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Jurisprudência que cita Serviços de Interesse Público Coletivo

  • STJ - RECURSO ESPECIAL: REsp XXXXX AL XXXX/XXXXX-6

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    RECURSO ESPECIAL. CIVIL. USUCAPIÃO DE BEM PÚBLICO. SISTEMA FINANCEIRO DE HABITAÇÃO - SFH. COLISÃO DE PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS. DIREITO À MORADIA E SUPREMACIA DO INTERESSE PÚBLICO SOBRE O PARTICULAR. IMÓVEL ABANDONADO. PRESCRIÇÃO AQUISITIVA. IMPOSSIBILIDADE. 1- Recurso especial interposto em 12/7/2019 e concluso ao gabinete em 19/8/2020. 2- Na origem, cuida-se de embargos de terceiro, opostos pelos ora recorrentes, por meio do qual pretendem a manutenção na posse do imóvel público objeto da lide, ao argumento de ocorrência de usucapião. 3- O propósito recursal consiste em dizer se seria possível reconhecer a prescrição aquisitiva de imóveis financiados pelo SFH, quando ocorre o abandono da construção pela CEF. 4- Regra geral, doutrina e jurisprudência, seguindo o disposto no parágrafo 3º do art. 183 e no parágrafo único do art. 191 da Constituição Federal de 1988, bem como no art. 102 do Código Civil e no enunciado da Súmula nº 340 do Supremo Tribunal Federal, entendem pela absoluta impossibilidade de usucapião de bens públicos. 5- O imóvel vinculado ao Sistema Financeiro de Habitação, porque afetado à prestação de serviço público, deve ser tratado como bem público, sendo, pois, imprescritível. Precedentes. 6- Na eventual colisão de direitos fundamentais, como o de moradia e o da supremacia do interesse público, deve prevalecer, em regra, este último, norteador do sistema jurídico brasileiro, porquanto a prevalência dos direitos da coletividade sobre os interesses particulares é pressuposto lógico de qualquer ordem social estável. 7- Mesmo o eventual abandono de imóvel público não possui o condão de alterar a natureza jurídica que o permeia, pois não é possível confundir a usucapião de bem público com a responsabilidade da Administração pelo abandono de bem público. Com efeito, regra geral, o bem público é indisponível. 8- Na hipótese dos autos, é possível depreender que o imóvel foi adquirido com recursos públicos pertencentes ao Sistema Financeiro Habitacional, com capital 100% (cem por cento) público, destinado à resolução do problema habitacional no país, não sendo admitida, portanto, a prescrição aquisitiva. 9- Eventual inércia dos gestores públicos, ao longo do tempo, não pode servir de justificativa para perpetuar a ocupação ilícita de área pública, sob pena de se chancelar ilegais situações de invasão de terras. 10- Não se pode olvidar, ainda, que os imóveis públicos, mesmo desocupados, possuem finalidade específica (atender a eventuais necessidades da Administração Pública) ou genérica (realizar o planejamento urbano ou a reforma agrária). Significa dizer que, aceitar a usucapião de imóveis públicos, com fundamento na dignidade humana do usucapiente, é esquecer-se da dignidade dos destinatários da reforma agrária, do planejamento urbano ou de eventuais beneficiários da utilização do imóvel, segundo as necessidades da Administração Pública. 11- Recurso especial não provido.

  • STJ - RECURSO ESPECIAL: REsp XXXXX MG XXXX/XXXXX-1

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    RECURSO ESPECIAL. PROCESSO CIVIL. AÇÃO CIVIL PÚBLICA. ILEGITIMIDADE AD CAUSAM. MINISTÉRIO PÚBLICO. ASSOCIAÇÃO DE MORADORES. COBRANÇA DE TAXA. DIREITO INDIVIDUAL HOMOGÊNEO DISPONÍVEL. RELEVÂNCIA SOCIAL. AUSÊNCIA. RECURSO DESPROVIDO. 1. O Ministério Público possui legitimidade para promover a tutela coletiva de direitos individuais homogêneos, mesmo que de natureza disponível, desde que o interesse jurídico tutelado possua relevante natureza social. Precedentes. 2. No caso dos autos, não há relevância social na ação civil pública, tendo em vista que a controvérsia a respeito da cobrança de taxa por associação de moradores não transcende a esfera de interesse privado, devendo, portanto, ser mantida a extinção do processo por ilegitimidade ad causam da promotoria pública. 3. Recurso especial a que se nega provimento.

