Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Março de 2024
    Adicione tópicos

    Histórias de clientes: esteira Automatizada de Legal Ops Eleva Eficiência da CVC em 66%

    Publicado por Blog Digesto
    há 29 dias

    Resumo do artigo

    Decisão da CVC de olhar com atenção e cuidado para seus processos de Legal Ops fez com que a companhia alcançasse níveis de eficiência operacionais inéditos

    Diante da crise da Avianca em 2018 e os impactos da pandemia em 2020, a CVC viu a sua entrada de processos aumentar em cerca de 47%, o que impactou muito no fluxo de trabalho das equipes.

    Na época, a CVC ainda atuava com muitos cadastros manuais e lidava com uma série de erros no fluxo das operações. No entanto, a partir de 2022 a companhia que é pioneira em democratizar o acesso dos brasileiros a viagens nacionais e internacionais passou a contar com o apoio do Digesto para refinar o seu processo de Legal Ops. Em poucos meses, os resultados alcançados foram impressionantes:

    • Mais felicidade no trabalho: equipe mais engajada, comprometida e orientada à atuação estratégica;
    • Cultura data driven: no time jurídico e na empresa como um todo;
    • Eficiência operacional: redução de 66% nos profissionais envolvidos para o saneamento da base
    • Assertividade em alta: a média ultrapassou os 90%;
    • Tempo de resposta mais ágil: SLA da CVC passou de 3 dias para apenas 1 dia, liberando o time para atividades mais estratégicas.

    O que catapultou essa decisão, contudo, foi um momento desafiador da companhia, que ainda estava se recuperando dos impactos do pedido de recuperação judicial da Avianca quando foi assolada pelos cancelamentos decorrentes do distanciamento social imposto pela pandemia. E a CVC soube transformar o pedra no caminho em alicerce para uma nova forma de lidar com Legal Ops, com uma esteira automatizada e mais inteligência jurídica.

    Caminho rumo à inteligência jurídica passa por solucionar desafios históricos

    Além das crises decorrentes de fatores externos, a CVC lidava também com o impacto de um desafio histórico que seguia sem solução: a forma como a companhia lidava com seus processos jurídicos ainda era bastante manual, com uma logística bastante complicada.

    Observando com atenção, a companhia lidava com ao menos dois importantes desafios, que se interconectam e compunham um grande problema a ser resolvido:

    1) Desafio logístico:

    Ao gerenciar manualmente as múltiplas entradas de processos, que podiam chegar por malote, email ou publicações, existia o risco de perder um processo qualquer, o que poderia gerar revelias. A gestão manual de Legal Ops também estava mais sujeita a erros nos cadastros das peças, o que exigia uma conferência por profissionais mais seniores, que precisavam se dedicar a detalhes como a correção de CPFs.

    Além disso, o processamento muito manual não conseguia oferecer qualquer visão estratégica e sistêmica dos dados, e por muitas vezes o fluxo interno de trabalho, que era orientado pelas informações do cadastro inicial, levavam o processo por um caminho que não era passível de acordo para negociação.

    2) Desafio financeiro com impacto na gestão de pessoas.

    Por um lado, o potencial de revelia que vem com a perda de processos por cadastro manual impacta diretamente os resultados financeiros da empresa. Por outro lado, alocar headcount especializado para tarefas operacionais também acarreta em um mau uso dos recursos humanos da companhia, e isso precisava de correções. Antes de iniciar os trabalhos junto do Digesto, a CVC contava com três profissionais dedicados apenas a refinar e cuidar do saneamento da base de processos.

    A alocação de headcount estratégico para tarefas operacionais é complexa porque deixa tanto o time insatisfeito por estar performando tarefas aquém da sua habilidade como também exige maior cuidado da liderança para estes deslocamentos. Some-se a isso o tempo necessário para o processo manual das atividades, que mantinha o SLA médio de entradas em três dias, e o cenário que se desenhava era de ineficiência operacional de Legal Ops.

    Faz diferença contar com o apoio de um parceiro que é referência em inteligência jurídica

    Melhor do que consertar uma situação sozinho é poder contar com o apoio de quem é referência no assunto há mais de 10 anos. A Digesto tem acesso a mais de 12 bilhões de andamentos processuais capturados, com mais de 300 milhões de processos em sua base de dados, com mais de 500 fontes de dados capturadas diariamente.

    Não é à toa que é a maior base de dados jurídicos do país!

    E sabe como a Digesto conseguiu evitar erros e organizou os dados descentralizados para apoiar a CVC nesta jornada de maior inteligência jurídica?

