Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Fevereiro de 2024

Positivismo jurídico

Publicado por Perfil Removido
há 7 anos

O positivismo jurídico ou juspositivismo (do latim jus: direito; positus (particípio passado do verbo ponere): colocar, por, botar; tivus: que designa uma relação ativa ou passiva[1]) é uma corrente da filosofia do direito que procura reduzir o Direito apenas àquilo que está posto, colocado, dado, positivado e utilizar um método científico (empírico) para estudá-lo. Ao definir o direito, o positivismo identifica, portanto, o conceito de direito com o direito efetivamente posto pelas autoridades que possuem o poder político de impor as normas jurídicas.

Segundo esta corrente de pensamento, os requisitos para verificar se uma norma pertence ou não a um dado ordenamento jurídico têm natureza formal, vale dizer, independem de critérios de mérito externos ao direito, decorrentes de outros sistemas normativos, como a moral, a ética ou a política. O direito é definido com base em elementos empíricos e mutáveis com o tempo - é a tese do fato social, ou das fontes sociais ou convencionalista. Nega-se, com isso, as teorias dualistas que admitem a existência de um direito natural ao lado do direito positivo. Assim, uma regra pertencerá ao sistema jurídico, criando direitos e obrigações para os seus destinatários, desde que emane de uma autoridade competente para a criação de normas e desde que seja criada de acordo com o procedimento previsto legalmente para a edição de novas normas, respeitados os limites temporais e espaciais de validade, assim como as regras do ordenamento que resolvem possíveis incompatibilidades de conteúdo (antinomias).

  • Publicações34
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoArtigo
  • Visualizações979
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/positivismo-juridico/472297862

Informações relacionadas

Carlos Eduardo Vanin, Advogado
Artigoshá 9 anos

Jusnaturalismo e Juspositivismo

Edmilson Dias Galdino, Advogado
Artigoshá 4 anos

Jusnaturalismo Versus Juspositivismo :

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 3 anos

Notas Sobre Utilização de Inteligência Artificial por Agentes Empresariais e Suas Implicações no Âmbito do Direito do Consumidor

Oscar Valente Cardoso, Juiz Federal
Artigoshá 3 anos

Quem é a Autoridade Nacional de Proteção de Dados?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)