Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Formandos de medicina da UP têm pendências com CRM

    Os 44 primeiros formandos do curso de Medicina da Universidade Positivo (UP), em Curitiba, estão obtendo o registro profissional sob ressalvas junto ao Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), porque o curso ainda não foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

    A obtenção do registro só foi possível após liminar judicial obtida na sexta-feira passada pela UP na 1.ª Vara da Justiça Federal de Curitiba. Em dez dias, o CRM pretende recorrer da decisão, porque diverge na interpretação dos documentos necessários para emissão do registro.

    "Para o registro profissional é necessário o diploma (fornecido) por uma universidade reconhecida, e a documentação apresentada pela UP foi apenas de autorização do funcionamento, e não o documento final emitido após vistoria do MEC", explica o presidente do CRM, Miguel Hanna Sobrinho.

    Como justificativa, a UP encaminhou ao CRM a Portaria 40/2007 do MEC, que explica que, caso a vistoria não fosse feita até o término do curso, o documento valeria para o registro do diploma. No entanto, o MEC observa que, se em vistoria posterior for concluído que o curso não tem condições de funcionar, o registro pode ser cancelado.

    Até ontem, 36 formandos já haviam comparecido ao CRM para retirar o registro. "Não há nenhum elemento que indique que a universidade se recusou a receber o MEC ou que atrasou documentação, mas se a liminar cair, o registro pode ser cancelado. Esperamos um pronunciamento do MEC nos próximos dias para sanar essa dúvida", afirma o presidente do CRM.

    No último ano da primeira turma de um novo curso, a universidade precisa protocolar o pedido de reconhecimento junto ao MEC e pagar uma taxa, o que a UP confirmou que fez.

    O MEC deve então vistoriar a instituição para avaliar os diversos quesitos e posterior validação do curso, mas isso não ocorreu no caso da UP. "O MEC teve suas dificuldades e não conseguiu dar conta de todas as visitas nos prazos devidos.

    Por isso, o ministro da Educação, Fernando Haddad, editou a portaria, considerando reconhecidos, para fins de expedição e registro de diplomas, os cursos cujos pedidos de reconhecimento tenham sido protocolados dentro do prazo estabelecido", justifica o vice-reitor da UP, José Pio Martins. Ele acredita que o MEC deve reconhecer o curso de Medicina ainda este ano.

    A reportagem de

    O Estado

    não obteve, até o fechamento desta edição, resposta do MEC sobre a situação do curso de Medicina da UP. O MEC também não se pronunciou oficialmente ao CRM sobre a questão.

    Fonte: O Estado do Paraná / Tribuna do Paraná

    • Publicações9539
    • Seguidores89
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações313
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/formandos-de-medicina-da-up-tem-pendencias-com-crm/738213

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)