Dever de Fiscalização do Legislativo Sobre o Executivo Estadual em Todos os documentos

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Jurisprudência que cita Dever de Fiscalização do Legislativo Sobre o Executivo Estadual

  • STF - REFERENDO NA MEDIDA CAUTELAR NA ARGUIÇÃO DE DESCUMPRIMENTO DE PRECEITO FUNDAMENTAL: ADPF 848 DF

    Jurisprudência • Acórdão • 

    ARGUIÇÃO DE DESCUMPRIMENTO DE PRECEITO FUNDAMENTAL. PEDIDO DE LIMINAR. CPI DA PANDEMIA. CONVOCAÇÃO DE GOVERNADORES DE ESTADO PARA DEPOR NA CONDIÇÃO DE TESTEMUNHAS. INADMISSIBILIDADE. VIOLAÇÃO DO PRINCÍPIO DA SEPARAÇÃO DOS PODERES E AFRONTA À AUTONOMIA FEDERATIVA DOS ESTADOS-MEMBROS. PRECEDENTES. MEDIDA CAUTELAR DEFERIDA. REFERENDO. 1. O poder investigatório exercido pelas Comissões Parlamentares de Inquérito configura atribuição de natureza ancilar, destinada a auxiliar o Poder Legislativo no desempenho de suas funções de legislar e exercer o controle externo da Administração Pública, sujeito, ipso facto, às restrições e limites que conformam o princípio da separação dos poderes e o sistema de checks and balances. 2. O Chefe do Poder Executivo da União é titular de prerrogativas institucionais assecuratórias de sua autonomia e independência perante os demais Poderes. Além da imunidade formal ( CF , art. 86 , § 3º ) e da irresponsabilidade penal temporária ( CF , art. 86 , § 4º ), a Constituição Federal isenta-o da obrigatoriedade de depor ou prestar esclarecimentos perante as Casas Legislativas da União e suas comissões, como emerge da dicção dos arts. 50 , caput e § 2º , e 58 , § 2º , III , da Constituição Federal , aplicáveis, por extensão, aos Governadores de Estado. 3. O modelo federativo impõe a observância da ética da solidariedade e do dever de fidelidade com o pacto federativo. O espírito do federalismo orienta a atuação coordenada das pessoas estatais no sentido de fortalecer a autonomia de cada ente político e priorizar os interesses comuns a todos. Conflitos federativos hão de ser solucionados tendo como norte a colaboração recíproca para a superação de impasses, o primado da confiança e da lealdade entre as unidades federadas e a preferência às soluções consensuais e amistosas em respeito aos postulados da subsidiariedade e da não intervenção. 4. A competência para julgar as contas de gestores de verbas federais repassadas aos Estados e Municípios pela União cabe, a teor da Constituição Federal , ao Tribunal de Contas da União ( CF , art. 71 , II ), e não ao Congresso Nacional. No âmbito dessa esfera de competência própria, o Tribunal de Contas da União realiza julgamento de perfil técnico, agindo com autonomia e independência, e profere decisões dotadas de executividade direta e imediata ( CF , art. 73 , § 3º ), não se subordinando à revisão pelo Poder Legislativo. As investigações parlamentares devem visar à apuração de fatos vinculados ao exercício das competências do respectivo órgão legislativo. A fiscalização de verbas federais sujeitas ao controle de legalidade, legitimidade e economicidade desempenhado, com exclusividade, pelo Tribunal de Contas da União ( CF , art. 71 , II ) traduz matéria estranha às atribuições parlamentares das CPI’s. 5. Liminar deferida, ad referendum do Plenário desta Corte, suspendendo as convocações dos Governadores de Estado realizadas no âmbito da Comissão Parlamentar de Inquérito instaurada no Senado Federal (CPI da Pandemia), sem prejuízo da possibilidade do órgão parlamentar convidar essas mesmas autoridades estatais para comparecerem, voluntariamente, a Reunião da Comissão a ser agendada de comum acordo. 6. Medida liminar referendada.

