Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Maio de 2024

Quais os tipos de Cifras Criminais?

Resumo das Espécies

Publicado por Daniel Albuquerque
há 6 anos

Cifras Criminais segundo sociólogo Edwin H. Sutherland, seria uma espécie de nomenclatura seguida de um conceito próprio para cada delito. Observando de cada um deles suas circunstâncias, vítima ou autoria, foi atribuído um conceito, classificando-os assim da maneira mais apropriada possível pelos detalhes que expressam e pela singularidade de cada um deles.

  • Cifras Negras: Esta é definida como todos os crimes que não chegam ao conhecimento das autoridades, alguns dos fatores que mais contribuem para isso é o fato da vítima além de ter sofrido o crime, ela não tem o desejo de reviver todo aquele trauma novamente, como por exemplo, ir ao Departamento de Polícia prestar depoimento.
  • Cifras Douradas: Termo criado por Edwin H. Sutherland que relaciona os crimes que são praticados por pessoas do alto-escalão, estes que por pertencerem as camadas mais altas da sociedade estariam mais propensos a praticar tais delitos, um exemplo disso seria os crimes de Corrupção, lavagem de dinheiro, e etc...
  • Cifras Cinzas: São resultados daquelas ocorrências que até são registradas porém não se chega ao processo ou ação penal por serem solucionadas na própria Delegacia de Polícia por meio de conciliação das partes.
  • Cifras Amarelas: São aquelas em que as vítimas são pessoas que sofreram alguma forma de violência cometida por um funcionário público e deixam de denunciar o fato aos Órgãos responsáveis por receio e medo de represália.
  • Cifras Verdes: Consiste nos crimes não chegam ao conhecimento policial e que a vítima diretamente destes é o meio ambiente, como exemplo: maus tratos, provocar incêndio em plantio.
  • Cifras rosas: São os crimes de caráter homofóbico que não chegam ao conhecimento dos Órgãos.
  • Publicações7
  • Seguidores57
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoArtigo
  • Visualizações19593
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/quais-os-tipos-de-cifras-criminais/599378703

Informações relacionadas

Ilana Costa Ramos, Estudante de Direito
Artigoshá 11 meses

Cifras da Criminalidade

Fabio Rabello, Advogado
Artigoshá 4 anos

Crimes do Colarinho e Cifra: Você consegue diferenciar cada cor?

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 15 anos

Em que consistem as expressões cifra negra e cifra dourada? - Priscila Santos Rosa

Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
Artigoshá 6 anos

No que consiste a teoria da associação diferencial?

João Antonio Gomes de Almeida, Auxiliar de Serviços Jurídicos
Artigoshá 5 meses

Síndromes Relacionadas à Vitimização

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

acabei de estudar sobre Cifras negras e achei a explicação muito boa para complementar meus estudos .

não consegui achar um estudo melhor sobre as cifras Douradas se puder me responder sobre estas me diga, elas não chegam ao conhecimento de autoridades , se puder me explanar sobre as cifras douradas fico agradecido.

quem quiser compartilhar segue email

edvaldoalcidessantos@gmail.com continuar lendo

As cifras rosas são as de crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher, e não crimes de homofobia. continuar lendo