Carregando...
JusBrasil - Tópicos
21 de agosto de 2014
Falsa perícia Editar Foto
×

Alterar Imagem

Envie uma imagem

Falsa perícia Editar

Cancelar
Adicione uma descrição a este tópico. Editar
470 caracteres restantes
Cancelar
Falsa perícia

Crime consistente em fazer afirmação falsa, ou negar ou calar a verdade, como perito, tradutor ou intérprete, em processo judicial, policial ou administrativo ou em juízo arbitral.

Jb Admin

Jb Admin -

Falsa perícia

Falsa perícia Crime consistente em fazer afirmação falsa, ou negar ou calar a verdade, como perito, tradutor... ou intérprete, em processo judicial, policial ou administrativo ou em juízo arbitral. Falsa perícia...

Resultados da busca JusBrasil para "Falsa perícia"

Falsa perícia

Crime consistente em fazer afirmação falsa, ou negar ou calar a verdade, como perito, tradutor

Definição • Jb • 16/04/2009

TJ-SP - Apelação APL 478537420088260050 SP 0047853-74.2008.8.26.0050 (TJ-SP)

Data de publicação: 08/01/2013

Ementa: FALSO TESTEMUNHO OU FALSA PERÍCIA - Recurso do Ministério Público - Insuficiência de prova produzida para embasamento de decreto condenatório - Absolvição - Recurso não provido.

TRF-1 - APELAÇÃO CRIMINAL ACR 55833 MG 2004.38.00.055833-8 (TRF-1)

Data de publicação: 21/03/2013

Ementa: PENAL. ESTELIONATO. TENTATIVA. FALSA PERÍCIA. PROVAS INSUFICIENTES PARA A CONDENAÇÃO. PRINCÍPIO IN DUBIO PRO REO. 1. Não contendo os autos prova suficiente para configurar o crime de estelionato tentado e de falsa perícia, acima da dúvida fundada, nem de que os apelados tenham participado efetivamente da execução do delito que lhes imputa a denúncia - tentativa de estelionato e falsa perícia (art. 171 , 3º c/c art. 14 , II , e art. 342 - CP ), é de aplicar o princípio in dubio pro reo, com a confirmação da sentença absolutória. 2. Desprovimento da apelação.

TJMS recebe denúncia contra prefeito por falsa perícia

do delito de falsa perícia, e não existe nenhuma situação legalmente prevista para a rejeição... do que foi relatado pelos policiais e com o nítido propósito de fazer afirmação falsa a respeito

Notícia Jurídica • Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul • 07/07/2010

TJ-SP - Apelação APL 415347120008260050 SP 0041534-71.2000.8.26.0050 (TJ-SP)

Data de publicação: 28/06/2011

Ementa: CORRUPÇÃO ATIVA, CORRUPÇÃO PASSIVA E CRIME DE FALSA PERÍCIA - FRAGILIDADE DO CONJUNTO PROBATÓRIO DOS AUTOS - ABSOLVIÇÃO - NECESSIDADE: Existindo tão somente frágeis provas com relação ao cometfmento dos delitos, não são simples conjecturas que poderão embasar a sentença condenatória, sendo necessária a edição do non liquet.

Projeto que torna crime falso testemunho ou falsa perícia em inquérito civil é aprovado na CCJC

Penal . De acordo com o texto aprovado, o crime de falso testemunho ou de falsa perícia poderá ser... ou uma falsa perícia podem conduzir ao ajuizamento equivocado de uma ação civil pública... turístico, paisagístico, ...

Notícia Jurídica • Associação do Ministério Público do Rio de Ja.. • 27/08/2009

TRF-1 - APELAÇÃO CRIMINAL ACR 5091 MG 2003.38.02.005091-8 (TRF-1)

Data de publicação: 15/09/2011

Ementa: PENAL. ADVOGADO. RECLAMAÇÃO TRABALHISTA. APROPRIAÇÃO INDÉBITA. USO DE DOCUMENTO FALSO. PERÍCIA. 1. A confissão do apelante perante Juízo Trabalhista, robustecida pela provas materiais e testemunhais constantes dos autos, revelam que não merece censura a sentença de primeiro grau que o condenou pela prática do crime previsto no artigo 168 , § 1º , III , do Código Penal . 2. Também, quanto ao crime de uso de documento falso (artigo 304 , CP ) restou demonstrado pelo conjunto probatório dos autos que houve a utilização de documento ideologicamente falso para o recebimento de indenização. 3. "O ressarcimento do prejuízo, após a consumação do delito não tem o condão de se constituir em causa de extinção da punibilidade nem em óbice à condenação, ainda quando a restituição se faz antes do oferecimento da denúncia" 4. "É desnecessária prova pericial para a comprovação da materialidade do crime de uso de documento falso". (Min. Jorge Mussi) 5. Recurso de apelação improvido.

