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Jurisprudência que cita 2º Congresso Jurídico Online

  • STF - AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE: ADI 3050 RS XXXXX-51.2003.1.00.0000

    Jurisprudência • Acórdão • 

    ADVOGADO-GERAL DA UNIÃO – CONTROLE ABSTRATO DE CONSTITUCIONALIDADE. Cabe à Advocacia-Geral da União a defesa do ato normativo impugnado – artigo 103 , § 3º , da Constituição Federal . ATRIBUIÇÃO NORMATIVA – LOTERIA – ATO ESTADUAL – CONSTITUCIONALIDADE. Surge compatível, com a Carta da Republica , disciplina estadual a versar serviço público de loteria.

  • STF - AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE: ADI 1805 DF

    Jurisprudência • Acórdão • 
    • Controle Concentrado de Constitucionalidade
    • Decisão de mérito

    EMENTA AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. DIREITO CONSTITUCIONAL ELEITORAL. EC Nº 16 /1997. REELEIÇÃO. CHEFES DO PODER EXECUTIVO. ROMPIMENTO COM A TRADIÇÃO DE VEDAÇÃO À REELEIÇÃO. AUSÊNCIA DE PREVISÃO EXPRESSA DE DESINCOMPATIBILIZAÇÃO. NORMA DE ELEGIBILIDADE. PRIORIZAÇÃO DA CONTINUIDADE ADMINISTRATIVA. CANDIDATURA PARA O MESMO CARGO. AUSENTE VIOLAÇÃO DO PRINCÍPIO DA IGUALDADE. PERMISSÃO DE REELEIÇÃO PARA UM ÚNICO MANDATO SUBSEQUENTE. RESPEITO AO PRINCÍPIO REPUBLICANO. CONSOLIDAÇÃO DA REELEIÇÃO NO SISTEMA POLÍTICO-ELEITORAL BRASILEIRO. PREVISÃO DE MECANISMOS JURÍDICOS DE CONTROLE DO USO DA MÁQUINA ADMINISTRATIVA EM BENEFÍCIO DOS TITULARES DE CARGOS POLÍTICOS E GARANTIA DA LEGITIMIDADE DAS ELEIÇÕES. CONSTITUCIONALIDADE DA EC Nº 16 /1997. DEFERÊNCIA À ESCOLHA POLÍTICA DO PARLAMENTO. IMPROCEDÊNCIA DO PEDIDO. 1. A EC nº 16 /1997, ao alterar o art. 14 , § 5º , da Constituição , rompeu com a tradição política e jurídica – desde a primeira Constituição da República de 1891 até a Constituição de 1988 – de vedação constitucional de reeleição para os detentores de mandato do Poder Executivo, introduzido o instituto pela primeira vez em uma Constituição Brasileira. 2. Submetida ao controle de constitucionalidade a controvertida matéria atinente à ausência de desincompatibilização dos Chefes do Poder Executivo para disputar a reeleição, cuja análise exige a ponderação de valores de envergadura constitucional, tais como os princípios republicano, da igualdade, da continuidade administrativa e da participação popular no processo de escolha dos representantes. 3. Consoante assentado na medida cautelar, a norma contida no art. 14 , § 5º , da CF disciplina uma hipótese de elegibilidade, porquanto, ao permitir a reeleição, confere elegibilidade aos já titulares de cargos do Poder Executivo para disputar mais um pleito subsequente. A desincompatibilização somente é exigida para afastar um estado jurídico negativo provocado pela inelegibilidade, o que não se verifica na hipótese vertente. 4. A emenda constitucional que permitiu a reeleição não previu expressamente a necessidade de desincompatibilização, de modo que o silêncio deve ser interpretado de forma restritiva, uma vez que a renúncia ao cargo configuraria uma restrição ao direito subjetivo de disputar a reeleição. 