Inciso VII do Artigo 12 da Lei nº 8.212 de 24 de Julho de 1991

LOSS - Lei nº 8.212 de 24 de Julho de 1991

Dispõe sobre a organização da Seguridade Social, institui Plano de Custeio, e dá outras providências.
Art. 12. São segurados obrigatórios da Previdência Social as seguintes pessoas físicas:
VII – como segurado especial: a pessoa física residente no imóvel rural ou em aglomerado urbano ou rural próximo a ele que, individualmente ou em regime de economia familiar, ainda que com o auxílio eventual de terceiros a título de mútua colaboração, na condição de: (Redação dada pela Lei nº 11.718, de 2008).
a) produtor, seja proprietário, usufrutuário, possuidor, assentado, parceiro ou meeiro outorgados, comodatário ou arrendatário rurais, que explore atividade: (Incluído pela Lei nº 11.718, de 2008).
1. agropecuária em área de até 4 (quatro) módulos fiscais; ou (Incluído pela Lei nº 11.718, de 2008).
2. de seringueiro ou extrativista vegetal que exerça suas atividades nos termos do inciso XII do caput do art. 2o da Lei no 9.985, de 18 de julho de 2000, e faça dessas atividades o principal meio de vida; (Incluído pela Lei nº 11.718, de 2008).
b) pescador artesanal ou a este assemelhado, que faça da pesca profissão habitual ou principal meio de vida; e (Incluído pela Lei nº 11.718, de 2008).
c) cônjuge ou companheiro, bem como filho maior de 16 (dezesseis) anos de idade ou a este equiparado, do segurado de que tratam as alíneas a e b deste inciso, que, comprovadamente, trabalhem com o grupo familiar respectivo. (Incluído pela Lei nº 11.718, de 2008).

A figura do trabalhador rural para a Previdência Social

  Enquanto trabalhadores rurais que se caracterizam como segurados especiais, Fabris (2021) aponta os trabalhadores rurais que usam o modo de produção camponês e o da agricultura familiar.   Ao os…
3
0

Segurado Especial do INSS: Resumo Simplificado para Advogados

Segurado especial: descubra o que é, quem é considerado, quais são os requisitos e como funciona a contribuição para o INSS. Sumário 1) Introdução 2) O que é Segurado Especial? 2.1) Segurado especial…
32
3
Thassio Silva, Advogado
há 2 anos

Direito Previdenciário - Segurado Especial

Considera-se segurado especial, segundo o art. 12, VII, da Lei n. 8.212/1991 e art. 11, VII, da Lei n. 8.213/1991, a pessoa física residente no imóvel rural ou em aglomerado urbano ou rural próximo a…
2
0

As dificuldades para produzir a prova do tempo de labor rural para obtenção da aposentadoria por idade rural e a dignidade humana

1. Introdução A aposentadoria rural é um benefício destinado aos trabalhadores rurais. Para estes foi reservado um tratamento diferenciado, pois, se tratando da aposentadoria por idade rural, há uma…
2
0

Espécies de Segurados Obrigatórios no Direito Previdenciário

Existem duas espécies de segurados, o facultativo e os obrigatórios. Para Lazzari (2021, p.120): É segurado da Previdência Social, de forma compulsória, a pessoa física que exerce atividade…
3
0

Tudo sobre o auxílio-acidente.

O auxílio-acidente é um benefício devido em casos de acidentes de qualquer origem e que resultem em sequelas consolidadas, consequentemente reduzindo a capacidade laboral do segurado ou o afastando…
6
1
Igor Almeida, Advogado
há 4 anos

Funrural e a Abstrativização do Controle difuso de constitucionalidade.

Abstrativização do controle difuso e a atribuição de responsabilidade do adquirente ao recolhimento do FUNRURAL. De início, cumpre esclarecer que não se está rediscutindo a tese fixada no acórdão do…
2
0
Paulo de Tarso, Advogado
há 4 anos

Equiparação do trabalhador artesão ao pequeno produtor rural para fins de concessão de aposentadoria especial.

Paulo de TarsoBarreto Costa Filho Pós-graduado no curso de Direito Previdenciário Teoria e Prática da rede de ensino LFG/Anhanguera. RESUMO A atividade do artesanato sempre esteve à margem da…
2
0

Alíquotas de contribuição pós-Reforma da Previdência e seus responsáveis tributários

Para termos acesso aos benefícios da Previdência Social, é necessário que efetuemos contribuições mensais de forma a atingirmos a chamada “carência”, ou seja, o número mínimo de contribuições…
3
2
Carla Niluk, Advogado
há 4 anos

Inscrição e Filiação do segurado no RGPS

INSCRIÇÃO E FILIAÇÃO Filiação e a inscrição tem conceitos distintos muitas vezes sendo confundidos, a Instrução normativa 45 da previdência social em seu art.29 define a filiação e o art.38 do mesmo…
4
0