Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Julho de 2024

Como escolher as melhores palavras-chave para sua busca

Começamos uma série de conteúdos com dicas que vão facilitar o seu trabalho de pesquisa jurídica. Confira!

Publicado por Jusbrasil
há 2 anos

Sabemos o quanto é custoso realizar uma pesquisa jurídica robusta e, sem dúvidas, você não deveria estar gastando mais tempo para encontrar o conteúdo que deseja do que o tempo que passa consumindo ele!

Neste artigo mostraremos como escolher as palavras-chaves ideais para usar em cada tipo de consulta.

Para ter bons resultados em suas pesquisas, é importante conhecer um pouco sobre o funcionamento das ferramentas de busca.

O Jusbrasil possui a sua própria ferramenta e sistema de busca. Isso significa que, se a consulta é feita diretamente na plataforma do Jusbrasil, maiores são as chances de encontrar o documento jurídico desejado.

A ferramenta de busca funciona em resposta ao comando dado a partir das palavras-chaves utilizadas. Além dos recursos para consultas de termos exatos ou excludentes, a escolha correta dessas palavras-chaves vai permitir que resultados relevantes apareçam logo na primeira página.

Primeiro você precisa entender qual a necessidade a ser atendida com aquela pesquisa e delimitar bem o tema de estudo (caso seja uma pesquisa direcionada). A partir disso, será mais fácil escolher as palavras que mais se aproximam do assunto em questão.

Existem dois tipos de palavras-chaves: as de cauda curta (head tail) e as de cauda longa (long tail).

As primeiras (cauda curta), são idealmente aplicadas quando se quer fazer uma pesquisa exploratória, já que os termos são mais genéricos. Costumam ser compostas de um a dois termos. A busca por esses termos genéricos resultará em uma infinidade de documentos sobre o assunto desejado.

Palavras-chave de cauda longa são indicadas para uma busca assertiva e direcionada a um tema específico. Compostas a partir de três termos específicos, relacionados à temática da pesquisa, o uso dessas palavras na consulta retornará um volume mais enxuto de documentos, porém, mais refinados e adequados para atender à sua intenção de busca.

Veja este exemplo de resultado de pesquisa por “dano moral acidente trabalho ambiente externo” (termo de cauda longa), simulando uma necessidade de busca bastante específica.

Para refinar mais a sua consulta, vale experimentar o uso de palavras relacionadas ao tema e observar se os resultados são melhores ou não. Pode acontecer de magistrados utilizarem termos mais rebuscados para tratar de uma mesma situação em que você busca por um termo mais simples, por exemplo.

Se ainda não tiver esse repertório de palavras relacionadas, um bom jeito de conseguir isso é através dos termos relacionados que aparecem nos resultados das suas consultas.

Ainda que determinado material não atenda completamente à sua necessidade, ele pode conter palavras-chave relevantes sobre o tema e que podem servir para refinar seu termo de busca e, assim, facilitar para que os resultados mais relevantes apareçam dentre as primeiras posições.

Dica: quando for guardar na sua coleção de pesquisa um material encontrado na internet, anote junto a ele as palavras-chaves utilizadas para encontrá-lo. Dessa forma você conseguirá refazer a pesquisa em outro momento e encontrar novos materiais, até mais atualizados, para a mesma intenção de busca.

O Jusbrasil possui um rico acervo de jurisprudência, artigos, modelos e peças processuais que estão disponíveis no plano Jusbrasil Pesquisa Jurídica Básica.

>>>> Experimente fazer uma busca

  • Sobre o autorInformação que transforma você, a justiça e o mundo.
  • Publicações278
  • Seguidores229563
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoArtigo
  • Visualizações1745
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/como-escolher-as-melhores-palavras-chave-para-sua-busca/1686083966

Informações relacionadas

Modeloshá 3 anos

Termos e Conectivos Jurídicos

Felipe Oscar, Advogado
Artigosano passado

Guia definitivo: Como usar os operadores de busca em pesquisas de jurisprudências no TJ/SP

Paula C S Carnaúba, Advogado
Modeloshá 3 anos

Petição de juntada de comprovante de pagamento de custas

Jusbrasil, Advogado
Artigoshá 2 anos

Conheça melhor o buscador do Jusbrasil

Rozilene Santos Ribas Nogueira, Advogado
Artigoshá 2 anos

O que é Advocacia Humanizada?

6 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)
Fernando Ribeiro
1 ano atrás

Gosto muito do site eficiente no que tenho necessidade. Obrigado boa noite continuar lendo

Jusbrasil
1 ano atrás

Olá Fernando, agradecemos o seu feedback.

Conte conosco! continuar lendo

Paula Goulart
10 meses atrás

Não adianta nada, estou publicando artigos e não consigo selecionar as palavras chave correspondente.

Público sobre Direito Penal, antes conseguia, agora sequer aparece a opção continuar lendo

Sirlei Cordeiro
1 ano atrás

Porque não aceitam cartão de débito para acessar a Jusbrasil? continuar lendo

Raquel Raquel
1 ano atrás

Que surpresa um texto com este conteúdo. E que oportunidade para eu ler. No momento estou fazendo um curso de indexação e me apaixonei. Fazer indexação até mesmo para guardar o meu conteúdo em arquivos particulares é excelente até como conteúdo e forma de estudo. Conhecer os tesaurus dos tribunais e outras entidades importantes é um ganho importantíssimo na vida de alguns profissionais. continuar lendo