Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Junho de 2024

Amizade, Namoro ou União estável?

Amizade, Namoro ou União estável?

ano passado

Se é apenas mera amizade ou um namoro, vocês devem saber. A legislação é omissa quanto a conceituação e os requisitos para enquadramento nesses tipos de relacionamentos.

Mas se deixou de ser um namoro e passou a ser uma união estável, você pode não saber e isso pode fazer muita diferença nos direitos que você possui.

Eu vivencio situações em que muitos clientes que chegam até mim não sabem que vivem ou viviam em união estável. Que até deixam de exercer ou requerer direitos por causa desse desconhecimento.

Mas, se você, tem essa dúvida se namora ou vive em união estável, vou te ajudar, dando dicas importantes para você identificar em que tipo de relacionamento você esta.

Vocês são um casal e possuem a intenção de constituir família? Se a resposta for sim, vocês irão precisar de 3 características:

1. Ter uma convivência pública (ou seja, que a relação de vocês não seja secreta, mas sim notória entre as pessoas que vocês convivem);

2. Ter uma convivência contínua (ou seja, não ser apenas algo casual);

3. E que essa convivência seja duradoura (ou seja, que não é um relacionamento aleatório, que não durou no mínimo um prazo razoável).

Então, se o seu relacionamento possui essas características você vive SIM em união estável! Vocês na verdade não são namorados, mas sim CONVIVENTES.

E o que isso muda na vida do casal? Os direitos!

Pois quem vive em união estável tem direito à herança, pensão por morte, direito a meação dos bens adquiridos na constância da convivência, em alguns casos tem até direito a pensão alimentícia, entre outros.

Meu nome é Jucélia, sou advogada e espero ter ajudado.

Meu artigo foi em formato de conversa com um destinatário leigo na área de direito de família.

Até mais.

  • Sobre o autorFontana Ghisi Advocacia em SC | Trabalhista, Previdenciário, Família eSucessões
  • Publicações4
  • Seguidores3
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoArtigo
  • Visualizações42
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/amizade-namoro-ou-uniao-estavel/1801372059

Informações relacionadas

Advogada Jucelia Fontana , Advogado
Artigosano passado

Pedido de redução das visitas (regime de convivência). É possível?

Galvão & Silva Advocacia, Advogado
Artigoshá 10 meses

Quem Reside em união Estável deve se Considerar Casado ou Solteiro?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)