Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Rigo pede ao TRE a criação do município de Paraíso das Águas

    Primeiro secretário da Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul, o deputado estadual Ary Rigo (PDT) encaminhou indicação ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Luiz Carlos Santini, pedindo a implementação de medidas para viabilizar a criação do município de Paraíso das Águas. O pedido é para que a eleição ocorra em regime de urgência.

    Paraíso das Águas foi criado pela Lei Estadual 2.679, de 29 de setembro de 2003. Plebiscito realizado em Água Clara, Chapadão do Sul e Costa Rica, com vistas à emancipação, a maioria dos moradores aprovaram a criação do novo município. No entanto, Água Clara recorreu à Justiça e a lei foi considerada inconstitucional.

    "Ocorre, porém, que com a edição da Emenda Constitucional 57, de 18 de dezembro de 2008, que acrescentou o artigo 96 ao Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, foram convalidadas as leis estaduais que criaram municípios, desde que a lei estadual tenha sido publicada até 31 de dezembro passado, que é exatamente o caso da Lei Estadual 2.679", destacou Rigo.

    "Assim, é inegável que com a edição da Emenda a inconstitucionalidade apontada pelo Tribunal de Justiça, ao julgar o referido mandado de segurança, não existe mais, posto que a Emenda validou todas as leis criadoras de municípios", esclareceu.

    Paraíso das Águas pode ser o 79º município de Mato Grosso do Sul. Em 2003, a Assembléia aprovou a criação do município de Figueirão, que acabou sendo instituído na época.

    • Publicações6582
    • Seguidores10
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações65
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/rigo-pede-ao-tre-a-criacao-do-municipio-de-paraiso-das-aguas/988777

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)