Desvinculação das Receitas dos Estados e dos Municípios Drem em Todos os documentos

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Jurisprudência que cita Desvinculação das Receitas dos Estados e dos Municípios Drem

  • TJ-RJ - DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE: ADI XXXXX20208190000 202000700036

    Jurisprudência • Acórdão • 

    EMENTA: Embargos de Declaração opostos pelo Estado do Rio de Janeiro, através de sua Procuradoria de Estado, contra acórdão deste Órgão Especial que, por unanimidade, julgou procedente a Representação de Inconstitucionalidade e declarou a inconstitucionalidade, com efeitos ex tunc, a Lei Estadual nº 8.731/2020, na parte do seu anexo relativa ao Demonstrativo das Receitas e Despesas Aplicadas na FAPERJ ¿ Emenda Constitucional nº 32 de 2003, no campo ¿Total das Despesas¿. Omissões e contradições não verificadas no acórdão atacada; - Ilegitimidade do Governador do Estado: Nas ações do tipo ¿ representação de inconstitucionalidade ou ação direta de inconstitucionalidade, as partes são meramente formais. A alegada ilegitimidade do Governador de Estado foi superada na decisão que concedeu a liminar e tratou da questão - Omissão e contradição no que se refere a decisão do STF no Recurso Extraordinário XXXXX/RJ . Inocorrência: Questão analisada de forma clara e suficiente, ainda que em desacordo aos interesses do Embargante; - Em nenhum momento o acórdão embargado considerou que a Emenda Constitucional nº. 93 , de setembro de 2016 deveria citar a FAPERJ expressamente, nem que a FAPERJ estaria preservada da DREM ¿ Desvinculação De Receitas De Estados E Municípios; - Reserva do possível: Tal princípio leva em consideração a conformidade financeira do Estado, sua possível adequação e necessidade, como critério de proporcionalidade da aplicação do orçamento público. A realidade financeira do Estado, frente às suas obrigações, não saneia vício de inconstitucionalidade, de qualquer natureza. A reserva do possível não saneia vício de inconstitucionalidade, de qualquer natureza. EMBARGOS DE DECLARAÇÃO REJEITADOS.

