Página 59 da Seção 3 do Diário Oficial da União (DOU) de 28 de Janeiro de 2021

Diário Oficial da União
mês passado
Por que esse conteúdo está aqui?
O Jusbrasil não cria, edita ou altera o conteúdo exibido. Replicamos somente informações que foram veiculadas pelos órgãos oficiais.Toda informação aqui divulgada é pública e pode ser encontrada, também, nos sites que publicam originalmente esses diários.

4.4 Será assegurado o direito de inscrição às pessoas com deficiência, no Processo Seletivo para a contratação de Tradutor e Intérprete de Líbras, participando em igualdade de condições com os demais candidatos, desde que a deficiência seja compatível com as atividades indicadas no item 2 e normas estabelecidas.

4.5 As inscrições homologadas serão publicadas no endereço eletrônico http://concursos.ufob.edu.br em até 02 (dois) dias antes da realização das Provas;

4.6 A UFOB não se responsabilizará por inscrição não recebida por motivos de ordem técnica de computadores, falhas de comunicação, congestionamentos das linhas de comunicação, bem como por outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

4.7 Em nenhuma hipótese será aceita inscrição via fax, correio eletrônico, postal, condicional ou extemporânea.

5 DO ATENDIMENTO ESPECIAL PARA A REALIZAÇÃO DAS PROVAS

5.1 O candidato que necessitar de condições especiais para a realização das provas deverá indicar explicitamente quais são as adaptações necessárias no requerimento de inscrição através do e-mail: crs.progep@ufob.edu.br

5.2 Em caso de solicitação de tempo adicional para a realização das provas, o requerimento deverá estar acompanhado de parecer emitido por especialista da área da deficiência declarada.

5.3 Caso algo emergencial ocorra posterior à inscrição, o candidato deverá comunicar imediatamente à PROGEP através do e-mail: crs.progep@ufob.edu.br.

5.4 O atendimento às condições especiais solicitadas pelo candidato para realizar as provas ficará sujeito à análise de viabilidade e razoabilidade do pedido, sendo o candidato informado por e-mail.

5.5 A UFOB não se responsabilizará por qualquer tipo de deslocamento de candidato que necessite de atendimento especial.

5.6 O candidato que fizer a solicitação de atendimento especial deverá apresentar, na inscrição, laudo médico em formato digital ou cópia não autenticada. O original somente será exigido em caso de classificação do candidato no certame.

6 DO PROCESSO SELETIVO

6.1 Será constituída Comissão de Seleção, composta por três servidores da UFOB e/ou de outra Instituição Pública de Ensino Superior, aprovados em concurso público para a área e fluentes em Líbras.

6.1.1 O processo seletivo será constituído por três avaliações a saber:

I.Prova de Desempenho (prova prática) de caráter eliminatório e classificatório, que consistirá de duas etapas:

a. Interpretação simultânea de um texto em Língua Portuguesa para a Líbras; b. Interpretação simultânea de um texto da Líbras para a Língua Portuguesa oral.

II. Entrevista, com caráter classificatório.

III. Prova de títulos, com caráter classificatório.

6.1.2 Todas as provas serão individualizadas sem participação de outro candidato.

6.2 PROVA DE DESEMPENHO

6.2.1 A Prova de Desempenho consiste na avaliação individual do candidato, realizada por uma banca examinadora devidamente qualificada, onde serão observados o seu nível de proficiência e domínio sobre a Língua Brasileira de Sinais, sobretudo no que se refere aos seus conhecimentos técnicos, fluência e capacidade de interpretação da Língua Brasileira de Sinais - Língua Portuguesa e vice-versa.

6.2.2 As datas, locais e horários para a realização das Provas de Desempenho será informado no endereço eletrônico http://concursos.ufob.edu.br em até 02 dias úteis antes da realização das provas.

6.2.3 O candidato deverá comparecer ao local da Prova de Desempenho no mínimo, 30 (trinta) minutos antes do horário previsto para a sua realização. Todos os candidatos que chegarem até o horário previsto para início do processo seletivo, assinarão uma lista de acesso à sala de provas.

6.2.4 O candidato que chegar após o horário previsto para a realização da Prova de Desempenho não terá acesso à sala de provas e será eliminado do processo seletivo.

