Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Maio de 2024

Precisa de uma Certidão Vintenária e não sabe como solicitar? Saiba mais aqui!

Peça sua certidão de forma fácil e rápida, sem sair de casa!

há 2 anos

No decorrer de vários trâmites envolvendo imóveis, como a venda ou uma execução judicial, é comum que se precise mostrar como ele está legalmente e quais foram, os eventuais acontecimentos dos últimos anos, aí se torna útil a Certidão Vintenária.

É verdade que os interessados podem solicitar vários documentos que mostrem qual é a situação jurídica do imóvel, mas eles não oferecem a mesma completude de informações que um documento completo.

Caso seja a primeira vez que você ouve falar dessa certidão e quer saber mais sobre as vantagens de pedi-la, continue lendo este artigo.

Iremos falar mais sobre a Certidão Vintenária e para que ela é utilizada.

Certidão Vintenária: O que é e para que serve?

A Certidão Vintenária tem a finalidade de mostrar o que ocorreu, do ponto de vista legal, com determinado imóvel em um período de vinte anos.

Se ele mudou de proprietário por algum motivo, se ele foi alugado, se foi tomado pela Prefeitura, se foi alvo de problemas judiciais, qualquer pessoa que o solicitar poderá saber.

Normalmente, a certidão é pedida quando os seus proprietários querem garantir aos futuros compradores que o local é realmente deles ou que nunca ocorreu qualquer processo, por exemplo.

Um diferencial importante com relação à certidão é que ela oferece muito mais informações do que todos os documentos imobiliários que se pode requisitar.

Há diferentes contextos nos quais as pessoas podem solicitar a certidão, como a necessidade de provar que aquele lugar está penhorado devido a qualquer processo.

Também é comum que essa certidão seja usada na comprovação de que os fundamentos do imóvel foram alterados ou para que os donos atuais mostrem que a compra do local foi legalizada.

Há ainda outros contextos nos quais a vintenária é bem-vinda, como se ocorre execução de hipoteca ou para mostrar que determinada pessoa apresenta o que é chamado de usufruto.

Como se percebe, essa é uma certidão muito respeitada juridicamente e que pode ser apresentada em várias transações de venda e claro, como comprovante da situação do patrimônio dos indivíduos.

Muitas vezes, quem vai a um cartório solicitar uma certidão acaba tendo muito transtorno, porque é preciso localizar um cartório que possa fazer a emissão desse tipo de documento.

Em segundo, porque é comum que os cartórios estejam cheios e que trabalhem com sistema de senha, além da necessidade de comparecer novamente ao local para retirar a certidão feita.

Pedindo o documento virtualmente, as pessoas reduzem o gasto de tempo e, além disso, podem receber a certidão via Correios, com o mesmo peso legal.

É claro que é necessário que o local que emita a certidão seja de toda confiança.

Como solicitar sua certidão?

Caso, precise da certidão de nascimento, casamento ou óbito, você pode solicitar aqui no nosso site https://cartorioregistrodeimoveis.com.br/:

  1. Acesse o site
  2. Escolha o tipo de certidão
  3. Coloque a cidade, o Estado e o cartório
  4. O site vai indicar quanto a certidão vai custar, incluindo a entrega via Correios.

Você também verá facilmente quanto tempo terá de aguardar para que a sua certidão seja entregue.

Você pode pagar pelo seu documento usando boleto bancário, cartão de crédito ou depósito em conta.

Essas são as informações relacionadas a Certidão Vintenária.

Acompanhe nossas publicações para ficar sempre atualizado!

  • Sobre o autorhttps://certidaoonlinebrasil.com.br/
  • Publicações38
  • Seguidores25
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoArtigo
  • Visualizações1186
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/precisa-de-uma-certidao-vintenaria-e-nao-sabe-como-solicitar-saiba-mais-aqui/1571967957

Informações relacionadas

Lucas Melo Lima, Advogado
Modeloshá 8 anos

Documentos Necessários para Ação Usucapião

Guilherme Nascimento Neto, Advogado
Modeloshá 4 anos

[Modelo] Contrato Particular de Compra e Venda de Imóvel

Lourenço Borges, Advogado
Artigoshá 6 anos

Quais são os documentos necessários para fazer a Usucapião?

Advocacia Portugal e Brasil, Advogado
Artigoshá 8 anos

Certidões negativas indispensáveis à compra e venda de imóvel

Certidão Online Brasil, Despachante e Documentalista e Afins
Modeloshá 2 anos

Modelo de Contrato de Compra e Venda de Imóvel - [Atualizado]

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)