  • TJ-GO - XXXXX20178090051

    Jurisprudência • Acórdão • 

    EMENTA: AGRAVO DE INSTRUMENTO. AÇÃO CIVIL PÚBLICA. PEDIDO DE CONCESSÃO DE TUTELA PROVISÓRIA DE URGÊNCIA DE NATUREZA ANTECIPADA. ARTIGOS 12 , LEI FEDERAL Nº 7.347 /1985, E 300 , CPC/2015 . DESTINAÇÃO DO PRODUTO DA ARRECADAÇÃO COM MULTAS DE TRÂNSITO. VINCULAÇÃO. (ARTIGO 320 , CTB ). DESVINCULAÇÃO (ARTIGO 76-B, ADCT). AGENTES DE TRÂNSITO CEDIDOS A OUTROS ÓRGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO. ILEGALIDADE NÃO ANTEVISTA. NECESSIDADE DE CONTRADITÓRIO E DE INSTRUÇÃO PROCESSUAL. MULTA POR DESCUMPRIMENTO DA TUTELA ESPECÍFICA (ARTIGO 536 , CPC/2015 ). PARCIAL PROVIMENTO. I - O artigo 12 da Lei federal nº 7.347 /1985 permite ao julgador deferir na ação civil pública tutela provisória de urgência, liminar ou incidental, antecipatória ou cautelar, desde que presentes os requisitos discriminados nos artigos 300 e seguintes, CPC/2015 , aplicáveis subsidiariamente à ação de rito especial. Assim, se marcados fumus boni iuris e periculum in mora, será devido o acautelamento. II ? Carece plausibilidade à pretensão de, liminarmente, proibir o Município de gastar, destinar ou utilizar, de qualquer forma, a receita proveniente da arrecadação das multas em atividades, ações ou serviços diversos daqueles taxativamente previstos no artigo 320 do Código de Trânsito Brasileiro . A desvinculação de 30% (trinta por cento) das receitas cuja aplicação é estabelecida pelo artigo 320 , Código de Trânsito Brasileiro , dentre outras, é autorizada pelo artigo 76-B dos Atos e Disposições Constitucionais Transitórias ? ADCT da Constituição Federal , instituidor da chamada Desvinculação de Receitas de Estados e Municípios (DREM), incluído pela Emenda Constitucional nº 93 /2016. No âmbito do município de Goiânia essa desvinculação foi, inclusive, recentemente regulamentada pelo Decreto Municipal nº 2.174/2017. III - Não se ignoram os dados alarmantes apresentados pelo agravado sobre a defasagem do quadro de agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito. Contudo, há que se observar que, neste momento preliminar, sem o necessário contraditório e instrução processual, não é possível aferir se a cessão desses servidores a outros órgãos seria, de fato, ilegal e, além disso, ainda não se pode verificar ou medir prejuízos imediatos a serem suportadas pelo órgão cessionário. IV ? Não impugnado o dispositivo decisório afeito à apresentação mensal, até o julgamento de mérito da ação civil pública, de relatórios pormenorizados das receitas disponibilizadas à SMT pela SEFIN na rubrica 171 e das despesas vinculadas a tais receitas, cabível a cominação de multa em caso de descumprimento (artigo 536 , CPC/2015 ). O valor atribuído pelo órgão julgador de origem, R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) mensais, não se mostra vultoso, compatível com a obrigação específica cujo cumprimento se pretende tutelar. V ? Agravo de instrumento conhecido e parcialmente provido. ACÓRDÃO Visto, relatado e discutido este AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 5149082.04.2017.8.09.0000 , da comarca de Goiânia - GO, em que é agravante MUNICÍPIO DE GOIÂNIA e agravado MINISTÉRIO PÚBLICO. DECISÃO: Decide o egrégio Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, pelos componentes da 1ª Turma Julgadora da 3ª Câmara Cível à unanimidade de votos, conhecer e prover parcialmente o agravo, nos termos do voto do relator. Participaram do julgamento, além do relator, o juiz substituto em segundo grau Fernando de Castro Mesquita (subst. Des. Leobino Valente Chaves ) e o presidente da sessão, Des. Gerson Santana Cintra . Presente ao julgamento o procurador de justiça Marcelo Fernandes de Melo . Documento datado e assinado digitalmente.

