Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
14 de Abril de 2024

Cuidados ao Alugar seu Imóvel.

há 2 anos

Toda pessoa que tem um imóvel e deseja colocá-lo para locação, também deseja encontrar um bom inquilino para que sua locação ocorra da forma mais tranquila possível, evitando problemas.

Nesse caso, o ideal é entregar a administração do imóvel para uma imobiliária que tenha tradição na administração de bens e que seja conhecida e respeitada na comunidade pela boa prestação dos seus serviços.

Ocorre que muitas pessoas ainda preferem realizar a locação pessoalmente, mesmo correndo alguns riscos ante o desconhecimento de aspectos legais ou administrativos, comprometendo a segurança jurídica da relação.

Independentemente da forma que será realizada a locação (por administradora ou pessoalmente), importante que sejam tomados alguns cuidados.

Citarei abaixo alguns deles:

I – solicitar que o interessado, e seu fiador (caso seja a fiança escolhida como garantia), apresentem todos os seus dados, normalmente por meio de cadastro pessoal, com detalhadas informações sobre sua renda e vida pregressa;

II – checar os dados apresentados (cadastro), as referências e o crédito do interessado junto ao SERASA e ao SPC, para se ter conhecimento de eventual inclusão no rol de maus pagadores;

III – pedir que o interessado, e seu fiador (no caso da garantia ser a fiança), forneçam cópia de seus documentos pessoais (RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de renda e outros documentos que se entenda importante), que devem ser conferidos com os originais;

IV – não entregar as chaves do imóvel antes de checar todas as informações e tendo a certeza de que o interessado tem um perfil adequado para realizar a locação e, por fim, ter o contrato devidamente assinado.

Vale constar que, após a Lei nº 12.112/09, o proprietário pode optar por firmar um contrato de locação sem qualquer tipo de garantia. Nesse caso, ele terá o direito de obter, no caso de eventual descumprimento quanto às obrigações locatícias, uma liminar para desocupação imediata do imóvel (art. 59, § 1º, IX, lei 8.245/91).

Vale ressaltar que os cuidados descritos acima não esgotam as informações a respeito do tema, sendo importante o locador tomar essas e outras cautelas para garantir uma relação locatícia segura.

https://henriquecalimanadvocacia.com/

e-mail para contato: henrique_caliman@hotmail.com

  • Sobre o autorEspecialista em Direito Imobiliário
  • Publicações23
  • Seguidores5
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoArtigo
  • Visualizações145
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/cuidados-ao-alugar-seu-imovel/1363512800

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)