  • TJ-SC - Reexame Necessário em Mandado de Segurança: MS XXXXX SC XXXXX-0

    Jurisprudência • Acórdão • 

    REEXAME NECESSÁRIO EM MANDADO DE SEGURANÇA - SOLICITAÇÃO DE INFORMAÇÕES DA CÂMARA DE VEREADORES AO EXECUTIVO MUNICIPAL - DEVER DE FISCALIZAÇÃO DO LEGISLATIVO SOBRE O EXECUTIVO MUNICIPAL - EXEGESE DOS ARTS. 31 , 49 , X , E 70 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL - ACESSO ÀS INFORMAÇÕES PRETENDIDAS DEFERIDO - DIREITO LÍQUIDO E CERTO CONFIGURADO - SENTENÇA MANTIDA - REMESSA DESPROVIDA. Há indiscutível direito líquido e certo da Câmara de Vereadores de requisitar, perante a Prefeitura, informações que satisfaçam a sua missão institucional de fiscalizar e levar a efeito o controle externo exercido simultaneamente entre os Poderes constituídos. A discussão em debate possui plena relação de direito público, travada entre o Poder Legislativo Municipal e o Executivo. O poder de fiscalização do primeiro sobre o segundo está plenamente delineado na Carta Política , além de estar contemplado na Lei Orgânica Municipal.

  • STF - RECURSO EXTRAORDINÁRIO: RE XXXXX MG

    Jurisprudência • Acórdão • 
    • Repercussão Geral
    • Decisão de mérito

    EMENTA Direito Constitucional. Direito fundamental de acesso à informação de interesse coletivo ou geral. Recurso extraordinário que se funda na violação do art. 5º , inciso XXXIII , da Constituição Federal . Pedido de vereador, como parlamentar e cidadão, formulado diretamente ao chefe do Poder Executivo solicitando informações e documentos sobre a gestão municipal. Pleito indeferido. Invocação do direito fundamental de acesso à informação, do dever do poder público de transparência e dos princípios republicano e da publicidade. Tese da municipalidade fundada na separação dos poderes e na diferença entre prerrogativas da casa legislativa e dos parlamentares. Repercussão geral reconhecida. 1. O tribunal de origem acolheu a tese de que o pedido do vereador para que informações e documentos fossem requisitados pela Casa Legislativa foi, de fato, analisado e negado por decisão do colegiado do parlamento. 2. O jogo político há de ser jogado coletivamente, devendo suas regras ser respeitadas, sob pena de se violar a institucionalidade das relações e o princípio previsto no art. 2º da Carta da Republica . Entretanto, o controle político não pode ser resultado apenas da decisão da maioria. 3. O parlamentar não se despe de sua condição de cidadão no exercício do direito de acesso a informações de interesse pessoal ou coletivo. Não há como se autorizar que seja o parlamentar transformado em cidadão de segunda categoria. 4. Distinguishing em relação ao caso julgado na ADI nº 3.046 , Relator o Ministro Sepúlveda Pertence. 5. Fixada a seguinte tese de repercussão geral: o parlamentar, na condição de cidadão, pode exercer plenamente seu direito fundamental de acesso a informações de interesse pessoal ou coletivo, nos termos do art. 5º , inciso XXXIII , da CF e das normas de regência desse direito. 6. Recurso extraordinário a que se dá provimento.

Diários Oficiais que citam Dever de Fiscalização do Legislativo Sobre o Executivo Estadual

  • AL-MG 02/06/2021 - Pág. 128 - Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais

    Diários Oficiais • 01/06/2021 • Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais

    Assim sendo, o exercício do dever de fiscalização desta Casa e o seu controle dos atos do Poder Executivo mineiro demonstra-se conveniente, com o intuito de satisfazer o disposto no caput do art. 73 da... Destaque-se: o pedido de informações constitui, ao lado do de providências, um dos principais instrumentos para que o Poder Legislativo exerça a fiscalização e o controle dos atos do Poder Executivo... estadual, amparando-se no inciso X do art. 49 da Constituição da República, bem como, em simetria, nos arts. 73 e 74 da Constituição de Minas Gerais, estes atribuindo ao Legislativo mineiro o dever de

