal, representantes dessas categorias, a estabelecerem cláusulas específicas a esse respeito, impondo requisitos a serem observados, de forma a delinear a existência de uma sociedade, ainda que informal, com liberdade na prestação de serviços, além de material e clientela próprios.

    No caso, a reclamante atuava como cabeleireira, recebendo 50% sobre o produto do seu trabalho e 70% sobre os serviços de manicure. Mas, segundo as provas testemunhais, ela atendia clientes que eram agendados pelo salão, não tendo clientela própria, o trabalho era diário e todo material utilizado era fornecido pelo reclamado. Também não havia o contrato de aluguel de bens móveis, ou seja, contrato de parceria, que deveria ser, necessariamente, homologado pelos sindicatos profissional e patronal, como exige a clausula 43ª , da convenção coletiva de trabalho.

    "É de bom termo que a cláusula seja acolhida, pois as partes negociantes assim o quiseram e para tanto estabeleceram condições a serem cumpridas. E nem poderia ser de outra forma, mesmo porque na relação de trabalho a regra é a de emprego, sendo excepcionalidade outras modalidades de prestação de serviço, como no caso dos autos ", conclui a desembargadora.

    ( RO nº 01207 -2006-043-03-00-7 )

    • Publicações8632
    • Seguidores631538
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2556
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/manicure-tem-reconhecido-vinculo-de-emprego-com-salao-de-beleza/486435

    Informações relacionadas

    Cairo Cardoso Garcia- Adv, Advogado
    Modeloshá 5 anos

    [Modelo] Impugnação à Contestação cumulada com Resposta à Reconvenção Trabalhista

    Ellen Andrade, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Réplica Trabalhista a contestação e documentos.

    Bruno Espinosa, Bacharel em Direito
    Modeloshá 4 anos

    modelo de impugnação a contestação trabalhista

    Cesar Rabelo, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Reclamação Trabalhista: Pejotização - Reconhecimento de Vínculo Empregatício

    Henrique Albuquerque de Melo, Advogado
    Modelosano passado

    Impugnação à Contestação - Empréstimo RMC - Contestação Genérica - Ausência de impugnação Específica - Ausência de Provas

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)