  • TJ-GO - Agravo de Instrumento ( CPC ): AI XXXXX20178090000 GOIÂNIA

    Jurisprudência • Acórdão • 

    AGRAVO DE INSTRUMENTO. AÇÃO CIVIL PÚBLICA. PEDIDO DE CONCESSÃO DE TUTELA PROVISÓRIA DE URGÊNCIA DE NATUREZA ANTECIPADA. ARTIGOS 12 , LEI FEDERAL Nº 7.347 /1985, E 300 , CPC/2015 . DESTINAÇÃO DO PRODUTO DA ARRECADAÇÃO COM MULTAS DE TRÂNSITO. VINCULAÇÃO. (ARTIGO 320 , CTB ). DESVINCULAÇÃO (ARTIGO 76-B, ADCT). AGENTES DE TRÂNSITO CEDIDOS A OUTROS ÓRGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO. ILEGALIDADE NÃO ANTEVISTA. NECESSIDADE DE CONTRADITÓRIO E DE INSTRUÇÃO PROCESSUAL. MULTA POR DESCUMPRIMENTO DA TUTELA ESPECÍFICA (ARTIGO 536 , CPC/2015 ). PARCIAL PROVIMENTO. I - O artigo 12 da Lei federal nº 7.347 /1985 permite ao julgador deferir na ação civil pública tutela provisória de urgência, liminar ou incidental, antecipatória ou cautelar, desde que presentes os requisitos discriminados nos artigos 300 e seguintes, CPC/2015 , aplicáveis subsidiariamente à ação de rito especial. Assim, se marcados fumus boni iuris e periculum in mora, será devido o acautelamento. II - Carece plausibilidade à pretensão de, liminarmente, proibir o Município de gastar, destinar ou utilizar, de qualquer forma, a receita proveniente da arrecadação das multas em atividades, ações ou serviços diversos daqueles taxativamente previstos no artigo 320 do Código de Trânsito Brasileiro . A desvinculação de 30% (trinta por cento) das receitas cuja aplicação é estabelecida pelo artigo 320 , Código de Trânsito Brasileiro , dentre outras, é autorizada pelo artigo 76-B dos Atos e Disposições Constitucionais Transitórias - ADCT da Constituição Federal , instituidor da chamada Desvinculação de Receitas de Estados e Municípios (DREM), incluído pela Emenda Constitucional nº 93 /2016. No âmbito do município de Goiânia essa desvinculação foi, inclusive, recentemente regulamentada pelo Decreto Municipal nº 2.174/2017. III - Não se ignoram os dados alarmantes apresentados pelo agravado sobre a defasagem do quadro de agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito. Contudo, há que se observar que, neste momento preliminar, sem o necessário contraditório e instrução processual, não é possível aferir se a cessão desses servidores a outros órgãos seria, de fato, ilegal e, além disso, ainda não se pode verificar ou medir prejuízos imediatos a serem suportadas pelo órgão cessionário. IV - Não impugnado o dispositivo decisório afeito à apresentação mensal, até o julgamento de mérito da ação civil pública, de relatórios pormenorizados das receitas disponibilizadas à SMT pela SEFIN na rubrica 171 e das despesas vinculadas a tais receitas, cabível a cominação de multa em caso de descumprimento (artigo 536 , CPC/2015 ). O valor atribuído pelo órgão julgador de origem, R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) mensais, não se mostra vultoso, compatível com a obrigação específica cujo cumprimento se pretende tutelar. V - Agravo de instrumento conhecido e parcialmente provido.

Peças Processuais que citam Desvinculação das Receitas dos Estados e dos Municípios Drem

  • Contestação - TJSP - Ação Violação aos Princípios Administrativos - Remessa Necessária Cível

    Peça Processual • juntada ao processo XXXXXXX-XX.2019.8.26.0510 em 26/05/2020 • TJSP · Comarca · Foro de Rio Claro, SP

    de receitas da União, como também estabelecer a desvinculação de receitas dos Estados, Distrito Federal e Municípios... Essa matéria foi bem considerada pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais 1 , em matéria intitulada " Extensão do mecanismo da desvinculação de receitas a Estados e Municípios... das Receitas dos Municípios - DRM

  • Contestação - TJSP - Ação Violação aos Princípios Administrativos - Ação Popular - contra Prefeitura Municipal de Rio Claro

    Peça Processual • juntada ao processo XXXXXXX-XX.2019.8.26.0510 em 24/09/2019 • TJSP · Comarca · Foro de Rio Claro, SP

    de receitas da União, como também estabelecer a desvinculação de receitas dos Estados, Distrito Federal e Municípios... Essa matéria foi bem considerada pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais 1 , em matéria intitulada " Extensão do mecanismo da desvinculação de receitas a Estados e Municípios... das Receitas dos Municípios - DRM

  • Petição Inicial - TJDF - Ação Direito Administrativo e outras Matérias de Direito Público - Procedimento Comum Cível - contra Centro Brasileiro de Pesquisa Em Avaliacao e Selecao e de Promocao de Eventos - Cebraspe

    Peça Processual • juntada ao processo XXXXXXX-XX.2021.8.07.0018 em 26/11/2021 • TJDF

    Federal e aos Municípios (DREM), efetuou-se a desvinculação de receitas relavas a impostos, taxas e multas no montante de... Vale ressaltar que, tendo em vista o art. 76-A da Constuição Federal, incluído pela Emenda Constucional nº 93 , de 08 de setembro de 2016, a qual estendeu a desvinculação de receita aos Estados, ao Distrito... Atendendo ao princípio da transparência, nos termos do art. 48 da Lei Complementar nº 101 , de 4 de maio de 2000 ( Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF ), a Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento

Doutrina que cita Desvinculação das Receitas dos Estados e dos Municípios Drem

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