Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Junho de 2024

CNH vencida há mais de cinco anos, o que fazer?

Publicado por Rodrigo Lima
há 8 meses

Introdução

Há muitas dúvidas a respeito da CNH vencida há mais de 5 anos. Muitas pessoas acreditam que é possível ter sua CNH cancelada após tanto tempo sem renová-la, mas as coisas não funcionam exatamente assim. A informação divulgada nas redes sociais de que o motorista que está com sua CNH vencida há muitos anos perderá sua Carteira de Motorista é falsa.

Mesmo que não renovar a Carteira de Motorista não seja aconselhável, não é permitido que seu direito de dirigir seja cancelado, ou seja, que a pessoa perca sua CNH em virtude da falta de renovação por um longo período.

Então, o que acontece com quem está com a CNH vencida há mais de 5 anos?

Uma CNH vencida há mais de 5 anos não é cancelada, como muitas pessoas pensam. No entanto, esses 5 anos se resumem ao prazo máximo em que um condutor pode ficar sem atualizar a sua carteira de habilitação sem a necessidade de passar por um curso obrigatório de atualização.

De acordo com a Resolução 789/2020 do Contran, após 5 anos com a carteira de habilitação vencida, o condutor precisará obrigatoriamente passar por um Curso de Atualização de Renovação de CNH por ocasião de sua renovação.

O que acontece caso eu seja pego dirigindo com a habilitação vencida?


Sempre haverá um risco em não renovar sua Carteira de Habilitação, pois caso você, numa emergência, necessite conduzir veículo com a CNH vencida há mais de 30 dias, e seja flagrado por um agente de trânsito, será autuado por infração de trânsito prevista no art. 162, inc. V do CTB, que se trata de uma infração gravíssima, punida com multa de R$ 293,47e registro de 7 pontos no prontuário do motorista.

Como Renovar a CNH vencida há mais de 5 anos?

O procedimento para a renovação de CNH vencida há mais de 5 anos é muito simples: basta agendar, de forma presencial ou on-line, os exames normais para renovação de CNH, que são os exames médicos de aptidão física e mental e o de avaliação psicológica, caso o condutor exerça atividade remunerada. Em seguida, estando a CNH vencida há mais de 5 anos, a única diferença é que o condutor, além desses exames, precisará fazer ainda um Curso de Atualização para Renovação de CNH.

Curso de Atualização para Renovação de CNH.

Sempre que um condutor fica com a CNH vencida por mais de 5 anos, no ato da renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é exigido um curso de atualização.

A determinação está na Resolução 789/20 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que prevê também, a realização do curso de atualização para renovação da CNH para os condutores que, em sua formação, não tenham recebido instrução de direção defensiva e primeiros socorros.

De acordo com a Resolução, esse curso poderá ser realizado nas seguintes modalidades: de maneira presencial ou à distância (on-line).

No curso presencial, com carga horária de 15 horas-aula, o condutor não precisa fazer a prova no Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Entretanto, no curso on-line, é preciso fazer uma prova contendo 30 questões de múltipla escolha e obter aproveitamento mínimo de 70%, o que significa que deve acertar pelo menos 21 questões.

Mas há uma terceira opção, que não lhe trará gastos: se o motorista decidir estudar por conta própria e não fazer o curso, poderá realizar a prova do Detran de forma gratuita, contendo 30 questões de múltipla escolha e terá a sua Carteira de Habilitação renovada, desde que acerte 70% das questões.

Quais os benefícios que o curso de atualização para a renovação de CNH proporciona? O

Curso de atualização para a renovação de CNH possui inúmeros benefícios e é extremamente benéfico aos condutores que desejam manter-se atualizados e em segurança no trânsito, dentre eles:


1 - Maior preparo

O condutor estará melhor preparado para se deparar com as situações diárias no trânsito.

Por exemplo, caso presencie um acidente, poderá auxiliar as vítimas, bem como as outras pessoas que estiverem ao redor, uma vez que, tendo noções básicas de primeiros socorros, é possível minimizar os danos causados pelos diversos tipos de acidentes e tranquilizar os indivíduos até o socorro chegar.

2 - Direção segura

Não há garantias de que todos os condutores estarão alinhados às regras de trânsito, no entanto, conhecendo sobre direção defensiva, é possível prevenir acidentes e constrangimentos.

Isso significa que a direção se torna mais segura e o motorista ficará atento aos deslizes dos outros condutores, bem como evitar cometer esses erros de condução que podem comprometer a segurança dos outros usuários das vias de trânsito.

3 - Atualização dos conhecimentos

Como o motorista passou mais de 5 anos sem renovar sua CNH e, presume-se que também não dirigiu, as leis de trânsito podem ter sido alteradas, pois sofrem frequentes atualizações e constantes mudanças.

Por isso, ao fazer o curso, o condutor tem seus conhecimentos atualizados se prepara para voltar a dirigir com segurança após longo período afastado do volante.

Portanto, se você está com a CNH vencida há mais de 5 anos, não se preocupe, basta procurar o Detran de sua cidade e agendar os exames médico e psicológico necessários, além de realizar o Curso de atualização de renovação de CNH, ou ainda, simplesmente efetuar a prova do Detran sem custo algum e terá garantida a renovação de sua Carteira de Habilitação!

  • Publicações30
  • Seguidores2
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoArtigo
  • Visualizações17978
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/cnh-vencida-ha-mais-de-cinco-anos-o-que-fazer/1997880330

Informações relacionadas

Doutor Multas, Bacharel em Direito
Artigoshá 5 anos

Carteira provisória vencida: o que fazer?

Doutor Multas, Bacharel em Direito
Artigoshá 2 anos

Posso dirigir com CNH vencida?

MOTTA ADVOGADOS, Bacharel em Direito
Modeloshá 2 anos

Modelo de Recurso: Multa de Trânsito. Insuficiência Probatória. Transitar sem capacete.

Arthur Sales, Advogado
Modeloshá 4 anos

XXVI Exame de Ordem Unificado (2018.2) - Peça prático-profissional da 2ª fase de Direito Civil

Vicente Aleixo, Advogado
Artigoshá 2 anos

A CNH vencida vale como documento de identificação?

4 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)
Jose Filho Filho
5 meses atrás

Em que é baseado a prova do Detran ?
Achei excelente todo o conteúdo de matéria parabéns aos criadores da mesma continuar lendo

Rosana Simoes
6 meses atrás

Muito obrigada por toda as explicações contidas neste artigo.
Tirou TODAS as minhas dúvidas de forma clara e com todos os passoapasso que terei que seguir para renovar minha carteira vencida a mais de 5 anos.
PARABÉNS!!! continuar lendo

Leovelton José Mota
2 semanas atrás

excelente informacao,moro no exterior ,estava na duvida de como faria e se poderia renovar quando voltar continuar lendo

Estava nessa situação e estudei por conta própria, porém o Detran-DF cobrou uma taxa de 49,00 reais para agendar a prova. continuar lendo