Carregando...
JusBrasil - Tópicos
03 de março de 2015
Imóvel Construido em Terreno Alheio Editar Foto
×

Alterar Imagem

Envie uma imagem

Imóvel Construido em Terreno Alheio Editar

Cancelar
Adicione uma descrição a este tópico. Editar

caracteres restantes

Cancelar
Ainda não há documentos separados para este tópico.

Resultados da busca JusBrasil para "Imóvel Construido em Terreno Alheio"

TJ-ES - Agravo Interno Ag Interno Agv Instrumento AGT 35101114664 ES 35101114664 (TJ-ES)

Data de publicação: 21/07/2011

Ementa: AGRAVO INTERNO NO AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 035101114664 RELATOR : DES. SAMUEL MEIRA BRASIL JR.RECORRENTE : RONALDO GONÇALVES FERREIRAADVOGADO : GILMAR ALVES BATISTARECORRIDOS : ADILSON CONDE DA SILVA E OUTRAADVOGADO : JOSE GUILHERME MACHADO DE VICTAMAGISTRADO : MOACYR C. DE F. CÔRTESPROC. ORIGINÁRIO: 035.10.089982-8 ACÓRDAO EMENTA. PROCESSUAL CIVIL. AGRAVO INTERNO. AGRAVO DE INSTRUMENTO. MANUTENÇAO DE POSSE. IMÓVEL CONSTRUÍDO EM TERRENO ALHEIO. AUSÊNCIA DE BOA-FÉ. DIREITO DE RETENÇAO. INEXISTÊNCIA. RECURSO DESPROVIDO. 1. O Código de Processo Civil veda a interposição de recurso em face da decisão liminar proferida em Agravo de Instrumento, nos termos do art. 527 , parágrafo único . 2. Não há como presumir a boa-fé do possuidor se as circunstâncias de fato demonstram que este tem ciência de que os direitos que afirma ter sobre o imóvel objeto da lide foram transmitidos por quem não os titularizava. 3. Ausente a boa-fé do possuidor, afasta-se o direito de retenção. 4. Recurso desprovido. Vistos, relatados e discutidos estes autos em que são partes as acima indicadas.Acorda a colenda QUARTA CÂMARA CÍVEL, em conformidade com a ata e notas taquigráficas que integram o presente julgado, à unanimidade de votos, NEGAR PROVIMENTO ao recurso.Vitória (ES), 11 de julho de 2011. Presidente Desembargador SAMUEL MEIRA BRASIL JR. (TJES, Classe: Agravo Interno - (Arts 557/527, II CPC ) Ag Interno Agv Instrumento, 35101114664, Relator : SAMUEL MEIRA BRASIL JUNIOR, Órgão julgador: QUARTA CÂMARA CÍVEL , Data de Julgamento: 11/07/2011, Data da Publicação no Diário: 21/07/2011)

TJ-SC - Apelação Cível AC 650596 SC 2009.065059-6 (TJ-SC)

Data de publicação: 08/03/2010

Ementa: APELAÇÃO CÍVEL. AÇÃO DE DISSOLUÇÃO DE SOCIEDADE DE FATO CUMULADA COM ALIMENTOS, GUARDA E PARTILHA DE BENS. RECONHECIMENTO DA SOCIEDADE CONJUGAL E DISSOLUÇÃO DECRETADA. PRETENSÃO À PARTILHA DE IMÓVEL CONSTRUÍDO EM TERRENO ALHEIO. DIREITO À MEAÇÃO INEXISTENTE. INDENIZAÇÃO A SER VERIFICADA EM AÇÃO PRÓPRIA. INTELIGÊNCIA DO ART. 1.255 DO CÓDIGO CIVIL .VERBA ALIMENTAR. FIXAÇÃO EM FAVOR DA PROLE. PRETENSA MAJORAÇÃO DO QUANTUM. OBSERVÂNCIA AO BINÔMIO NECESSIDADE E POSSIBILIDADE. CARÊNCIA PROBATÓRIA ACERCA DAS DESPESAS DO ALIMENTANDO. MONTANTE ADEQUADO. SENTENÇA MANTIDA. RECURSO DESPROVIDO. Por força do art. 1.255 do Código Civil , aquele que constrói em terreno alheio perde, em proveito do proprietário, as acessões feitas, restando a ele exigir, pelas vias processuais próprias, o direito aos eventuais créditos pelos acréscimos e não pretender a meação sobre o direito real do imóvel. Na fixação da verba alimentar, deve o Magistrado fazer um equacionamento da capacidade financeira do alimentante e da necessidade do alimentado, em atenção ao art. 1.694 , § 1º , do Código Civil , a fim de chegar em um valor não ad utilitatem ou ad voluptatem mas apenas e tão somente ad necessitatem.

TJ-SC - Apelação Cível AC 617933 SC 2008.061793-3 (TJ-SC)