6.2.5 Ao se apresentar para a Prova de Desempenho, no local e horário estabelecido, o candidato também deverá entregar à Banca Examinadora em envelope pardo médio, uma via do Currículo Vittae, diplomas, certificados e demais documentos elegíveis para prova de títulos conforme anexo IV deste edital, com suas correspondentes cópias para verificação de autenticidade.

6.2.6 Também será solicitado aos candidatos o envio prévio da documentação citada no item anterior de forma eletrônica via e-mail, devendo os documentos estarem de forma legível e de acordo com o formato pdf (Portable Document Format).

6.2.7 A Prova de Desempenho será definida pela ordem alfabética dos candidatos.

6.2.8 A Prova de Desempenho terá duração de até 30 (trinta) minutos para cada candidato, dividida da seguinte forma:

6.2.8.1 nos primeiros 5 (cinco) minutos da prova o candidato utilizará a Língua Brasileira de Sinais para realizar uma apresentação pessoal, na qual ele deverá se identificar, falar sobre sua formação acadêmica, sobre sua atuação junto à comunidade de surdos e sobre suas perspectivas de atuação profissional;

6.2.8.2 no segundo momento, o candidato assistirá a um vídeo gravado em Língua Brasileira de Sinais, em seguida ele assistirá novamente ao mesmo vídeo e, então, fará a interpretação simultânea em Língua Portuguesa;

6.2.8.3 no terceiro momento, o candidato ouvirá o áudio de um texto gravado em Língua Portuguesa, em seguida ele ouvirá novamente ao mesmo áudio e, então, fará a interpretação simultânea para a Língua Brasileira de Sinais.

6.2.9 Os critérios avaliativos e pontuações a serem considerados pela Banca na Prova de Desempenho, estão descritos no Anexo II.

6.2.10 Cada avaliador atribuirá à Prova de Desempenho do candidato, nota até o limite de 10,00 (dez) pontos, considerando os critérios estabelecidos.

6.2.11 A Nota final da Prova de Desempenho será o resultado obtido pela média aritmética simples das três notas atribuídas pelos membros da banca examinadora, numa escala entre 0,00 (zero) a 10,00 (dez), sendo considerado desclassificado, ou seja, impedido de participar das etapas seguintes o candidato que obtiver média inferior a 6,00 (seis).

6.2.12 Na Prova de Desempenho serão considerados os critérios constantes no anexo II deste

edital.

6.2.13 Serão considerados para a convocação para a entrevista, os telefones e endereços eletrônicos informados pelo candidato no Formulário de Inscrição.

6.2.14 As Provas de Desempenho serão filmadas para fins de avaliação da Banca, conforme o item XVII, do Art. 42 do Decreto nº 9739/19, configurando a inscrição no processo seletivo como autorização do candidato para uso de sua imagem com esta finalidade.

6.2.15 Não serão disponibilizadas para os candidatos, reproduções (cópias) das filmagens para os candidatos.

6.2.16 Os candidatos selecionados na Prova de Desempenho serão convocados para a entrevista, a ser realizada conforme o cronograma constante no Anexo I.

6.3 PROVA DE TÍTULOS

6.3.1 Os títulos serão classificados em:

I-Acadêmicos;

II-Formação específica;

III- Formação complementar;

IV-Profissionais.

6.3.2 Os títulos apresentados pelos candidatos serão avaliados pela Banca Examinadora de acordo com os critérios fixados na Tabela constante no Anexo IV, atribuindo-lhe nota numa escala de 0,00 (zero) até 10,00 (dez).

6.4 ENTREVISTA

6.4.1 A entrevista será realizada em Líbras e não poderá exceder o tempo máximo de 20 (vinte)

minutos.

6.4.1.1 Não será facultado ao candidato responder às perguntas em Língua Portuguesa ou

qualquer outro idioma, considerando a especificidade no domínio da Líbras para cargo, objeto do processo seletivo.

6.4.2 Cada um dos avaliadores poderá arguir o candidato com até 2 (duas) perguntas de caráter profissional.

6.4.2.1 Cada avaliador atribuirá valor à entrevista do candidato até o limite da nota 10,00.

6.4.3 A Nota final da Entrevista será o resultado obtido pela média aritmética simples das três notas atribuídas pelos membros da banca examinadora, numa escala entre 0,00 (zero) a 10,00 (dez).

6.4.4 Os critérios para avaliação da Entrevista estão contidos no Anexo III.

7 DAS CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS

7.1 Todas as provas serão realizadas na cidade de Barreiras-BA em local e horário a serem definidos e, posteriormente, divulgados no site http://concursos.ufob.edu.br.

