Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Fevereiro de 2024

Não terceirize. Faça você mesmo.

Artigo publicado na 40ª edição da Revista Olhaí - Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais, 2020.

há 2 anos

Não terceirize. Faça você mesmo.

Mas se não der, tudo bem. Cada um tem seu tempo. Não cobre do outro nem se cobre. Cada um de nós estamos numa fase da construção. Uns estão na fase final de acabamento, outros colocando o telhado e alguns comprando o lote. E ainda há aqueles que estão mudando de prédio e ampliando.

Não espere. Busque. Dentro das suas capacidades. Não precisa buscar o que o outro está buscando. Primeiramente, descubra o que é bom para você depois busque o melhor para a sua saúde e o melhor para a sua comunidade.

Alexis de Tocqueville (1805-1859), foi enviado pelo governo de seu país, França, para reportar o que havia de interessante que os europeus estavam admirados político e socialmente nos Estados Unidos da América. Em seu livro¹, Tocqueville narra uma situação que presenciou naquela nação que estava se formando do outro lado do Oceano Atlântico que lhe chamou atenção. Um acidente entre duas carroças o qual foi resolvido por um conselho formado pelas pessoas que ali passavam junto dos indivíduos envolvidas diretamente no acidente.

É isso. Faça você mesmo. Não terceirize o seu direito para que um juiz decida-o. Busque a solução equilibrada, o meio termo através do diálogo primeiramente e, se for preciso, de métodos como a conciliação, mediação e arbitragem.

Não espere que os políticos sozinhos melhorem a vida da população. Faça a sua parte. Participe também. Participe na medida do que você pode hoje. Não é porque o seu vizinho participa de Conselhos Municipais de Políticas Públicas, faz parte da direção do clube, ou de entidades sociais que você deve fazer o mesmo. Experimente e veja onde e de que forma você pode contribuir com a sociedade.

Não espere a vacina ser aprovada e distribuída até você receber a sua dose. E por falar nisso, nunca antes uma vacina provocou tanta agitação quanto à vacina do BCG- certamente você lembra de comparar as marquinhas do braço no colégio.

Não espere. Busque uma vida saudável com hábitos, alimentação e exercícios físicos próprios para o seu corpo. Aqui mesmo na Revista Olhaí temos várias matérias e dicas sobre saúde e bem-estar.

Tenhamos a saúde como um processo e não como uma finalidade em si. Que encaremos nossas atitudes como um investimento (pois a partir do momento que tomamos uma atitude, teremos um retorno). O maior beneficiado pelas suas escolhas será você mesmo.

Todos estamos esperando uma vacina eficaz, mas infelizmente ela não terá 100% de eficácia em 100% das pessoas nem tampouco chegará amanhã para toda a população.

Devemos espera-la, sim. Mas não de braços cruzados. Pergunte a si mesmo e a especialistas (nutricionistas, psicólogos, profissional de educação física, dentre outros) o que você pode fazer para ter uma vida saudável: comer alimentos variados, tomar Sol, dormir melhor, afastar-se de pessoas negativas, praticar uma atividade física ou mesmo um alongamento diário.

O plantio é incerto, mas a colheita é certa. Seja na saúde, na carreira profissional e acadêmica ou na política.

Que 2021 nos traga... Não. Que em 2021 busquemos. Descubra o que é melhor para você e conquiste tudo o que você sonhar!

¹ A Democracia na América, Alexis de Tocqueville

ATHOS FREITAS, COLABORADOR DA OLHAÍ, É ADVOGADO, SÓCIO FUNDADOR DO ESCRITÓRIO FREITAS E BITTENCOURT SOCIEDADE DE ADVOGADOS, ASSESSOR JURÍDICO MUNICIPAL, PÓS-GRADUANDO EM DIREITO ELEITORAL, PRESIDENTE DA COMISSÃO OAB JOVEM DE CONSELHEIRO LAFAIETE, MEMBRO DA COMISSÃO DE DIREITO ELEITORAL DA OAB/MG, MEMBRO DA COMISSÃO NACIONAL DE DIREITO ELEITORAL DA ABA (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ADVOGADOS) E CONCILIADOR.


  • Publicações11
  • Seguidores59
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoArtigo
  • Visualizações1
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/nao-terceirize-faca-voce-mesmo/1429336437

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)