Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
28 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Imóvel é Investimento?

    Mude seu mindset e faça dos imóveis sua fonte de renda.

    Publicado por Jessica Taveira
    ano passado

     Você que está me lendo com toda certeza já se perguntou se comprar um imóvel para aluga-lo ou revende-lo seria ou não um bom investimento.

     Pois bem. Estou aqui para responde-lo isso e muito mais sobre a locação de imóveis. Pode acreditar, vou te contar coisas que você nunca imaginou.

     Pronto para reinventar seus pensamentos sobre a utilização do imóvel como fruto de renda?

     Antes de qualquer coisa é fundamental perceber que investir em imóveis – entra ano, sai ano – é extremamente sólido, diferente, por exemplo, de um investimento na bolsa de valores, que tem uma natureza instável.

     Ainda assim, para qualquer tipo de investimento é imprescindível perceber que não é possível dizer que não existem riscos com o investimento em imóveis. Afinal, essa é uma realidade para todo o tipo de investimento.

     Mas, meu trabalho aqui e nos meus cursos é te trazer uma mentalidade totalmente voltada para a minimização dos riscos apresentados nesse tipo de negócio. Para isso, acompanhe as dicas que te darei a seguir para começar a ter o espírito empreendedor que a locação precisa.

     Primeira dúvida mais frequente que ronda a cabeça dos investidores no momento em que se compra um imóvel é a viabilidade ou não de se ganhar dinheiro. Então, se você vê o imóvel como forma de investimento, você tem não somente um patrimônio material seguro, mas também duas possíveis formas de êxito financeiro com ele: a valorização do bem e renda de aluguel.

     Dessa forma, você percebe prontamente que a partir da compra de um bem imóvel, você tem uma VALORIZAÇÃO DUPLA, a rentabilidade de aluguel e também a possível venda do imóvel.

     Falando sobre isso, vamos esmiuçar essas duas vertentes vindas do imóvel.

     Primeiro trataremos da compra e venda que é um lucro visível e bem mais conhecido. Dessa forma, se você compra um imóvel com o intuito de vendê-lo no futuro por um valor maior, você está apostando no rendimento com a valorização dele.

     Para atingir esse objetivo de lucrar com a venda é fundamental que você considere o período em que você vai comprar ou vender a propriedade, e também a demanda pelo apartamento. A famosa lei da oferta e da procura. Tal máxima economista explica exatamente o que deve ser balizador para se comprar e vender um imóvel.

     Para que você nunca mais se engane em como fazer isso, te explicarei o ciclo imobiliário de forma simples: o melhor negócio acontece quando você compra um imóvel em um momento de recessão, ou seja, quando os preços estão estagnados, e tem a oportunidade de vendê-lo em um período de recuperação ou alta, quando o mercado está aquecido e com poder de compra garantido.

     Outro ponto que pode ser observado é que ao investir, de modo geral, você deve procurar imóveis com preço de compra abaixo do mercado e com alto potencial de valorização, para obter maior lucro e diminuir suas chances de perder dinheiro com seu investimento.

     Mas, seguindo a lógica de que nem sempre dá para fazer o ideal do mundo perfeito, existem possibilidades para maximizar seus ganhos em situações cotidianas que fogem do que podemos chamar de mundo ideal:

     Primeiro ponto que deve ser observado, se o preço de compra e o potencial de valorização do imóvel são baixos, você pode considerar vendê-lo no futuro próximo (menos de três anos).

     Já se você encontrou um imóvel com preço acima do mercado, mas com altíssimo potencial de valorização, como imóveis exclusivos ou em uma área de grande escassez, esse pode ser um bom investimento a longo prazo (mais de cinco anos).

     Agora, vamos falar um pouco sobre uma área que faz a maioria das pessoas tremerem de medo? A locação e os rendimentos advindos dela.

     Nesse tema é mais do que importante saber que você verá o imóvel como um objeto para obtenção de lucro e não como um bibelô. Assim, nessa modalidade de investimento, você compra um imóvel para manter e alugar, obtendo rentabilidade com o aluguel.

     Ok. Superado esse entendimento outra dúvida frequente reside na porcentagem de lucro que pode ser estabelecida através da locação. Então, para te ajudar eu criei uma lógica funcional para simplificar seu entendimento e fazer com que você lucre.

     Primeira pergunta que deve ser criada no seu mindset: Como calcular a rentabilidade do investimento com aluguel?

     Se você está considerando comprar um imóvel visando o aluguel, preparamos esse termômetro baseado no cálculo de rendimento médio com aluguel para que você se certifique de que está fazendo um bom negócio. Dá uma olhada!

     Segundo dado que deve ser implantado em seu mindset: Cálculo de rentabilidade mensal com aluguel: pontos fundamentais para aquisição.

    1. Localização com alta demanda de aluguel

     Como uma área perto de locais como universidades, áreas nobres ou próximo a locais como o centro da cidade, pontos turísticos ou com fácil acesso a áreas estratégicas da cidade.

    2. Perfil do imóvel

     De forma geral, os mais procurados para aluguel são pequenos e práticos, atendendo a necessidade de um grupo maior de pessoas, como famílias pequenas ou solteiros se estabelecendo na cidade de forma impermanente, para um trabalho ou faculdade, por exemplo.

    3. Preço do aluguel

     Pesquise o potencial de aluguel de imóveis similares ao que você quer comprar na mesma área antes de fechar o negócio. Isso pode ser feito através de buscas em sites como Quinto Andar e Zap Imóveis. Além disso, lembre-se de analisar o histórico do indicador para cálculo de reajuste de aluguel, sendo o mais comum o IGP-M

     Seguindo esse raciocínio é crível perceber que investir em imóveis para alugar é um bom negócio. Afinal, além da rentabilidade mensal com o aluguel, você ainda ganha a longo prazo, com a valorização do apartamento.

     Gostou das minhas dicas então vem me seguir nas minhas redes sociais e participar do meu mais novo curso FATURANDO COM LOCAÇÃO.

    - Meu canal do YouTube: @jessicataveira4923

    - Meu Instagram: @jessicataveiraadv


    • Sobre o autorJéssica Taveira, te ensino a viver de imóveis
    • Publicações12
    • Seguidores20
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoArtigo
    • Visualizações1326
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/imovel-e-investimento/1801241113

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)