Parágrafo 1 Artigo 4 da Lei nº 8.069 de 13 de Julho de 1990

ECA - Lei nº 8.069 de 13 de Julho de 1990

Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências.
Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
Parágrafo único. A garantia de prioridade compreende:

Monografia sobre os impactos Juridicos e Psicologicos decorrentes aos maus tratos em Crianças na primeira infancia - Parte 2

para identificar, intervir e proteger as crianças em situação de risco, garantindo-lhes um ambiente seguro e amoroso para crescerem e se desenvolverem plenamente. Em suma, a violência infantil tem…
1
0

Garantias processuais em casos de violência contra a crinça e o adolescente

CENTRO UNIVERSITÁRIO PARAÍSO - UNIFAP CURSO DE DIREITO CICERA ANGÉLICA BEZERRA DOS SANTOS GARANTIAS PROCESSUAIS EM CASOS DE VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE: ANÁLISE SOBRE A ESCUTA…
3
0

As bases principiológicas dos direitos e garantias fundamentais inerentes à criança e seus meios de efetivação

SUMÁRIO: INTRODUÇÃO - Conceito Jurídico de criança - Aspectos históricos da legislatura voltada à proteção da infância - Os direitos fundamentais da infância - Os direitos da infância em face dos…
1
0

A Teoria do Desamor:

Sumário INTRODUÇÃO.. 10 1. FAMÍLIA.. 13 1.1 Conceitos de família. 13 1.2 Evolução histórica da família. 14 1.3 Poder de família. 14 1.4 Princípio da dignidade humana. 17 1.5 Princípio da Afetividade.
5
0

[Modelo] Ação de Alimentos com Pedido Liminar de Fixação de Alimentos Provisórios

EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) DOUTOR (A) JUIZ (A) DE DIREITO DA ____ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE CIDADE-UF. (10 espaço duplos) (nome do requerente), menor, nascido em _______, neste ato representado…
3
0

A Filiação socioafetiva e os seus efeitos no Direito Sucessório

1. Introdução Uma das principais características do ordenamento jurídico de um Estado democrático de Direito é a mudança. Quando a sociedade evolui, há a necessidade de o Direito daquela sociedade…
2
0

O Estatuto da Criança e do Adolescente e a Inclusão Social de Pessoas com Necessidades Especiais

1. INTRODUÇÃO O Brasil em seu último censo demográfico constatou que 6,7% de sua população possui algum tipo de deficiência, uma porcentagem extremamente considerável para o país, fato que exige um…
3
1

Abandono Afetivo na Filiação

A Constituição Federal de 1988 (CF/88) atribui especial proteção à criança e ao adolescente com previsão expressa no caput do seu Art. 227, assegurando que a família tem o dever de proteção em…
5
0
Aneliza Santos, Estudante de Direito
há 5 anos

Breves considerações sobre a proteção jurídica à criança e adolescente no Direito Brasileiro e Internacional.

Criança e adolescente no século XIX  A preocupação com a proteção a criança e ao adolescente pelo Estado vem se desenvolvendo ao longo da história, sem dúvida isso tem ocorrido devido a pressões de…
4
0

Breve Análise do Estatuto da Criança e do Adolescente no Ordenamento Jurídico Brasileiro.

INTRODUÇÃO Com a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente ( ECA ), Lei no 8.069 , de 13 de julho de 1990, passou-se a pregar a teoria da proteção integral, tratando os menores como…
1
0