Página 73 da Seção 3 do Diário Oficial da União (DOU) de 29 de Novembro de 2021

Diário Oficial da União
há 2 meses
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. b) Atividade profissional na área específica.
limite de
serão fracionados). 

- 01 ponto por ano de atuação até o
20 pontos.(Os pontos não 

. c) Desenvolvimento de projeto de pesquisa
01 ponto até o limite de 

- para cada pesquisa será contado
05 pontos. 

. d) Publicações na área relacionada com a matéria do processo seletivo
05 

- para cada publicação será contado 01 ponto - até o limite de
pontos. 

. Total 

100 

* Os títulos referentes à letra a, b e c do item 1 não são cumulativos, sendo considerado apenas o título que garantir maior pontuação para o candidato.

11.4 Da Prova de Desempenho Didático com Arguição - Etapa Não Presencial

11.4.1 A Prova de desempenho didático com arguição será realizada nas datas previstas no Anexo I deste Edital, com base no ponto sorteado pela comissão, a partir do conteúdo programático da área objeto da sua inscrição (Anexo VI).

11.4.2 O sorteio do ponto ocorrerá com antecedência de 24 (vinte e quatro) horas da prova de desempenho didático, através da plataforma Google Meet pela comissão do concurso do Campus Petrolina Zona Rural (Anexo VI).

11.4.2.1 Para o sorteio, será utilizado o programa disponível no website: https://www.sorteios.org/, com numeração de 1 a 10, sendo que cada número corresponde a um ponto do concurso conforme sua área (ver Anexo VI), onde o número sorteado será o ponto do candidato. Na impossibilidade técnica (ou de qualquer outra natureza) da realização do sorteio de ponto via website https://www.sorteios.org/, será realizado o sorteio físico, desde que a sessão do sorteio seja gravada.

11.4.2.2 O número do ponto sorteado valerá para todos os candidatos que tiverem provas realizadas no mesmo horário no Campus especificado.

11.4.2.3 A relação com os links para acesso ao sorteio dos pontos, bem como os dias e horários da realização de cada candidato serão divulgados até um dia antes da data marcada para realização do primeiro sorteio, conforme cronograma Anexo I deste edital.

11.4.2.4 O candidato deverá entrar no link do sorteio do ponto, com antecedência mínima de 10 (dez) minutos do horário previsto para sua realização, sendo identificado pelo membro da comissão responsável pelo sorteio que fará o registro de sua participação. A não participação do candidato ao sorteio implicará sua desclassificação do certame.

11.4.2.5 A realização do sorteio de forma virtual será gravada para fins de registro.

11.4.3 Na prova de desempenho didático com arguição o candidato terá que elaborar uma aula sobre o ponto sorteado, conforme consta no Anexo VI do edital, de acordo com o conteúdo de conhecimento específico da área na qual concorre o candidato e destina-se a avaliar os conhecimentos pedagógicos relacionados ao exercício da docência e o desempenho didático do candidato. Esta aula poderá ter duração de 30 minutos, no máximo. O controle da duração da aula será de responsabilidade do candidato, podendo haver interferência da banca, caso este tempo seja extrapolado.

11.4.4 Será realizada posterior arguição da banca com duração de 20 minutos no máximo sobre a aula apresentada e temas diversos relacionados às disciplinas que serão ministradas.

11.4.5 O endereço eletrônico, link da sala do Google Meet, com a data e o horário da prova de desempenho didático com arguição será encaminhado para o e-mail de cada candidato classificado na etapa de avaliação curricular, conforme prazo estabelecido no cronograma. A ordem para a realização da prova de desempenho didático dar-se-á em ordem alfabética, de acordo com a relação dos candidatos classificados na etapa de avaliação curricular, publicada anteriormente no sítio eletrônico do IFSertãoPE: https://www.ifsertaope.edu.br

11.4.6 Os candidatos deverão acessar o link, que será encaminhado por e-mail, na data e horário estabelecidos previamente. Em caso de não comparecimento virtual na prova de desempenho didático, o candidato será eliminado do processo seletivo. O candidato não poderá se utilizar de outro horário do que o já estabelecido previamente.

11.4.7 Os candidatos terão uma tolerância de 10 minutos para acessar o link, que será encaminhado por e-mail, na data e horário estabelecidos previamente. Caso durante a realização da prova didática cair a conexão a banca examinadora concederá uma tolerância de 10 minutos.

11.4.8 O candidato poderá utilizar os recursos que achar necessário, desde que compatíveis com a plataforma Google Meet, para apresentação da prova de desempenho didático com arguição.

11.4.9 A prova de desempenho didático com arguição será gravada exclusivamente pela banca examinadora do candidato, para efeito de registro e avaliação de recurso.

11.4.10 O IFSertãoPE não se responsabiliza por questões de ordem tecnológica, por parte do candidato, que impeçam ou prejudiquem a prova de desempenho didático com arguição.

