Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Julho de 2024

Como a Cartilha do Cliente pode Melhorar a Gestão do seu Escritório de Advocacia

Publicado por Fernando Vargas
ano passado

A cartilha do cliente é um instrumento poderoso que todo advogado deveria utilizar para agregar valor na relação com seus clientes. Isso porque, na maioria das vezes, o cliente não tem conhecimento sobre o funcionamento do processo judicial e o vocabulário jurídico utilizado, o que pode gerar insegurança e dificuldade de compreensão.

A cartilha do cliente é uma forma eficaz de simplificar o entendimento do mundo jurídico para o cliente, tornando-o mais próximo e participativo no processo. E o melhor de tudo, isso pode ser feito utilizando técnicas de visual law, que torna a leitura mais agradável e fácil de compreender.

Além disso, a cartilha do cliente pode otimizar significativamente o tempo do advogado na gestão do escritório. Uma vez que os clientes terão menos dúvidas sobre o processo e o seu andamento, o advogado terá mais tempo para se dedicar às tarefas essenciais.

Para uma cartilha do cliente eficiente, é importante abordar temas relevantes, tais como:

  • como o processo judicial funciona;
  • tempo médio de duração do processo judicial;
  • como funciona a audiência;
  • informações relevantes.

É essencial que a linguagem utilizada seja simples e objetiva para facilitar a compreensão do cliente.

Vamos abordar cada tema de forma separada.

COMO O PROCESSO JUDICIAL FUNCIONA

Nessa parte, é importante demonstrar as fases processuais, utilizando uma linha do tempo e explicando cada uma das etapas.

Lembre-se de sempre utilizar uma linguagem simples. Exemplo: petição inicial: elaborada pelo autor, ou seja, quem está propondo a ação judicial. E assim sucessivamente em cada fase processual.

Dessa forma, o cliente entenderá um pouco do funcionamento do processo e valorizará a sua dedicação e atenção em explicar o passo a passo do processo judicial de uma forma simplificada.

TEMPO MÉDIO DE DURAÇÃO DO PROCESSO JUDICIAL

Com o passar do tempo, o advogado consegue ter uma noção da média de duração do processo em seu Estado da federação. Desse modo, o advogado pode evitar as ligações desnecessárias do cliente, informando desde o início na cartilha do cliente o tempo médio de duração do processo até sua conclusão.

No entanto, caso você tenha aquele cliente que liga toda hora perguntando:

– Doutor, meu processo não anda, como demora! Alguma previsão sobre o andamento do processo?

É possível, então, de uma forma sutil, relembrar ao cliente que tal informação já consta na cartilha que lhe foi entregue.

Eis uma boa dica de como lidar com esse perfil de cliente que fica ligando pra você de forma frequente: coloque no contrato de honorários uma cláusula que limita o número de vezes que ele pode entrar em contato no mês. Caso ultrapasse esse número, será cobrado o valor de uma consulta. Normalmente, o cliente acata essa cláusula e não fica ligando a todo momento para você.

COMO FUNCIONA A AUDIÊNCIA

Caso seja necessário realizar uma audiência (muito comum na justiça do trabalho e no juizado especial cível), é fundamental que já esteja na cartilha a explicação sobres as etapas da audiência e o que se espera dela, bem como explicar que o juiz, em regra, demora para proferir a sentença.

INFORMAÇÕES RELEVANTES

Nesse tópico da cartilha, o advogado pode informar ao cliente que ele sempre será comunicado quando houver alguma movimentação relevante em seu processo judicial. Isso demonstra profissionalismo e organização por parte do advogado.

E aqui vai uma outra dica: ao menos a cada dois meses, entre em contato com o cliente, mesmo que seja para informar que o processo não andou. Dessa forma, o cliente não vai achar que você “abandonou o processo”.

CONCLUSÃO

Em suma, uma cartilha do cliente bem elaborada pode trazer inúmeros benefícios para a relação entre advogado e cliente, tornando a comunicação mais eficiente e melhorando a gestão do escritório. Invista na cartilha do cliente e torne-se um advogado ainda mais valorizado pelos seus clientes.

Caso tenha ficado alguma dúvida, entre em contato conosco e tenha uma consultoria especializada.

Visite nosso site: advocacia direta ( clique aqui)

Conheça nosso canal no youtube.

Conheça nosso instagram.

Escrito por Fernando Vargas.

  • Publicações33
  • Seguidores6
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoArtigo
  • Visualizações66
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/como-a-cartilha-do-cliente-pode-melhorar-a-gestao-do-seu-escritorio-de-advocacia/1847864601

Informações relacionadas

Danielle Barbosa, Advogado
Artigosano passado

Manual do cliente para advogados(as)

Impugnação - TRF3 - Ação Deficiente - Procedimento do Juizado Especial Cível - contra Instituto Nacional do Seguro Social - Inss e Ministerio Publico Federal - Pr/Sp

Alessandra Strazzi, Advogado
Artigoshá 10 meses

Desvendando o ChatGPT na Advocacia: 3 Estratégias Éticas para Aumentar a Produtividade

Daniela Rocha Advogada, Advogado
Artigosano passado

6 maneiras de fazer uma gestão de sucesso na sua advocacia!!!

Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Jurisprudênciahá 4 anos

Tribunal Regional Federal da 3ª Região TRF-3 - APELAÇÃO CÍVEL: ApCiv XXXXX-17.2020.4.03.9999 MS

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)