Data de publicação: 27/02/2009

Ementa: APELAÇÃO CÍVEL - AÇÃO DE RECONHECIMENTO DE SOCIEDADE DE FATO CUMULADA COM DISSOLUÇÃO E DIVISÃO DOS BENS COMUNS - RECONHECIMENTO DA SOCIEDADE CONJUGAL E DECRETAÇÃO DA SUA DISSOLUÇÃO - INCONFORMISMO RECURSAL - CERCEAMENTO DE DEFESA - IMPOSSIBILIDADE DE OITIVA DE TESTEMUNHAS - PRETENSÃO À DIVISÃO DE IMÓVEL CONSTRUÍDO EM TERRENO ALHEIO - DIREITO À MEAÇÃO INEXISTENTE - INDENIZAÇÃO A SER VERIFICADA EM AÇÃO PRÓPRIA - ARTIGO 1.255 DO CÓDIGO CIVIL - SENTENÇA MANTIDA - RECURSO DESPROVIDO. "O art. 131 do CPC consagra o princípio da persuasão racional, valendo-se o magistrado do seu livre convencimento, que se utiliza dos fatos, provas, jurisprudência, aspectos pertinentes ao tema e da legislação que entender aplicável ao caso concreto, rejeitando diligências que delongam o julgamento desnecessariamente. Trata-se de remédio processual que conspira a favor do princípio da celeridade do processo" (STJ, AgREsp n. 417.830/DF, rel. Min. Luiz Fux, j. em 17-12-02, DJ de 17-2-03). Por força do art. 1.255 do Código Civil , aquele que constrói em terreno alheio perde, em proveito do proprietário, as acessões feitas, restando a ele exigir, pelas vias processuais próprias, o direito aos eventuais créditos pelos acréscimos e não pretender a meação sobre o direito real do imóvel.

STJ 07/11/2012 - Pág. 2779 - Superior Tribunal de Justiça

E DISSOLUÇÃO DECRETADA. PRETENSÃO À PARTILHA DE IMÓVEL CONSTRUÍDO EM TERRENO ALHEIO. DIREITO À MEAÇÃO... aquele que constrói em terreno alheio perde, em proveito do proprietário, as acessões feitas, restando a ...

Diário • Superior Tribunal de Justiça

STJ 26/02/2010 - Pág. 3246 - Superior Tribunal de Justiça

"direito à indenização do imóvel construído em terreno alheio, por se constituir em acessão... de Justiça do Mato Grosso do Sul assim ementado: "AÇÃO DE INDENIZAÇÃO POR OBRAS REALIZADAS EM IMÓVEL... LOCADO - ALEGAÇÃO DE ...

Diário • Superior Tribunal de Justiça

DJMA 06/08/2012 - Pág. 110 - Suplemento - Diário de Justiça do Estado do Maranhão

APELAÇÃO CÍVEL. SEPARAÇÃO JUDICIAL LITIGIOSA. COMUNHÃO PARCIAL DE BENS. PARTILHA DE IMÓVEL CONSTRUÍDO... EM TERRENO ALHEIO. NÃO COMPROVADA A CONTRIBUIÇÃO DA APELADA NA EDIFICAÇÃO. MEAÇÃO DE BENS ALIENADOS.

Diário • Diário de Justiça do Estado do Maranhão

TJ-RS - Inteiro Teor. Apelação Cível AC 70039187828 RS (TJRS)

Data de publicação: 15/06/2011

Decisão: à divisão de imóvel construído sobre terreno alheio, frente à possibilidade de a partilha ser ultimada... judicial, não há que falar em nulidade. A partilha de imóvel edificado sobre terreno alheio... partes construíram sobre o terreno de propriedade da mãe da autora, um imóvel de alvenaria...

DJAM 12/11/2012 - Pág. 81 - Judiciário - Diário de Justiça do Estado do Amazonas

À PARTILHA DE IMÓVEL CONSTRUÍDO EM TERRENO ALHEIO. DIREITO À MEAÇÃO INEXISTENTE. INDENIZAÇÃO A SER... ao imóvel da Sra. Raimunda Machado foi, integralmente, construído por seu finado companheiro. Contudo,... de ...

Diário • Diário de Justiça do Estado do Amazonas

DJMA 11/05/2011 - Pág. 31 - Diário de Justiça do Estado do Maranhão

SEPARAÇÃO JUDICIAL LITIGIOSA. COMUNHÃO PARCIAL DE BENS. PARTILHA DE IMÓVEL CONSTRUÍDO EM TERRENO ALHEIO

Diário • Diário de Justiça do Estado do Maranhão

TJ-PR - Apelação Cível AC 2283 PR Apelação Cível 0000228-3/19 (TJ-PR)

Data de publicação: 25/04/1995

Ementa: NULIDADE DE ATOS JURIDICOS - ALIENAÇÃO DE IMOVEL. FALSIDADE. PROCEDENCIA DA AÇÃO. CONSTRUÇÃO EM TERRENO ALHEIO. APELACAO DE TERCEIRO ADQUIRENTE. BOA FE PROCLAMADA. PLEITO DE RECONHECIMENTO DO DIREITO DE RETENCAO E REDUCAO DA VERBA HONORARIA. PROVIMENTO PARCIAL DO RECURSO. DIREITO DE RETENCAO ASSEGURADO. INTELIGENCIA DOS ARTS. 547 E 548, PARÁGRAFO ÚNICO, DO CÓDIGO CIVIL - HONORARIOS BEM FIXADOS. (1) - Embora patente que as edificacoes constituam acessoes industriais devem elas ser equiparadas as benfeitorias uteis, cabendo falar em indenizacao por sua construção acaso patente a boa fe do terceiro sendo assegurado a este, o direito de retencao. (2) - Ao terceiro possuidor de boa fe deve ser proclamado o direito de reter o imovel construido em terreno alheio, porque as edificacoes são acessoes que se incorporam ao imovel em que foram levantadas, aderindo ao terreno e equiparando-se as benfeitorias para efeito de indenizacao. (3) - Se o trabalho profissional do advogado foi bem executado, nada mais justo que se lhe atribuam honorarios dignos, desde que fixados ate o maximo de 20% sobre o valor da causa. Apelo provido em parte.

ou

Fale agora com um Advogado

Oi, está procurando um advogado ou correspondente jurídico? Podemos te conectar com Advogados em qualquer cidade do Brasil.

Escolha uma cidade da lista
Disponível em: http://www.jusbrasil.com.br/topicos/651359/imovel-construido-em-terreno-alheio