Página 9934 da Suplemento - Seção III do Diário de Justiça do Estado de Goiás (DJGO) de 25 de Outubro de 2021

Diário de Justiça do Estado de Goiás
mês passado
Por que esse conteúdo está aqui?
O Jusbrasil não cria, edita ou altera o conteúdo exibido. Replicamos somente informações que foram veiculadas pelos órgãos oficiais.Toda informação aqui divulgada é pública e pode ser encontrada, também, nos sites que publicam originalmente esses diários.

A prescrição virtual possui fundamento no disposto na legislação ao que se refere à prescrição retroativa, que tem fulcro legal na remissão do art. 109, c/c § 1º do art. 110, todos do Código Penal, mas vale-se da pena em perspectiva, ou seja, aquela que seria aplicada na sentença futura em caso de condenação e considerando todas as circunstâncias judiciais que circundam o caso, contando, por fim, seu prazo para o passado, e sujeitando-se às causas de interrupção previstas no art. 117, I a IV, do Código Penal.

No caso em apreço, o transcurso do lapso temporal de mais de 07 (sete) anos entre a data dos fatos (janeiro/julho de 2013) até a presente data fará incidir a prescrição retroativa, de modo que o reconhecimento da prescrição de forma antecipada é medida que se impõe.

Ressalte-se que, aos poucos, a doutrina e a jurisprudência vêm admitindo a prescrição virtual como forma de evitar o prosseguimento de ações penais fadadas ao insucesso. O Tribunal Regional Federal da 1ª Região decidiu que: "(…) A prescrição virtual evita um processo inútil, um trabalho para nada, para chegar-se a um provimento jurisdicional de que nada vale, que de nada servirá. Desse modo, há de reconhecer-se a ausência do interesse de agir", (IBCCRIM n.º 148).

Ante o exposto, com fulcro no art. 107, inc. IV c/c art. 109, inc. II, ambos do Código Penal, e por tudo que dos autos consta, acolho o parecer ministerial e JULGO EXTINTO O PROCESSO, em face da ocorrência de prescrição, ao passo que declaro extinta a punibilidade de Clayton Alves da Silva e Valtenes dos Santos Oliveira.

Transitado em julgado, arquivem-se, observadas as cautelas legais.

Publique-se. Registre-se. Intime-se.

Goiatuba/GO, data da assinatura.

PAULO ROBERTO PALUDO

JUIZ DE DIREITO

(assinado eletronicamente)