STJ - HABEAS CORPUS HC 86875 PE 2007/0162487-9 (STJ)

Data de publicação: 23/06/2008

Ementa: HABEAS CORPUS. FALSA PERÍCIA. ART. 342 DO CÓDIGO PENAL . TRANCAMENTO DA AÇÃO PENAL. FALTA DE JUSTA CAUSA. NEGATIVA DE MATERIALIDADE. DILAÇÃO PROBATÓRIA. IMPROPRIEDADE DA VIA ELEITA. ATIPICIDADE NÃO CONFIGURADA. ORDEM DENEGADA. 1. O trancamento de ação penal, pela via estreita do habeas corpus, conforme pacífico magistério jurisprudencial, somente é possível quando, pela mera exposição dos fatos narrados na peça acusatória, verifica-se que há imputação de fato penalmente atípico ou que não existe nenhum elemento indiciário demonstrativo da autoria do delito imputado ao paciente ou, ainda, quando extinta encontra-se a punibilidade. 2. Aquele que, na condição de perito judicial, munido de informações suficientes para exercer seu mister, faz afirmação falsa, nega ou cala a verdade, responde, em tese, pelo crime formal previsto no art. 342 do Código Penal . Atipicidade afastada. 3. A existência, ou não, de dolo na conduta do paciente constitui matéria de prova, que deverá ser produzida no decorrer na instrução criminal. 4. Analisar a tese de falta de justa causa da ação penal, sob a alegação de que inexistiam nos autos subsídios suficientes para o oferecimento da denúncia e que as conclusões do paciente encontram justificativa na prova dos autos, questões estas relativas à negativa de materialidade do delito, demanda aprofundado exame do conjunto fático-probatório dos autos, peculiar ao processo de conhecimento, o que é inviável em sede de habeas corpus, remédio jurídico-processual, de índole constitucional, que tem como escopo resguardar a liberdade de locomoção contra ilegalidade ou abuso de poder, marcado por cognição sumária e rito célere. 5. Ordem denegada.

STJ - HABEAS CORPUS HC 86875 PE 2007/0162487-9 (STJ)

Data de publicação: 23/06/2008

Ementa: HABEAS CORPUS. FALSA PERÍCIA. ART. 342 DO CÓDIGO PENAL . TRANCAMENTO DA AÇÃO PENAL. FALTA DE JUSTA CAUSA. NEGATIVA DE MATERIALIDADE. DILAÇÃO PROBATÓRIA. IMPROPRIEDADE DA VIA ELEITA. ATIPICIDADE NÃO CONFIGURADA. ORDEM DENEGADA. 1. O trancamento de ação penal, pela via estreita do habeas corpus, conforme pacífico magistério jurisprudencial, somente é possível quando, pela mera exposição dos fatos narrados na peça acusatória, verifica-se que há imputação de fato penalmente atípico ou que não existe nenhum elemento indiciário demonstrativo da autoria do delito imputado ao paciente ou, ainda, quando extinta encontra-se a punibilidade. 2. Aquele que, na condição de perito judicial, munido de informações suficientes para exercer seu mister, faz afirmação falsa, nega ou cala a verdade, responde, em tese, pelo crime formal previsto no art. 342 do Código Penal . Atipicidade afastada. 3. A existência, ou não, de dolo na conduta do paciente constitui matéria de prova, que deverá ser produzida no decorrer na instrução criminal. 4. Analisar a tese de falta de justa causa da ação penal, sob a alegação de que inexistiam nos autos subsídios suficientes para o oferecimento da denúncia e que as conclusões do paciente encontram justificativa na prova dos autos, questões estas relativas à negativa de materialidade do delito, demanda aprofundado exame do conjunto fático-probatório dos autos, peculiar ao processo de conhecimento, o que é inviável em sede de habeas corpus, remédio jurídico-processual, de índole constitucional, que tem como escopo resguardar a liberdade de locomoção contra ilegalidade ou abuso de poder, marcado por cognição sumária e rito célere. 5. Ordem denegada

STJ - RECURSO ESPECIAL REsp 629076 RS 2004/0012328-9 (STJ)

Data de publicação: 14/05/2007

Ementa: RECURSOS ESPECIAIS. PROCESSUAL PENAL. USO DE DOCUMENTO FALSO. PERÍCIA PRESCRIÇÃO DA PRETENSÃO PUNITIVA SUPERVENIENTE. PERDA DE OBJETO. 1. Entre o trânsito da sentença condenatória para a acusação, e a presente data, não houve qualquer causa interruptiva da prescrição, impondo-se o reconhecimento da extinção da punibilidade estatal pela ocorrência da causa extintiva superveniente. 2. Declaração, de ofício, da extinção da punibilidade estatal, julgando prejudicado o recurso especial.

ou

×
Disponível em: http://www.jusbrasil.com.br/topicos/289603/falsa-pericia