  • AL-MG 02/06/2021 - Pág. 122 - Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais

    Diários Oficiais • 01/06/2021 • Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais

    Assim sendo, o exercício do dever de fiscalização desta Casa e o seu controle dos atos do Poder Executivo mineiro demonstra-se conveniente, com o intuito de satisfazer o disposto no caput do art. 73 da... Destaque-se: o pedido de informações constitui, ao lado do de providências, um dos principais instrumentos para que o Poder Legislativo exerça a fiscalização e o controle dos atos do Poder Executivo... e controle do Executivo estadual, amparando-se no inciso X do art. 49 da Constituição da República, bem como, em simetria, nos arts. 73 e 74 da Constituição de Minas Gerais, estes atribuindo ao Legislativo

  • AL-MG 25/02/2021 - Pág. 132 - Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais

    Diários Oficiais • 24/02/2021 • Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais

    Destaque-se: o pedido de informações constitui, ao lado do de providências, um dos principais instrumentos para que o Poder Legislativo exerça a fiscalização e o controle dos atos do Poder Executivo... e controle do Executivo estadual, amparando-se no inciso X do art. 49 da Constituição da República, bem como, em simetria, nos arts. 73 e 74 da Constituição de Minas Gerais, estes atribuindo ao Legislativo... os representantes da Sejusp tendo prestado alguns esclarecimentos nos eventos citados, em se tratando de matéria de tamanha monta este Parlamento não pode se furtar de exercer, com todo o afinco, seu dever de fiscalização

Peças Processuais que citam Dever de Fiscalização do Legislativo Sobre o Executivo Estadual

  • Petição - Ação Fiscalização

    Peça Processual • juntada ao processo XXXXXXX-XX.2021.8.08.0048 em 23/12/2021 • TJES · Comarca · SERRA, ES

    O poder-dever de fiscalização do Executivo pelo Legislativo decorre do art. 31 , da Constituição Federal de 1988, que assim dispõe: Art. 31... A fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle nterno do Poder Executivo Municipal, na forma da lei... pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo Municipal, na forma da lei; Não é difícil extrair da própria literalidade do texto constitucional e legal, que a fiscalização dos atos do Poder Executivo

  • Petição Inicial - TJSC - Ação M Andado de Segurança com Pedido de Liminar - Mandado de Segurança - de Camara Municipal de Forquilhinha contra Ministério Público do Estado de Santa Catarina e Município de Forquilhinha

    Peça Processual • juntada ao processo XXXXXXX-XX.2023.8.24.0166 em 18/04/2023 • TJSC · Comarca · Forquilhinha, SC

    O poder/dever de fiscalização do Poder Legislativo: O dever de fiscalização e controle do Legislativo não pode ser considerado um injustificável dispêndio, considerando que os mecanismos de controle dos... pois estamos diante de um instrumento inequívoco do cumprimento institucional, manifestado pelo dever de fiscalização e controle dos atos do Poder Executivo... Nesse caso, o direito encontra guarida não só no direito que cada cidadão possui à informação, mas no poder/dever de fiscalização e controle do legislativo

  • Petição - TJSC - Ação Competência do Órgão Fiscalizador - Mandado de Segurança - de Camara Municipal de Forquilhinha contra Ministério Público do Estado de Santa Catarina e Município de Forquilhinha

    Peça Processual • juntada ao processo XXXXXXX-XX.2023.8.24.0166 em 16/01/2024 • TJSC · Comarca · Forquilhinha, SC

    do Poder/Dever de fiscalização e controle... diante de um instrumento inequívoco do cumprimento institucional, manifestado pelo dever de fiscalização e controle dos atos do Poder Executivo... Nesse caso, o direito encontra guarida não só no direito que cada cidadão possui à informação, mas no poder/dever de fiscalização e controle do legislativo

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