    Com quatro passos básicos:

    1) Automação:

    Foram automatizados os processos manuais a partir do levantamento de todas as regras da empresa e o entendimento da importância de cada uma delas.

    2) Integração:

    Promovemos a máxima integração sistêmica, por meio de automações e conexões entre as diferentes bases de dados e sistemas internos da companhia.

    3) Aumento da taxa de acertos:

    Melhoramos a assertividade sobre a base de dados, organizando um hub de entradas que concentrou o processo logístico de Legal Ops para o Dejur da CVC.

    4) Dados e IA:

    Potencializamos a inteligência sobre os dados com uso de Inteligência Artificial Generativa, que permitiu identificar e classificar as causas-raízes dos processos de maneira mais ágil. E toda essa esteira da solução de Legal Ops é criada pelo Digesto em parceria com os clientes, desenhando um fluxo de Legal Ops capaz de contornar os obstáculos e trazer resultados positivos para a companhia. Confira na imagem abaixo os caminhos utilizados no projeto do Digesto junto à CVC:

    Resultados impressionantes e benefícios mensuráveis

    Em questão de alguns meses, a felicidade no ambiente de trabalho se tornou uma realidade percebida pelos líderes e pelos colaboradores. O time passou a se mostrar mais engajado e comprometido, atuando de maneira mais estratégica.

    A operação também conseguiu se tornar bem mais eficiente. Enquanto antes eram necessários três colaboradores dedicados no processo de saneamento e higienização da base de dados, agora apenas uma pessoa é responsável por fiscalizar os cadastros, sem que isso tome todo o seu tempo: ela também se dedica a outras atividades estratégicas junto ao time e tem novas oportunidades de se desenvolver profissionalmente.

    A cultura tanto do time de Legal Ops quanto da empresa como um todo passou a ser mais orientada aos dados (data driven), o que leva à geração de novos insights e ideias a partir das informações coletadas e agregadas por Legal Ops.

    A assertividade do time também alcançou uma inédita taxa de 90%, o que também impactou no tempo de resposta (SLA) necessário, que caiu de três dias para apenas um dia. Ao desafogar o time e reduzir os prazos para lidar com os processos, os profissionais do time se viram com mais tempo para se dedicar ao preparo de recursos e liminares.

    Alcance uma maior inteligência jurídica no seu Legal Ops

    O Digesto conta com uma experiência incontestável em inteligência jurídica, com mais de 10 anos de liderança no uso de ferramentas de processamento de linguagem natural (NLP) em língua portuguesa, além de ter o monitoramento jurídico mais amplo do Brasil.

    Nossa expertise em Legal Ops abrange os mais diferentes setores de atuação - desde o turismo, como é o caso da CVC, passando por áreas como telecomunicações, bancos e tecnologia financeira.

    Ao contar com o apoio do Digesto, o time de Legal Ops da CVC conseguiu reduzir o tempo e a equipe dedicados ao saneamento da sua base, que passou a ser mais automatizada e muito mais eficiente. O reflexo disso foi o benefício de contar com uma maior satisfação do time de Legal Ops, que passou a se tornar mais apto a pensar e trabalhar com dados, além de ter mais tempo para a produção de recursos e liminares inéditos.

    Também se interessou em levar uma solução semelhante para o seu time de Legal Ops? Entre em contato com os consultores do Digesto para entender como uma parceria com o Digesto pode transformar a forma como o seu time lida com Legal Ops e levar mais inteligência jurídica para o seu departamento.

    • Sobre o autorConteúdos para você atualizar ainda mais seus conhecimentos!
    • Publicações56
    • Seguidores118
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoArtigo
    • Visualizações9
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/historias-de-clientes-esteira-automatizada-de-legal-ops-eleva-eficiencia-da-cvc-em-66/2160737999

    Informações relacionadas

    Guilherme Perlin Silva, Advogado
    Notíciashá 25 dias

    STJ: A coleta de conversas do WhatsApp diretamente pela polícia durante uma prisão em flagrante, sem autorização judicial, é ilegal.

    Bruno Fernandes da Silva, Advogado
    Artigosmês passado

    Quero cancelar um contrato de um clube de férias

    Guilherme Perlin Silva, Advogado
    Notíciashá 29 dias

    STJ: Mudar de direção ao avistar uma viatura policial não justifica a abordagem policial.

    Priscila Calisto, Advogado
    Artigoshá 26 dias

    Doutora, o que são danos morais?

    Blog Digesto
    Artigoshá 2 anos

    Boas-vindas ao novo Blog Digesto!

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)