Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Fevereiro de 2024

Segurança na internet e redes sociais.

Publicado por Almiro Figueiredo
há 3 anos

O vazamento de informações sensíveis e golpes online já são uma realidade cada vez mais comum no Brasil e no mundo. Golpes como tentativas de clonagem de WhatsApp, roubo de informações de pagamento e até as mais recentes invasões a canais de Youtube permeiam a nossa realidade. Embora cada vez mais comuns, as condutas para resguardar suas informações são mais simples do que você imagina.

1. Não salve dados de pagamento nos sites:

O ato de salvar os dados do cartão de crédito ao realizar compras não é tão segura. Mesmo as lojas mais confiáveis podem falhar em proteger os dados dos clientes e acabar vazando essas informações.

2 - Evite acessar Wi-Fi público

Embora muito cômoda, a possibilidade de acessar serviços online de forma gratuita podem esconder vários problemas. Pessoas mal intencionadas podem se colocar entre o seu dispositivo e o roteador e capturar todos os dados transmitidos. Uma boa dica é acessar essas redes com VPN.

3- Ative a verificação em duas etapas

A verificação em duas etapas dificulta o acesso de invasores em suas redes, pois insere uma fase extra para fazer o login. Assim, mesmo que a sua senha tenha sido roubada por uma pessoa mal intencionada, ela não conseguirá ter acesso à sua conta ou dados, sem que tenha acesso ao seu telefone

4- Não repita a mesma senha

A praticidade em usar a mesma senha em vários sites pode facilitar a ação de hackers e abre brecha para golpes. Por isso, é importante utilizar senhas exclusivas, com preferência para combinações de números de letras, evitando usar senhas óbvias, como nome ou data de nascimento.

5 - Desconfie de pedidos de informações pessoais

O phishing, é um meio no qual pessoas se utilizam de mensagens ou e-mails enganosos para roubar dados sensíveis, como CPF e senhas. A melhor maneira de evitar isso é desconfiar de mensagens que pedem o preenchimento de muitas informações ou baixar arquivos de procedência duvidosa.

  • Publicações8
  • Seguidores2
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoArtigo
  • Visualizações18
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/seguranca-na-internet-e-redes-sociais/1267099592

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)