  • STJ - AGRAVO INTERNO NO AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL: AgInt no AREsp XXXXX RJ XXXX/XXXXX-8

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    PROCESSUAL CIVIL E ADMINISTRATIVO. RECURSO ESPECIAL. OFENSA AO ART. 489 DO CPC/2015 . NÃO CONFIGURAÇÃO. FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA DESTINADA A SERVIÇOS ESSENCIAIS. INTERRUPÇÃO. IMPOSSIBILIDADE. INTERESSE PÚBLICO PREVALENTE. ACÓRDÃO RECORRIDO EM CONSONÂNCIA DO A JURISPRUDÊNCIA DO STJ. ESSENCIALIDADE DO SERVIÇO PRESTADO. ALTERAÇÃO DO JULGADO. SÚMULA 7 /STJ. 1. Cuida-se, na origem, de Agravo de Instrumento interposto pela Ampla Energia e Serviço S.A. contra decisão proferida nos autos da Ação Declaratória de inexistência de débito, proposta pelo Município agravado, que deferiu tutela de urgência para que a ré se abstenha de interromper o fornecimento de energia elétrica. 2. Inexiste a alegada violação do art. 489 do CPC/2015 , visto que a Corte de origem julgou integralmente a lide e solucionou, de maneira clara e amplamente fundamentada, a controvérsia, em conformidade com o que lhe foi apresentado, não podendo o acórdão ser considerado nulo tão somente porque contrário aos interesses da parte. 3. O Tribunal de origem, ao dirimir a controvérsia, assim se pronunciou: "compulsando os autos, verifica-se que a suspensão do fornecimento de energia elétrica nas unidades consumidoras relacionadas na planilha constante no anexo I (index XXXXX) afetaria escola e posto de saúde municipais, dentre outros bens imóveis públicos, além da própria iluminação de logradouros, o que acarretaria dano ao interesse público municipal." (fl. 41, e-STJ) 4. As Turmas de Direito Público do STJ têm entendido que, quando o devedor for ente público, não poderá ser realizado o corte de energia indiscriminadamente em nome da preservação do próprio interesse coletivo, sob pena de atingir a prestação de serviços públicos essenciais, tais como hospitais, centros de saúde, creches, escolas e iluminação pública. 5. Dessume-se que o acórdão recorrido está em sintonia com o entendimento deste egrégio Superior Tribunal de Justiça, razão pela qual não merece reforma. 6. Ademais, a alteração das conclusões adotadas pela Corte de origem, de modo a analisar a razoabilidade da medida adotada, bem como a essencialidade do serviço prestado, demandaria, necessariamente, novo exame do acervo fático-probatório constante dos autos, providência vedada em Recurso Especial, conforme o óbice previsto na Súmula 7 /STJ. 7. Agravo Interno não provido.

Diários Oficiais que citam Serviços de Interesse Público Coletivo

  • MP-MS 06/05/2024 - Pág. 65 - Ministério Público do Estado do Mato Grosso do Sul

    Diários Oficiais • 05/05/2024 • Ministério Público do Estado do Mato Grosso do Sul

    vitaliciamento de membros do Ministério Público; XI - determinar, por voto da maioria de seus integrantes, a remoção, a disponibilidade ou a aposentadoria de membros do Ministério Público, por interesse público... ; IX - expedir, no prazo máximo de 60 (sessenta) dias, depois de verificada a vaga para remoção ou promoção, edital para o preenchimento do cargo, salvo motivo de interesse público; X - decidir sobre o... de interesses difusos, coletivos ou individuais homogêneos; XXIV - apreciar a justificação apresentada por membro do Ministério Público que deixar de atender a qualquer determinação para cujo cumprimento

