Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Museu de Arte - Manuk Poladian

    Abrindo a serie de exposições programadas pela superintendência do Patrimônio Cultural da Assembléia Legislativa para o ano de 2009, foi inaugurada esta semana no Espaço Candido Portinari a mostra "É tempo de Carnaval", reunindo 66 fotografias de Manuk Poladian.

    A exposição permanecerá aberta ate 27 de fevereiro, das 9 as 18 horas, diariamente, exceto sábados, domingos e feriados.

    Por ocasião da abertura da mostra, à qual compareceram inúmeros convidados, fotógrafos, críticos de arte e parlamentares, o superintendente do Patrimônio Cultural, Emanuel von Lauenstein Massarani ressaltou: "Num momento em que a arte, na pintura e na escultura, passa através de sucessivas reduções, a fotografia indicou de fato a todos que seu caminho não passa por campos estéticos, mas segue antes a linha lógica de um desenvolvimento histórico constante, que a rende protagonista dos vastos processos da comunicação e da pesquisa artística", e prosseguiu: "A fotografia é, na sua substância, um conjunto de procedimentos operativos, não necessariamente finalizados a êxitos artísticos, que possam ser válidos de conformidade com a metodologia seguida e da operação desenvolvida

    Manuk Poladian exclui intencionalmente fotografar a realidade com a técnica muitas vezes improvisada da reportagem, para a qual cada imagem é funcional a um desenho global predisposto, sem por isso retirar nada à autonomia criativa da linguagem fotográfica"

    Massarani concluiu afirmando: "Poladian prova que a fotografia não pode ser usada como simples instrumento de documentação, mas sobretudo como meio de conhecimento e construção das relações analógicas entre tempo e espaço real, entre a memória da história passada e aquela presente, através das formas e dos significados de seu habitat".

    O artista

    Manuk Poladian nasceu em São Paulo, em 1938, filho de pais armênios e também envolvidos com fotografia, cinema e laboratório. Desde muito jovem passou a interessar-se pela fotografia, trabalhando na cobertura de casamentos. Atuou também na área jornalística e no cinema, como cameraman e posteriormente como diretor de imagem.

    Fez vários cursos no exterior e participou de inúmeros concursos internacionais, obtendo prêmios diversos, entre os quais: "O Prato de Ouro", Bélgica; Prêmio Kiwanis Mousion Reflexo Mundial da Fotografia, Salão Internacional da Coréia (1982); Sibiu Romênia (1982), Salon Zaprozonych na Polônia (1986); Riga Rússia (1982); Foto de Flagrantes na Wedding Professional Phtographers International, Las Vegas (1996).

    Seu trabalho esteve em diversas exposições coletivas e individuais, entre as quais, "French Quarter" New Orleans", Li Gallery (1995);"Máscaras e Fantasias de Veneza", MIS;"New York", Casa Fuji (1996); Carnaval Paulista, MIS (1997);" Mulheres ", Espaço City Bank;" Cairo ", Galeria Imagicas;" Noivas ", Prefeitura de Amparo (1998);" Veneza Cotidiano ", Casa da Cultura, Curitiba;" Faces do Carnaval ", Museu de Arte Moderna-MAM, SP (1999);" Máscara ", Shopping Eldorado, SP;" Jazz e Postcards of London ", Espaço Cultura Inglesa, SP; (2000);" Externas ", Galeria Paul Mitchell (2001);" Belezas ", Argentina;" Cotidiano de Veneza ", Espaço Saraiva (2002);" Homenagem 120 imagens de São Paulo 450 anos ", Citibank (2004);" Paris ", Aliança Francesa;" Festival da Record 1968, Galeria Mauro Freire, SP ; "Guapos Cubanos" , MIS, SP ; (2005) "15 anos da Independência da (2006) Armênia" , Centro Cultural de São Paulo e Centro Judaico de São Paulo, SP ;(2007) Bienal Internacional de Roma .(2008)

    Possui obras em inúmeras coleções públicas e particulares, no Brasil, no exterior e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

    • Publicações32201
    • Seguidores115
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações185
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/museu-de-arte-manuk-poladian/747993

    Informações relacionadas

    Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região
    Jurisprudênciahá 7 meses

    Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região TRT-7 - Recurso Ordinário Trabalhista: ROT XXXXX-95.2022.5.07.0028

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)