Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Maio de 2024

ESG nas Startups: Desafios e Benefícios

Publicado por Mariana Guedes
há 2 anos

A sigla ESG (Environmental, Social and Governance – Meio ambiente, sociedade e Governança) consiste em um conjunto de boas práticas a serem seguidas pelas empresas.

O ESG tem relação direta com a otimização da gestão e a confiança do cliente. Atualmente, uma empresa que respeita o meio ambiente, se preocupa com regras de boa convivência é uma empresa engajada e que automaticamente passa credibilidade sobre seus produtos e serviços.

Para que uma empresa seja considerada ecologicamente e socialmente correta, deve-se analisar três aspectos principais, quais sejam:

- Meio ambiente: Economia de água, eficiência energética, emissão de carbono na atmosfera, processo de reciclagem. Ex.: Redução da emissão de gases poluentes. Gestão e descarte correto dos resíduos. Boas práticas com embalagens. Aproveitamento de energia solar. Benefícios: Redução de custos.

- Social: Legislação trabalhista, segurança do trabalho, possui regras de ouro, diversidade no ambiente corporativo. Ex.: Ampliação da diversidade e inclusão. Adoção de políticas públicas. Ações sociais com a comunidade ao seu redor. Gestão do relacionamento com o cliente e parceiros. Benefícios: Bem-estar nas relações pessoais.

- Governança: Diz respeito à ética e transparência do trabalho, de modo a evitar casos de corrupção na empresa. A empresa precisa demonstrar que suas atividades são lícitas e são exercidas em conformidade com a lei (compliance na prática). Ex.: Transparência na comunicação entre os elos da cadeia logística, criação de um Código de Conduta para toda a organização. Adoção de um Comitê de Ética para verificação de possíveis denúncias. Benefícios: Maior transparência e visibilidade, investidores interessados.

Embora seja uma questão relevante há bastante tempo, a sustentabilidade é um tema que vem se destacando nas empresas. Trata-se de uma tendência oriunda não só dos consumidores, mas também de investidores e autoridades governamentais. Dessa forma, a empresa pode mostrar a sua preocupação com a responsabilidade social e ambiental aos clientes, o que a torna uma empresa atualizada, responsável e competitiva, com grande potencial de crescimento de forma sustentável.

GUEDES, Mariana. ESG nas Startups: Desafios e Benefícios. 2022

  • Publicações1
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoArtigo
  • Visualizações8
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/esg-nas-startups-desafios-e-beneficios/1660119118

Informações relacionadas

NDM Advogados, Advogado
Artigoshá 2 anos

ESG: Como Implementá-lo de Maneira Estratégica em sua Startup?

Andrew Benzaquen, Advogado
Artigosano passado

ESG e as possibilidades para pessoas Trans e Travestis

Marilza Muniz, Advogado
Artigoshá 8 meses

Cláusulas ESG em contratos empresariais

Lauber Vinícus, Advogado
Artigoshá 3 anos

A crescente e necessária importância da sigla ESG para o Direito

Nylton de Almeida, Advogado
Notíciashá 3 anos

O novo peso do ESG na concessão de crédito rural

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)