7.2 Em atenção as recomendações dos órgãos de saúde o candidato deverá comparecer ao local de prova com o uso de máscara de proteção.

7.3 É de exclusiva responsabilidade do candidato a observância do horário e o comparecimento ao local de realização das provas.

7.4 Antes do início das provas, todos os candidatos serão devidamente identificados.

7.5 À UFOB reserva-se o direito de alterar o horário de início, a data e o local de realização das provas, em casos fortuitos ou por motivo de força maior.

7.6 O acesso ao local de realização das provas será permitido mediante a apresentação do documento original de identificação com foto.

7.7 O documento original de identificação com foto deverá estar em perfeitas condições, de forma a permitir, com clareza, a identificação do candidato.

7.8 No caso de perda do Documento original de identificação com foto, o candidato poderá realizar as provas desde que apresente Boletim de Ocorrência (BO) expedido no máximo há 30 (trinta) dias da perda do documento.

7.9 O candidato que não apresentar o Documento original de identificação com foto ou o Boletim de Ocorrência da perda do Documento será impedido de ter acesso ao local de realização das provas.

7.10 Durante a realização das provas, não serão fornecidas, por qualquer membro da Comissão de Seleção, informações referentes às questões, a recursos e/ou aos critérios de avaliação e classificação.

7.11 Durante a realização das provas será adotado o procedimento de identificação civil dos candidatos, mediante verificação do documento original de identificação com foto, coleta da assinatura. O candidato que se negar a ser identificado será automaticamente eliminado do Concurso.

7.12 O candidato terá todas as suas provas anuladas e será automaticamente eliminado do concurso, sem prejuízo de outras medidas cabíveis se:

a. apresentar-se após o horário previsto;

b. não realizar as provas, independentemente do motivo.

c. utilizar ou tentar utilizar meios fraudulentos ou ilegais em benefício próprio ou de terceiros;

d. atentar contra a disciplina ou desacatar os servidores investidos de autoridade para coordenar, supervisionar, orientar, aplicar ou fiscalizar o processo seletivo, ou perturbar de qualquer modo a ordem dos trabalhos;

e. praticar demais atos que contrariem as normas do Edital e normas complementares.

8 DA PONTUAÇÃO FINAL, CLASSIFICAÇÃO NO PROCESSO SELETIVO E RESULTADO FINAL

8.1. A pontuação final de cada candidato será o resultado da média ponderada entre as notas da Prova de Desempenho, Entrevista e Prova de títulos.

Para fins de contagem da pontuação final, será obedecida a seguinte regra:

8.1.1 Nota 1 (N1) - Prova de Desempenho com peso 6 (seis);

8.1.2 Nota 2 (N2) - Entrevista com peso 2 (dois);

8.1.3 Nota 3 (N3) - Prova de títulos com peso 2 (dois).

8.2 O cálculo da Nota Final (NF) será dado pela expressão: NF = (N1x0,6) + (N2x0,2) + (N3x0,2).

8.3 Serão eliminados do concurso os candidatos que obtiverem pontuação inferior a 50% (cinquenta por cento) do valor previsto para Prova de Desempenho (N1).

8.4 Os candidatos não eliminados serão classificados em ordem decrescente do total de pontos obtidos até o limite de 05 (cinco) classificados de acordo com o Decreto nº 9.739/2019, observando-se, ainda, os critérios de desempate constantes do item 8.7 deste Edital.

8.5 De acordo com o Anexo II do Decreto nº 9.739/2019, serão considerados APROVADOS e serão homologados os candidatos classificados até o número máximo de 05 (cinco) candidatos.

8.6 Nenhum dos candidatos empatados na última classificação de aprovados, na forma do item 8.2, será considerado reprovado nos termos do § 3º, do art. 39, do Decreto nº. 9.739/2019.

8.7. Em caso de empate na pontuação final do concurso, os critérios de desempate obedecerão à seguinte ordem:

a. candidato com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, completados até o último dia de inscrição no concurso, conforme disposto no parágrafo único do artigo 27 do Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741, de 01/10/2003);

b. maior nota na Prova de Desempenho;

c. maior nota na Prova de Títulos;

d. maior nota na entrevista;

e. mais tempo de experiência profissional como Tradutor e Intérprete de Líbras ou guia-intérprete;

f. maior titulação acadêmica;