  • MP-SC 10/08/2023 - Pág. 7 - Ministério Público do Estado da Santa Catarina

    Diários Oficiais • 09/08/2023 • Ministério Público do Estado da Santa Catarina

    Atuação conjunta e consensual que atende ao interesse público, economiza recursos e vem ao encontro da política de solução pacífica dos conflitos... Atuação conjunta e consensual que atende o interesse público, economiza recursos e vem ao encontro da política de solução pacífica dos conflitos... Efeitos do acordo coletivo que deve abranger todos os potenciais beneficiários do termo firmado pelo MPSC e MPBA

  • DJGO 26/03/2024 - Pág. 12160 - SUPLEMENTO_SECAO_III_A - Diário de Justiça do Estado de Goiás

    Diários Oficiais • 25/03/2024 • Diário de Justiça do Estado de Goiás

    Dentre os fundamentos que permeiam tal conclusão e permanecem inteiramente válidos e substancialmente plausíveis, está o princípio maior da continuidade do serviço público, corolário da supremacia do interesse público... Compete aos Municípios: {..}; V - organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local, incluído o de transporte coletivo, que tem caráter essencial... No mov. 73, o Município de Catalão informou a paralisação da prestação do serviço de transporte público coletivo pela promovente. É o relatório. DECIDO

Peças Processuais que citam Serviços de Interesse Público Coletivo

  • Recurso - TJDF - Ação Interesses ou Direitos Coletivos em Sentido Estrito - Ação Civil Pública Cível - de Ministerio Publico do Distrito Federal e dos Territorios contra Portal LF Connect, Portal Microempreendedor Servicos Administrativos EIRELI e Portal

    Peça Processual • juntada ao processo XXXXXXX-XX.2022.8.07.0001 em 07/06/2023 • TJDF · Comarca · Brasília, DF

    ou reintegração) 2) Quando se protege o interesse difuso, o que se está protegendo, em última instância, é o interesse público; 3) Tal interesse público pode ser tutelado pelo modo clássico de tutela dos... importando em superação do interesse público, consubstanciado no ordenamento de proteção aos consumidores, pelo interesse privado de lucro... MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO Ministério Público do Distrito Federal e Territórios 1) Mostra-se inconveniente a separação rígida entre interesse público-pena e interesse privado-reparação (ressarcimento

  • Petição (Outras) - TJSP - Ação Transporte Terrestre - Apelação Cível - de Brisa BUS Locadora de Veículos contra Agencia Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo - Artesp

    Peça Processual • juntada ao processo XXXXXXX-XX.2022.8.26.0053 em 05/05/2023 • TJSP · Foro · Foro Central - Fazenda Pública/Acidentes da Comarca de São Paulo, SP

    Vale gizar que o serviço intermunicipal de transporte coletivo de passageiros sob o regime de fretamento, embora não consista em serviço público propriamente dito, cuida-se de atividade econômica de interesse público... Considera-se poder de polícia atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de interesse público... Em miúdos, as empresas fretadoras arvoram-se na autorização para a prestação da atividade de interesse público relevante consistente no fornecimento de transporte intermunicipal sob a modalidade de fretamento

  • Parecer - TRT10 - Ação Serviços - Acpciv - de Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária - Infraero contra Apta Servicos de Terceirizacao e Ministério Público do Trabalho

    Peça Processual • juntada ao processo XXXXXXX-XX.2023.5.10.0009 em 10/07/2023 • TRT10 · 9ª Vara do Trabalho de Brasília

    Se trata de um interesse público secundário, cuja tutela não pode ser objeto de ação civil pública, sob pena de deturpação e banalização do instituto. Vejamos... A ação civil pública (ACP) é uma ação constitucional para a defesa dos interesses difusos, coletivos, e individuais homogêneos de determinado grupo ou coletividade... Vieram os autos ao Ministério Público do Trabalho para" para facultativo ingresso ". 2

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