Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
21 de Fevereiro de 2024

Obrigações Importantes para Empresas com mais de 100 Funcionários

há 8 anos

As empresas com mais de 100 funcionários precisam estar atentas ao cumprimento de algumas obrigações previstas em nossa legislação, quais sejam:

Portadores de Deficiência

A legislação estabelece que as empresas, com mais de 100 funcionários, devem contratar pessoas portadoras de deficiência habilitadas ou reabilitados numa porcentagem em relação ao número de empregados efetivos. Essa porcentagem é de 2% a 5% por cento dos seus cargos, na seguinte proporção:

- até 200 empregados 2%;

- de 201 a 500 empregados 3%;

- de 501 a 1.000 empregados 4%;

- de 1.001 em diante 5%.

Importante destacar que a habilitação e reabilitação profissional é a inclusão do portador de deficiência no mercado do trabalho. Com a identificação de suas potencialidades laborativas o trabalhador terá um desenvolvimento profissional com o ingresso e reingresso no mercado de trabalho e a participação na vida comunitária.

Menor Aprendiz

As empresas com mais de 100 funcionários são obrigadas a manter em sua empresa menores aprendizes. O menor aprendiz é todo adolescente ou jovem entre 14 e 24 anos que esteja matriculado e frequentando o Ensino Fundamental ou médio ou concluído o ensino médio.

O menor aprendiz no momento da contratação deverá estar devidamente matriculado nos cursos dos Serviços Nacionais de Aprendizagem.

O número de aprendizes será equivalente a 5%, no mínimo, e 15%, no máximo, dos trabalhadores existentes em cada estabelecimento, cujas funções demandem formação profissional, de acordo com o percentual legalmente exigido. (Fundamentação:: art 2º, "caput" e § 1º da Instituição Normativa SIT nº 75/2009

O cálculo do número de aprendizes a serem contratados terá por base o total de trabalhadores existentes em cada empresa, cujas funções demandem formação profissional, valendo-se da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), elaborada pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

São excluídas da base de cálculo as funções que demandem para o seu exercício habilitação profissional de nível técnico ou superior; as que estejam caracterizadas como cargos de direção, de gerência ou de confiança, bem como os empregados que executem os serviços prestados sob o regime de trabalho temporário.

Em caso de descumprimento as empresas ficam sujeitas à multa de valor igual a 1 (um) salário mínimo regional, aplicada tantas vezes quantos forem os menores empregados em desacordo com a lei.

CIPA

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) é que uma comissão formada por empregados, de empresas com mais de 100 funcionário, que se reúnem em busca de manter em seu ambiente de trabalho o respeito as normas relacionadas a saúde e segurança do trabalho.

O foco da comissão é trabalhar para evitar a ocorrência de acidentes de trabalho e que os trabalhadores não sofram com doenças profissionais.

As empresas, em função do número de empregados e do grau de risco, obrigam-se a organizar e a manter em funcionamento, por estabelecimento, uma CIPA, havendo eleições anualmente.

Dentre as obrigações que devem ser cumpridas uma delas e a realização de reuniões mensais nas dependências do empregador, em local apropriado e durante o expediente de trabalho.

A obrigatoriedade de constituição da CIPA é exclusiva para estabelecimentos que tenham número de empregados igual ou superior a 20, conforme Quadro I da NR-5.

Fiscalização

Todas as empresas devem enviar mensalmente informações ao Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED, que tem como objetivo acompanhar o processo de admissão e demissão dos empregados regidos pelo regime CLT e dar assistência aos desempregados. O não envio resulta em multa para a empresa, especificada pela Portaria nº 290 do MTE.

Com essas informações o Ministério do Trabalho realiza fiscalizações quanto a existência de Deficientes e Menores Aprendizes na relação de funcionários bem como a exigência de CIPA.

Caso seja verificado o descumprindo destas obrigações será lavrado Auto de Infração com a imposição de multa administrativa no valor de 6.304 Ufirs.

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações14
  • Seguidores17
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoArtigo
  • Visualizações11134
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/obrigacoes-importantes-para-empresas-com-mais-de-100-funcionarios/303303635

Informações relacionadas

Empregador é obrigado a depositar FGTS durante licença acidentária

Marley Caires Julião Tarabai, Advogado
Artigoshá 4 anos

Meu estabelecimento é obrigado a contratar jovem aprendiz?

Natália Mota, Advogado
Artigoshá 2 anos

Minha empresa é obrigada a contratar menor aprendiz?

Fernanda Kurita, Advogado
Artigoshá 4 anos

A minha empresa é obrigada a contratar menor aprendiz?

Natalia Piccolo, Advogado
Artigoshá 7 anos

Estabilidade de Membros da CIPA

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)