5. Não se pode extrair da reelegibilidade sem desincompatibilização violação do princípio da igualdade, se comparado às hipóteses previstas nos §§ 6º e 7º do art. 14 da CF , pois se referem a situações diversas, em que configurada, respectivamente, inelegibilidade para concorrer a cargo diverso e inelegibilidade decorrente de parentesco. Verificada, portanto, relação de pertinência lógica entre o fator de desigualação e o tratamento jurídico diferenciado, prestigiada pela Constituição , na espécie, a continuidade administrativa. 6. A possibilidade de reeleição no nosso sistema político-eleitoral não viola o postulado republicano (art. 1º da CF ), ao revés, é por ele condicionada, pois somente é permitida para o exercício de um único mandato subsequente, garantidas a periodicidade da representação política e a igualdade de acesso dos cidadãos aos cargos públicos. 7. Embora a reeleição tenha provocado uma queda vertical da taxa de renovação das chefias de governo, o decurso de mais de vinte anos da promulgação da emenda, bem como da decisão cautelar do STF que endossou sua constitucionalidade vindica uma interpretação consentânea com a realidade concreta, notadamente porque no âmbito eleitoral a segurança jurídica assume a sua face de princípio da confiança para proteger a estabilização das expectativas daqueles que participam dos prélios eleitorais. 8. A ponderável vantagem do candidato já titular de cargo eletivo, ante a constante exposição na mídia e presença em eventos, não é capaz de tisnar de inconstitucionalidade o instituto da reeleição, porque há mecanismos no sistema eleitoral para coibir o uso abusivo do poder, bem como garantir a moralidade no exercício dos mandatos e a legitimidade do pleito, destacado o importante papel da Justiça Eleitoral nesse mister. 9. Constitucionalidade dos arts. 73 , § 2º e 76 da Lei nº 9.504 /1997: 9.1 A permissão para o Presidente da República, em campanha para a reeleição, utilizar o transporte oficial tem fundamento na garantia da segurança do Chefe de Estado e está condicionada ao ressarcimento das despesas pelo partido a que esteja vinculado o candidato. 9.2 Do mesmo modo, é autorizada a utilização, por qualquer candidato à reeleição a cargo do Poder Executivo, das residências oficiais para realização de contatos, encontros e reuniões, desde que não tenha caráter de ato público, por se tratar de bem público afetado ao uso particular, permitida a utilização compatível com a natureza residencial do imóvel, em uma interpretação consentânea com a ideia de casa enquanto “asilo inviolável do indivíduo” (art. 5º , XI , da CF ). 10. Conclusão pela constitucionalidade da previsão de reeleição dos chefes do Poder Executivo para um único mandato subsequente, sem desincompatibilização do cargo, uma vez resguardados os princípios republicano e democrático, bem assim garantida a igualdade na disputa dos cargos e a continuidade administrativa. 11. Adotado, sob o primado da constitucionalidade das leis, juízo de deferência às escolhas políticas do parlamento exercidas dentro das margens de conformação compatíveis com o texto constitucional . 12. Sem embargo da compreensão pela constitucionalidade do instituto, importante pontuar que o debate acerca da legitimidade político-jurídica da reeleição, bem como da necessidade ou não de desincompatibilização cabe ao Congresso Nacional, necessário o diálogo com o Poder Legislativo para aprimorar os mecanismos de proteção da democracia. 13. Ação julgada improcedente, confirmada a medida cautelar.