11.5 Dos Critérios da Avaliação da Prova de Desempenho Didático

11.5.1 A avaliação da prova de desempenho didático se dará pelos conhecimentos pedagógicos relacionados ao exercício da docência e o desempenho didático do candidato. Introdução; Conhecimentos/saberes; Procedimentos metodológicos; Recursos Didáticos; Síntese; Avaliação do conteúdo; Abordagem específica sobre a contribuição dos conhecimentos/saberes para a formação do profissional.

11.5.2 A avaliação da prova de desempenho didático seguirá os critérios apresentados na tabela a seguir:




. Critérios 

Pontuação Máxima 

. Introdução 

05 

. Conhecimentos/saberes 

35 

. Procedimentos metodológicos 

30 

. Recursos didáticos 

10 

. Síntese 

05 

. Avaliação do conteúdo 

05 

. Abordagem específica sobre a contribuição dos conhecimentos/saberes para a formação do profissional. 

10 

. Total 

100 

11.5.3 A prova de desempenho didático receberá uma pontuação de 0 (zero) a 100 (cem).

11.5.4 Serão considerados classificados na prova de desempenho didático os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 70,00 pontos (sessenta).

11.6 Da Classificação e do Resultado Final

11.6.1 Os candidatos de todas as áreas serão classificados de acordo com a ordem decrescente da soma dos pontos obtidos na Prova de Desempenho Didático e na Avaliação Curricular.

11.6.2 O candidato que ficar classificado dentro do número de vagas ofertadas à Área será considerado Aprovado.

11.6.4 O candidato que ficar classificado, fora do número de vagas ofertadas à Área será considerado Classificado.

11.6.5 O candidato que obtiver nota inferior a sessenta na prova de desempenho didático com arguição, será considerado Não Classificado.

11.6.6 O candidato que não se manifestar para a realização de alguma das etapas do processo seletivo ou não atender aos requisitos dispostos neste edital será considerado Eliminado e não constará na listagem do resultado do processo seletivo.

11.6.7 Em caso de empate na pontuação final serão utilizados os seguintes critérios para desempate:

a) Idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, dando-se preferência ao de idade mais elevada;

b) Maior nota na Prova de Desempenho Didático;

c) Obtiver maior número de pontos na Avaliação Curricular;

d) Possuir maior titulação;

e) Possuir mais tempo de experiência no magistério;

f) Possuir mais tempo de serviço na área objeto do concurso.

11.6.8 O link para verificação dos resultados antes e depois dos recursos estará disponível: https://www.ifsertao-pe.edu.br

11.7 Da Interposição de Recursos

11.7.1. A interposição de recursos para as Provas de Desempenho Didático e Avaliação Curricular será realizada via endereço eletrônico (garantido o argumento e o contraargumento), o mesmo utilizado para a inscrição, durante período estabelecido no cronograma, Anexo I deste edital. Os resultados dos recursos (DEFERIDO/INDEFERIDO) serão divulgados no endereço eletrônico https://www.ifsertao-pe.edu.br, Sendo disponibilizado o resultado na íntegra para o candidato que interpôs recurso, através do endereço eletrônico informado no ato da inscrição.

12 DAS EXIGÊNCIAS PARA A CONTRATAÇÃO

12.1 A contratação será efetivada mediante a apresentação de cópia legível e original dos seguintes documentos:

Certidão de nascimento/casamento, RG, CPF;

Título de eleitor e declaração de quitação com o TRE;

Certificado de reservista (se for do sexo masculino);

Diploma de Conclusão de Curso Superior exigido;

Certidão Federal e Estadual de Antecedentes Criminais (original);

1 foto 3x4 atual;

Comprovante de residência atualizado;

Número do PIS/PASEP;

Atestado de aptidão física e mental para o exercício das atividades exigidas pelo cargo (original).

12.2 A modalidade de contratação é a locação de serviços, sem vínculo empregatício com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano nos termos da Lei nº 8.745/93 e posteriores alterações.

12.3 O contrato firmado entre a Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano e o Professor Substituto terá vigência de 02 (dois) meses, e até 01 (um) ano, conforme especificado no Anexo III, podendo ser prorrogado por igual período, conforme legislação vigente e a critério da Instituição.

12.4 A remuneração do pessoal contratado nos termos deste Edital será fixada levando-se em consideração o art. , inciso I, da Lei nº 8.745/93, Anexo II e respectiva formação do contratado, exigida no Anexo III, deste Edital.

12.5 A convocação dos candidatos selecionados será feita após a publicação da Homologação do Resultado Final no Diário Oficial da União pela Reitora, conforme necessidade da Instituição.

12.6 Será permitida a contratação de servidores da Administração Direta ou Indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, bem como de empregados e servidores de suas subsidiárias e suas controladas, desde que não ocupe cargo efetivo da Carreira de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico das Instituições Federais de Ensino, e condicionada à formal comprovação de compatibilidade de horários.

13. DISPOSIÇÕES GERAIS

13.1 Não será fornecida declaração, certidão ou qualquer outro documento de comprovação de aprovação no processo seletivo, servindo para este fim a publicação do Edital de Homologação no Diário Oficial da União.