Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Julho de 2024

A sociedade cria o político corrupto

A corrupção não é própria de uma classe

Publicado por Luiz Antonio Pedrotti
há 8 anos

Pode parecer irônico, mas, somos, em grande parte, responsáveis pela corrupção na política e dos políticos brasileiros.

Tal fato pode ser constatado nas campanhas eleitorais ou mesmo quando o político está no exercício do seu mandato.

Quando em campanha, tornou-se comum o eleitor ir a um candidato “trocar” seu voto por míseros favores os quais em grande parte podem ser resolvidos por ele mesmo sem a necessidade da intervenção de um político ou de um candidato.

Eleitor que vende voto pode ser preso ou multado

Na verdade, grande parte da sociedade procura um político para resolver problemas de interesse pessoal e quase nunca os de ordem coletiva.

Ora para pagar uma passagem, ora para comprar "remédios", pagar condução para fazer uma mudança, pedir um “emprego” e tantas outras picuinhas que o político ou candidato acaba sendo pressionado a prestar, sob pena de não conseguir se eleger e ficar “marcado” como um mau político que não olha pelo eleitor ou que lhe dá as costas quando eleito e ainda, correndo o risco de não se eleger novamente.

Eu, que fui candidato a um cargo eletivo à Câmara Municipal pude constatar tal fato e tive que dizer “não” por muitas vezes a muitos que me tentaram chantagear prometendo votos em troca de dinheiro para a compra de supostos “remédios”, passagens, empregos e tantos outros “favores”.

O candidato e o político que comprometios com programas sociais não cedem às chantagens de quem quer que seja e, por essa razão obtive irrisórios 47 votos.

Nem da maioria de meus parentes obtive votos, pois viam em mim a possibilidade de se “arrumar” na vida.

Confesso que não me decepcionei com o resultado porque já esperava encontrar, como de fato encontrei, uma sociedade em grande parte viciada nas aparentes “facilidades” que o meio político pode oferecer.

Pude constatar a hipocrisia de muitas pessoas que cobram dos outros, aquilo que elas próprias ainda não têm condições de oferecer aos outros – a honestidade e a integridade moral.

Por não possuir discernimento político grande parte da população vota no candidato que concede favores sem dar a mínima importância àqueles que oferecem propostas de governo e de interesse geral.

No mundo político, sabe-se que a corrupção é algo que atinge a maioria daquilo que se convencionou chamar de "representantes do povo".

Essa mentalidade criou vícios profundos que há muito perduram e, com certeza pode-se dizer que enquanto existirem os maus vícios da sociedade, essa sempre dará motivos para o surgimento de políticos corruptos que ainda estão longe de dizer a que vieram.

  • Sobre o autorBacharel em Direito - Servidor Público - Direito dministrativo e Tributário
  • Publicações34
  • Seguidores23
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoArtigo
  • Visualizações1781
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/a-sociedade-cria-o-politico-corrupto/332357134

Informações relacionadas

Emerson Träsel, Estudante de Direito
Artigoshá 8 anos

Corrupção: consequências e impactos na sociedade brasileira

Rogério Tadeu Romano, Advogado
Artigosano passado

Crimes contra eventos esportivos e culturais

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)
Luiz Antonio Pedrotti
8 anos atrás

Muito boa sua colocação, o povo só deixará de ter um governo corrupto quando ele próprio deixar de se corromper. continuar lendo