Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Julho de 2024

Criopreservação de gametas ou embriões

há 8 anos

Criopreservao de gametas ou embries

A criopreservação de gametas ou embriões representam um dos assuntos mais interessantes no catálogo do Direito Médico e Hospitalar. O Assunto é tratado pelo Conselho Federal de Medicina através de pareceres oficiais e resoluções.

As clínicas, centros ou serviços podem criopreservar espermatozoides, óvulos, embriões e tecidos gonádicos. O número total de embriões gerados em laboratório deve ser comunicado aos pacientes para que decidam quantos embriões serão transferidos a fresco. Os excedentes, viáveis, devem ser criopreservados.

No momento da criopreservação, os pacientes devem expressar sua vontade, por escrito, quanto ao destino a ser dado aos embriões criopreservados em caso de divórcio, doenças graves ou falecimento, de um deles ou de ambos, e quando desejam doá-los.

Os embriões criopreservados com mais de cinco anos poderão ser descartados se esta for a vontade dos pacientes. A utilização dos embriões em pesquisas de células-tronco não é obrigatória, conforme previsto na Lei de Biosseguranca.

Concluindo:

  • A criopreservação pode ser feita pelas clínicas, centros ou serviços de reprodução assistida;
  • O número total de embriões gerados em laboratório deve ser comunicado aos pacientes
  • O destino dos embriões deve respeitar a vontade do paciente.
  • Sobre o autorAdvogado
  • Publicações16
  • Seguidores14
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoArtigo
  • Visualizações492
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/criopreservacao-de-gametas-ou-embrioes/317092937

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)