  • TCU - SOLICITAÇÃO DO CONGRESSO NACIONAL (SCN) XXXXX

    Jurisprudência • Acórdão • 

    SOLICITAÇÃO DO CONGRESSO NACIONAL. REALIZAÇÃO DE AUDITORIA PARA APURAR IRREGULARIDADES NO PROGRAMA FARMÁCIA POPULAR. CIÊNCIA À AUTORIDADE SOLICITANTE.

Modelos que citam 2º Congresso Jurídico Online

  • Aplicação Do Instrumento Da Conciliação Como Mecanismo Alternativo De Resolução De Conflitos No Contexto Do Direito Do Consumidor E Seus Respectivos Reflexos

    Modelos • 16/04/2019 • Viviane Carneiro

    Lições de direito do consumidor . 2. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2012. VASCONCELOS, Carlos Eduardo de... consumidor no contexto do Continente Americano, a figura do consumidor foi objeto, na década de 60, de preocupação do então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, o qual dirigiu mensagem ao Congresso... Ou seja, existe uma coleta de dados a partir de fontes bibliográficas, que se encontram em livros, revistas acadêmicas, artigos científicos, rede online etc

  • Meio de resolução de conflitos e o direito do consumidor

    Modelos • 16/04/2019 • Viviane Carneiro

    Lições de direito do consumidor . 2. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2012. VASCONCELOS, Carlos Eduardo de... consumidor no contexto do Continente Americano, a figura do consumidor foi objeto, na década de 60, de preocupação do então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, o qual dirigiu mensagem ao Congresso... Ou seja, existe uma coleta de dados a partir de fontes bibliográficas, que se encontram em livros, revistas acadêmicas, artigos científicos, rede online etc

Peças Processuais que citam 2º Congresso Jurídico Online

  • Contraminuta - TRT2 - Ação Acidente de Trabalho - Rot - contra Fundacao Centro de Atendimento Socioeducativo AO Adolescente - Fundacao Casa - SP e Ministério Público do Trabalho

    Peça Processual • juntada ao processo XXXXXXX-XX.2017.5.02.0076 em 03/05/2024 • TRT2 · 76ª Vara do Trabalho de São Paulo

    Hugo Carlos Scheuermann - DJe 08.06.2018 ) FONTE DE PESQUISA: IOB ON LINE JURÍDICO Repositório Autorizado: Produto Repositório Autorizado do Tribunal Superior do Trabalho registrado sob nº 38/2011 7. =... Paulo Roberto Sifuentes Costa - DJe 25.03.2013 - p. 147) (destacamos) - 7 - FONTE DE PESQUISA: IOB ON LINE JURÍDICO Repositório Autorizado: Produto Repositório Autorizado do Tribunal Superior do Trabalho... CURY - 8 - Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI N o 662, DE 6 DE ABRIL DE 1949

  • Petição - TRT2 - Ação Anulação / Nulidade de Ato ou Negócio Jurídico - Rot - contra Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de Sao Paulo

    Peça Processual • juntada ao processo XXXXXXX-XX.2022.5.02.0241 em 01/09/2022 • TRT2 · 1ª Vara do Trabalho de Cotia

    Com a caducidade da Medida Provisória n. 808 /2017, diante da perda de eficácia do art. 2º da MP, os preceitos jurídico-materiais da reforma trabalhista aplicam-se apenas aos contratos individuais de trabalho... Nesse sentido, a Tese nº 15, da Comissão 3, do XIX Conamat (Congresso Nacional dos Magistrados), nos seguintes termos: "APLICAÇÃO DA REFORMA TRABALHISTA AOS CONTRATOS INDIVIDUAIS DE TRABALHO CELEBRADOS... O entendimento quanto à inaplicabilidade da referida Lei relativamente ao direito material já foi apreciado no recurso da reclamada, item"2", ao qual me reporto para reiterá-lo. 2-) DA EQUIPARAÇÃO SALARIAL

  • Petição - TRT2 - Ação Anulação / Nulidade de Ato ou Negócio Jurídico - Rot - contra Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de Sao Paulo

    Peça Processual • juntada ao processo XXXXXXX-XX.2022.5.02.0241 em 01/09/2022 • TRT2 · 1ª Vara do Trabalho de Cotia

    Com a caducidade da Medida Provisória n. 808 /2017, diante da perda de eficácia do art. 2º da MP, os preceitos jurídico-materiais da reforma trabalhista aplicam-se apenas aos contratos individuais de trabalho... Nesse sentido, a Tese nº 15, da Comissão 3, do XIX Conamat (Congresso Nacional dos Magistrados), nos seguintes termos: "APLICAÇÃO DA REFORMA TRABALHISTA AOS CONTRATOS INDIVIDUAIS DE TRABALHO CELEBRADOS... O entendimento quanto à inaplicabilidade da referida Lei relativamente ao direito material já foi apreciado no recurso da reclamada, item"2", ao qual me reporto para reiterá-lo. 2-) DA EQUIPARAÇÃO SALARIAL

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